WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Internacional
Ano 3 - N° 134 - 22 de Novembro de 2009

NUNO EMANUEL
emmanunno@gmail.com
Lisboa (Portugal)

 

Foi um sucesso a quarta edição das Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade 

Mais de mil congressistas, metade não-espíritas, esgotaram a lotação do auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, em que o evento se realizou
 

Em pleno centro acadêmico na cidade universitária de Lisboa, realizou-se a 4ª edição das Jornadas Portuguesas de Medicina e Espiritualidade. Nos dias 14 e 15 de novembro, médicos portugueses e brasileiros estiveram juntos para, em diversas conferências e painéis, apresentar os desenvolvimentos do tema central “A Espiritualidade em Ação: Novos Rumos para a Saúde”. O evento contou com a adesão recorde de participantes – 1.014 congressistas (1) – que esgotou o auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (fotos).

No sábado dia 14, a cerimônia de abertura começou com as palavras de boas-vindas da Dra. Marlene Nobre (presidente da Associação Médico-Espírita Internacional) que foram também de gratidão e contentamento por estar na “terra-Mãe”. Anunciou que especialistas de diferentes áreas médicas iriam falar sobre a aplicação prática da Espiritualidade em várias afecções: no Transtorno Afetivo Bipolar; na Epilepsia e no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, na Toxicodependência – drogas, álcool e tabaco; na Diabetes; no Cancro; na Infertilidade. Iriam também ser focados os Aspectos Bioéticos da Reprodução Assistida, dos Transplantes e das práticas delituosas do Aborto e da Eutanásia. Como objetivo “ser reforçados os argumentos sobre, por um lado, a importância de humanizar a Medicina e por outro, sobre a nossa profunda convicção quanto ao valor que têm a Fé e as virtudes, para a manutenção da Saúde.”

O momento cultural contou com a participação da Tuna Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa, do Foco Musical e do Quinteto de Cordas. (2)

A prece de abertura foi proferida por Dr. Roberto Lúcio Souza e dirigida a Maria, Mãe de Jesus.

As repercussões espirituais das drogas e outros assuntos foram examinados na parte da manhã

Os trabalhos da parte da manhã tiveram como moderador Hassan Fahrrat, membro da AME Portugal. A Dra. Marlene Nobre abordou o tema “Das Mitocôndrias à Luz Coagulada - Inspirações da Espiritualidade à Ciência”. “Integrando Espiritualidade na Psiquiatria do séc. XXI“ foi o tema abordado pelo Dr. Sérgio Lopes. O Dr. Roberto Lúcio Souza respondeu à questão “O Transtorno Afetivo Bipolar está ligado a influências espirituais?”.

Após o almoço e com a moderação de Hassan Fahrrat, o Dr. César Geremia fez a “Abordagem Espírita Epilepsia e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade” e o Dr. Jorge Cecílio Daher Jr. falou sobre o “Tratamento Medicamentoso e Espiritual das Doenças”.

A Dra. Paula Costa e Silva (presidente da AME Norte) moderou o painel sob o tema Dependência Química e Espiritualidade com as conferências: “Por que é que as pessoas usam drogas?” por Dr. Sérgio Lopes; “As repercussões perispirituais das drogas” por Dr. Roberto Lúcio Souza; “Tabagismo: Dependência, Consequências Espirituais e Prevenção” por Dr. Carlos Roberto de Souza.

As últimas palestras do dia: “O Perdão que Cura e o que Dizem as Doenças” pelo Dr. Torcato Santos e “A Fé no Processo da Cura” pelo Dr. Francisco Ganhão.

Encerrando o primeiro dia de trabalhos, a Dra. Paula Costa e Silva proferiu a prece final.

Domingo dia 15 abriu-se com a prece do Dr. Décio Iandoli Jr. Com a moderação do Dr. Francisco Ganhão, as conferências matinais abordaram várias doenças do ponto de vista da Espiritualidade. O Dr. César Geremia falou de “Carma: construindo o destino”. A Dra. Paula Costa e Silva abordou “O Cancro sob o prisma espiritual: etiologia complexa”. O Dr. Jorge Daher Jr. falou da “Diabetes na perspectiva Médico-Espírita”. A Dra. Paula Costa e Silva destacou “O Papel dos Cuidados Paliativos: da Doença Terminal à Desencarnação”. “Emoções e Saúde” foi o tema do Dr. João Jacinto.

No final dos trabalhos, formou-se uma Mesa Redonda com todos os oradores

Da parte da tarde, a mesa de trabalhos foi moderada pela Dra. Paula Costa e Silva. Apresentou-se então o painel Em defesa da Vida com as conferências do Dr. Décio Iandoli Jr. sobre a “Infertilidade e Reprodução Assistida sob a óptica Espírita” e da Dra. Marlene Nobre que falou sobre as “Consequências físicas, psicológicas e espirituais do Aborto”.
 

Abertura do evento

Público presente

Dr. Décio numa de suas palestras

Dra. Marlene Nobre

Dra. Maria de Paula

Dra. Isabel Miles

Grupo de palestrantes

Dr. César Geremia distribuindo rosas

Dr. Francisco Ganhão

Início da distribuição de rosas

Livraria do evento

Mocidade do GEB

No painel de Questões Bioéticas: no limiar de uma nova vida, o Dr. Carlos Roberto de Souza falou dos “Aspectos Espirituais dos Transplantes” e o Dr. Décio Iandoli Jr. respondeu à pergunta “O que diz a EQM sobre a Eutanásia?”.

Seguiu-se a conferência “O Papel da Espiritualidade no Envelhecimento” da oradora convidada Dra. Isabel Hoffmann Miles, formada em Matemática e Presidente da Direção Ibérica da Academia Mundial da Medicina Anti-Envelhecimento.

No painel Ser Médico, Ser Humano, o Dr. Décio Iandoli Jr. refletiu sobre “O médico ao pé da pessoa que chora”, citando André Luiz: “Ah, se os médicos orassem!...”. A Dra. Marlene Nobre relembrou "A mensagem do Dr. Bezerra de Menezes aos colegas das AMEs”, afirmando que o médico tem um diploma dado por Jesus. Falou da união das 52 AMEs no Brasil, aliadas à Ciência mas “principalmente tirando a ilação religiosa”. Citou Bezerra: “Se vamos propor um novo paradigma de vivência, é para vivê-lo”. Concluiu dizendo que “trouxe esta mensagem do Brasil porque sinto que Portugal está junto conosco”.

No final da ordem de trabalhos, formou-se uma Mesa Redonda com todos os oradores, que responderam a questões do público presente por eles selecionadas

A Cerimônia de Encerramento teve a participação cultural dos grupos Foco Musical e Quinteto de Cordas.

A próxima edição das Jornadas ficou programada
para maio de 2010

Seguiu-se a leitura das mensagens mediúnicas recebidas durante o evento pelo médium Dr. Roberto Lúcio Souza: a primeira, assinada pelo espírito Batuíra, que sublinhou os vínculos profundos do “nosso grupo com a casa-Mãe”, assumindo-se como “um Espírito devedor, trabalhador da equipa do Dr. Bezerra e da seara do Cristo”; a segunda, por Bezerra de Menezes, que falou do “ideal que se irradia do coração de Jesus”, das “varas do feixe da AME Brasil para o continente europeu” e, dirigindo-se aos médicos das associações, estimulou-os a humanizar os profissionais dessa área, aconselhando-os a: “não se perturbem com a vaidade e o orgulho”, “especialmente dos que não concordam e criticam”; “não se preocupem com os números de tocados”, valendo a pena “um único transformado”; “terão sempre o amparo dos planos maiores”. A terceira foi um poema assinado por um Espírito “Amigo”.

As palavras de despedida foram de Marta Rosa (dirigente do GE Batuíra) apresentadora do evento, que anunciou o novo encontro marcado para o mesmo local, que será nos dias 29 e 30 de maio de 2010.

A prece de encerramento foi proferida de forma sentida e emocionada por Marlene Nobre. No final, a habitual homenagem à Rainha Santa Isabel (Isabel de Aragão) e a Chico Xavier, com a distribuição de rosas pela Dra. Marlene Nobre a todos os participantes num momento bonito de confraternização. Uma chuva de rosas coloridas ao som da noite chuvosa de Lisboa.

 

Notas:

(1) O número de participantes não foi maior porque, com a lotação esgotada, não foram aceitas novas inscrições. Dentre os participantes a maioria era de portugueses, havendo também muitos brasileiros, alguns espanhóis e um inglês. Mais de metade não eram espíritas. No tocante às profissões, participaram sobretudo médicos, psicólogos, enfermeiros e profissionais de medicinas complementares.

(2) Estiveram presentes representantes da Federação Espírita Portuguesa – Vítor Féria e Isabel Saraiva –  e das Uniões Regionais do Porto, Lisboa e zona centro.

(3) Órgãos de comunicação social se fizeram presentes. A TVI (TV privada) no dia 14 no seu canal de notícias TVI24 entrevistou a Dra. Maria Paula Costa, presidente da AME Norte. A TVI no dia 11 entrevistou no programa “As tardes da Júlia” a Dra. Marlene Nobre durante cerca de 25 minutos.

(4)  Na livraria montada no local, sob a responsabilidade de Verdade e Luz – Editora e Distribuidora Espírita, associada ao Grupo Espírita Batuíra, centro espírita que dinamizou a organização do evento, os livros mais vendidos foram O Livro dos Espíritos, O Evangelho segundo o Espiritismo, livros da Série André Luiz, sobretudo os citados nas palestras, e livros dos médicos brasileiros presentes, sobretudo Dra. Marlene Nobre e Dr. Décio Iandoli Jr.





 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita