WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Crônicas e Artigos
Ano 3 - N° 134 - 22 de Novembro de 2009

GERSON SIMÕES MONTEIRO 
gerson@radioriodejaneiro.am.br
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)
 


"Tende bom ânimo, eu
venci o mundo"

 
A mensagem de Jesus mais confortadora, no meu modo de entender, é quando Ele se dirige aos seus discípulos dizendo: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João, 16:33).

Estas palavras servem de verdadeira injeção de confiança para quem está sentindo desânimo ou perda do prazer na vida, em razão da morte de um ente querido, da separação conjugal, da perda de emprego ou de quaisquer outros tipos de perda. 

Na verdade, quem não sofre neste mundo, quem não passa por momentos difíceis na vida? Porém, para vencermos essas tribulações que nos levam a um estado depressivo, é preciso, segundo o Cristo, mantermos o bom ânimo.

E a primeira coisa a fazermos é orar a Deus com toda fé e sinceridade, pedindo forças e coragem para prosseguir vivendo com entusiasmo e esperança no futuro, pois o Pai Celestial nunca está pobre de misericórdia. 

No livro de nossa autoria Entusiasmo para Viver e Ser Mais Feliz, disponível na Livraria do CEERJ (2224-1244), apresento uma “receita para a felicidade”, além de uma série de sugestões para qualquer pessoa sair da “fossa” e despertar para a vida.

Uma delas é aceitar resignadamente tudo quanto Deus nos dá para o nosso progresso espiritual, desde o corpo físico enfermo, uma família de convivência difícil, e tantas outras dificuldades. Isso não significa que devemos nos acomodar, mas sim trabalhar sempre para melhorar e progredir, mantendo resignação e fé, sem reclamar jamais. 

Outra sugestão para sermos felizes, é claro, em termos relativos, é aceitar as pessoas do nosso convívio como são, como vivem, sem exigir que elas se modifiquem à força de nossa vontade e querer, pois cada pessoa tem a sua própria individualidade.

O fato é que cada uma delas tem seu modo de ser, sua crença religiosa e seu próprio comportamento, diferente do nosso. Há muita gente infeliz, por não entender que cada criatura está situada num degrau evolutivo.

Enfim, recordemos mais uma vez a mensagem apresentada por Jesus no início deste texto: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

     


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita