Um confrade de Feira de
Santana (BA) pergunta-nos
qual a diferença entre
Espírito e perispírito.
O Espiritismo ensina-nos que
a
alma é um Espírito
encarnado, sendo o corpo
tão-somente o seu
envoltório. Há, assim, no
homem três coisas: o corpo
ou ser material análogo aos
animais e animado pelo mesmo
princípio vital; a alma ou
ser imaterial, Espírito
encarnado no corpo; e o laço
que prende a alma ao corpo,
princípio intermediário
entre a matéria e o
Espírito, a que Kardec deu o
nome de perispírito.
O homem é dotado, pois, de
duas naturezas: pelo corpo,
participa da natureza dos
animais, cujos instintos lhe
são comuns; pela alma,
participa da natureza dos
Espíritos. O laço ou
perispírito, que prende ao
corpo o Espírito, é uma
espécie de envoltório
semimaterial. A morte é a
destruição do invólucro mais
grosseiro. O Espírito
conserva o segundo, que lhe
constitui um corpo etéreo,
invisível para nós no estado
normal mas que pode
tornar-se acidentalmente
visível e mesmo tangível,
como sucede no fenômeno das
aparições.
As primeiras informações
sobre os Espíritos podem ser
vistas nas questões 76 a 78
d´O Livro dos Espíritos,
adiante reproduzidas:
76. Que definição se pode
dar dos Espíritos? “Pode
dizer-se que os Espíritos
são os seres inteligentes da
criação. Povoam o Universo,
fora do mundo material.”
77. Os Espíritos são seres
distintos da Divindade, ou
serão simples emanações ou
porções desta e, por isto,
denominados filhos de Deus?
“Meu Deus! São obra de Deus,
exatamente qual a máquina o
é do homem que a fabrica. A
máquina é obra do homem, não
é o próprio homem. Sabes
que, quando faz alguma coisa
bela, útil, o homem lhe
chama sua filha, criação
sua. Pois bem! O mesmo se dá
com relação a Deus: somos
seus filhos, pois que somos
obra sua.”
78. Os Espíritos tiveram
princípio, ou existem, como
Deus, de toda a eternidade?
“Se não tivessem tido
princípio, seriam iguais a
Deus, quando, ao invés, são
criação sua e se acham
submetidos à sua vontade.”
Com relação ao vocábulo
perispírito, o tema apareceu
pela primeira vez nas
questões 93 a 95 da mesma
obra, que adiante
transcrevemos:
93. O Espírito, propriamente
dito, nenhuma cobertura tem,
ou, como pretendem alguns,
está sempre envolto numa
substância qualquer?
“Envolve-o uma substância,
vaporosa para os teus olhos,
mas ainda bastante grosseira
para nós; assaz vaporosa,
entretanto, para poder
elevar-se na atmosfera e
transportar-se aonde
queira.”
94. De onde tira o Espírito
o seu invólucro
semimaterial? “Do fluido
universal de cada globo,
razão por que não é idêntico
em todos os mundos. Passando
de um mundo a outro, o
Espírito muda de envoltório,
como mudais de roupa.”
a) Assim, quando os
Espíritos que habitam mundos
superiores vêm ao nosso
meio, tomam um perispírito
mais grosseiro? “É
necessário que se revistam
da vossa matéria, já o
dissemos.”
95. O invólucro semimaterial
do Espírito tem formas
determinadas e pode ser
perceptível? “Tem a forma
que o Espírito queira. É
assim que este vos aparece
algumas vezes, quer em
sonho, quer no estado de
vigília, e que pode tomar
forma visível, mesmo
palpável.”
Sobre o perispírito seria
interessante consultar um
dos textos publicados na
edição 90 desta revista, o
qual pode ser lido
clicando-se neste link:
http://www.oconsolador.com.br/ano2/90/esde.html.
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