De: Maria Lúcia (Toronto, Canadá)
Domingo, 14 de fevereiro de 2010 às 23:41:46
Boa noite a todos. Eu gostaria primeiro de cumprimentá-los pelo trabalho de vocês na divulgação do Espiritismo. Que Jesus continue iluminando e inspirando todos vocês.
Estou acompanhando o estudo sistematizado do Espiritismo em inglês e a edição n. 144 não está abrindo. Gostaria se possível que vocês verificassem isto.
Muito obrigada, um abraço fraterno.
Maria Lúcia
Resposta do Editor:
Agradecemos à leitora, porque o problema realmente existia, mas foi sanado de imediato, conforme os leitores podem verificar. |
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De: Rafaela Sena Ferreira (Salvador, BA)
Domingo, 14 de fevereiro de 2010 às 15:54:32
Estou com algumas dúvidas sobre a mediunidade. Preciso de referência de uma casa espírita mais próxima. Onde fica a Federação Baiana, telefone?
Rafaela
Resposta do Editor:
O site da Federação Espírita da Bahia é http://www.feeb.com.br. O interessado pode encontrar também endereços de instituições espíritas na Bahia acessando o site http://www.enderecocasaespirita.org.br/. Se necessário, sugerimos à leitora recorrer ao nosso Correspondente em Salvador, confrade Adilton Pugliese, e-mail santospugliese@hotmail.com. |
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De: Nubor Orlando Facure (Campinas, SP)
Sábado, 13 de fevereiro de 2010 às 19:34:10
O Consolador está magnificamente bem produzido.
Merece continuar nessa linha de impecável orientação espírita, ou melhor, de verdadeira orientação espírita.
Parabéns!
Nubor Facure |
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De: Luiz Cláudio da Silva (Santo André, SP)
Sábado, 13 de fevereiro de 2010 às 15:59:39
O Evangelho no Lar e no Coração.
Uma Campanha mais que envolvente,
Participe divulgando, incentivando e orientando a sua implantação.
Luiz Cláudio |
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De: Villiam M. (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 às 23:50:08
Assunto: Especial 144 - O sexo e a homossexualidade
Esta foi a escrita mais inteligentemente homofóbica que já li! Construir qualquer comentário a mais seria de minha parte perda de tempo...
Meu Deus, o que foi isso?
Villiam |
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De: Luciene Silva Costa (Salvador, BA)
Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 às 22:33:15
Os mortos que os espíritas vêem são satanás e os anjos dele personificados em mortos, com a mesma "aparência física" que o finado possuía quando era vivo, a mesma voz e também o mesmo jeito de falar. Mas os mortos não vêem e não ouvem. Estão descansando aguardando a ressurreição.
Luciene
Resposta do Editor:
Mensagens rigorosamente idênticas a esta, enviadas de um mesmo computador – IP: 187.89.230.178 – na mesma data e na mesma hora, com diferença de segundos entre uma mensagem e outra, chegaram à redação da revista, assinadas por nomes diversos: Luciene Silva Costa, Lucas Alves Viana, Jorge Costa Silva, Carlos Alberto de Souza, Maria da Penha Soares Coutinho, Renata Silveira Costa, Geraldo Manhoes, Humberto Costa Silva, Fabrício Mendes Carvalho e Lucila Almeida Souza.
O autor das mensagens enviadas ignora, evidentemente, as pesquisas já publicadas em vários lugares do mundo acerca da comunicação entre nós e os chamados mortos, assunto que, por sinal, foi objeto do Especial da edição 145, publicada dois dias depois, ou seja, no dia 14 de fevereiro, que ele e seus supostos companheiros podem ler a partir deste link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/145/especial.html
O Especial a que nos referimos mostra que o fenômeno da comunicação dos chamados mortos é tão antigo como o mundo e dele há na Bíblia referências inúmeras. Só para lembrar um desses fenômenos, e dos mais expressivos, os cristãos católicos, protestantes e evangélicos certamente não ignoram que, momentos antes de ser preso e crucificado, Jesus recebeu a visita de Moisés e Elias, como Lucas narra no capítulo 9, versículos 28 a 36, de seu Evangelho, a seguir transcritos: 28 - Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar. 29 - E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura. 30 - Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, 31 - os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém. 32 - Pedro e seus companheiros achavam-se premidos de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam. 33 - Ao se retirarem estes de Jesus, disse-lhe Pedro: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra, de Elias, não sabendo, porém, o que dizia. 34 - Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem. 35 - E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi. 36 - Depois daquela voz, achou-se Jesus sozinho. Eles calaram-se e, naqueles dias, a ninguém contaram coisa alguma do que tinham visto. |
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De: Edenir Madeira (Pelotas, RS)
Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 às 15:02:19
Amigos, o site O Consolador é divinamente maravilhoso. Sou trabalhador do Departamento de Comunicação Espírita do nosso movimento aqui em Pelotas, que é a LEP. Apresento programas de Rádio e Televisão e sou também responsável por escrever a coluna espírita em Jornal de grande circulação aqui em Pelotas. E dentro dos meus trabalhos, estou sempre consultando o site O Consolador, pois me é muito útil. Onde posso consultar, pesquisar, baixar e entre outros...
Parabéns à equipe do site pelo belíssimo trabalho.
Abraços do irmão de jornada.
Madeira |
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De: Marco Aurélio (Rio de Janeiro, RJ)
Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010 às 13:28:48
Olá, gostaria de saber se posso usar os estudos que são publicados em suas edições para promover cursos em um Centro Espírita onde participo? Os estudos são da Revista Espírita, André Luiz, Léon Denis, entre outros.
Desde já agradeço.
Muito obrigado.
Paz
Marco Aurélio
Resposta do Editor:
Já dissemos ao leitor que é livre a utilização de qualquer matéria constante deste site, tanto as constantes das edições semanais da revista quanto as que compõem a parte permanente do site. Nosso compromisso é com a divulgação da Doutrina Espírita por todos os meios lícitos. |
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De: Marta Hahner (Novo Hamburgo, RS)
Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 às 15:33:06
Assunto: Especial 144 - O sexo e a homossexualidade
Sobre o texto, disse à minha mãe: Não consegui ler todo este texto, vou ler melhor em casa, mas é muito bom, dá uma lida é extenso, mas vale ler.
Marta |
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De: Caroline Rocha Valente (Juiz de Fora, MG)
Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 às 15:25:53
Olá. Assisti a uma palestra segunda-feira sobre o carnaval e, no fim, foi lida uma mensagem de Emmanuel, psicografada por Chico Xavier em 1987 ou 1997, não me lembro, muito interessante. Gostaria de compartilhá-lha com a minha família, mas infelizmente não consegui achá-la pela internet.
É possível que vocês, se souberem qual é, me mandem?
Obrigada pela atenção.
Caroline
Resposta do Editor:
É difícil saber apenas com base no assunto que mensagem é essa e em que livro pode ser encontrada. O mais fácil será contactar o palestrante ou a direção da reunião em que a palestra foi proferida. |
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De: M. M. (Ponta Grossa, PR)
Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 às 03:38:52
Olá, gostaria de saber em caso de ovoides qual seria o tratamento a ser feito para que a pessoa obsidiada possa voltar ao normal, não ficando assim nenhum tipo de ideia fixa criada por eles. Agradeço de coração e aguardo resposta.
M. M.
Resposta do Editor:
Atendendo ao pedido do leitor, que preferiu o anonimato, informamos que o tema desobsessão foi tratado nesta revista no texto intitulado Obsessão: profilaxia e terapêutica, que pode ser lido a partir deste link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/127/esde.html |
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De: Márcia Cristina Milare (Araraquara, SP)
Terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 às 13:36:46
Prezados Senhores:
Preciso falar urgente com alguém que se importe com a continuidade da Doutrina na sua mais pura essência. Já tentei contato com o Divaldo (o maior representante hoje) , com a FEB e a FEESP, e não tive nenhuma resposta. Por favor, aonde devo me dirigir ou como expor os absurdos dos dirigentes espíritas? Falo sem exagero, pois o que tenho visto e vivenciado é a mais absurda deturpação da santa Doutrina/Consolador Prometido deixado pelo Mestre. Por favor, alguém me ouça; é importante e urgente que se faça uma reciclagem, senão em breve o Espiritismo será apenas MAIS UMA RELIGIÃO.
Agradeço antecipadamente.
Márcia Milare
Resposta do Editor:
Escrevemos à leitora o seguinte: Quando não conseguimos falar diretamente com as pessoas que estão na direção das Instituições, seja porque isso se torna difícil, seja porque elas não querem ouvir, resta-nos a imprensa, no caso a imprensa espírita, que existe também para mostrar os equívocos, os erros, as bobagens que ocorrem em nosso meio. Ao jornalismo espírita não cabe apenas publicar mensagens mediúnicas. Sua finalidade é despertar as pessoas e aclarar os olhos para aquilo que não condiz com os objetivos e os ideais do Espiritismo. Em face disso, colocamos nossa revista à sua disposição para o relato ou desabafo que queira fazer. |
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De: Edgar José Farias (Tubarão, SC)
Terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 às 09:12:50
Bom dia, Paz e Luz!
Uma leitora perguntou: “Gostaria de saber se um Centro Espírita por meio de médiuns pode enviar Espíritos para reencarnação.”
A resposta dada pelo Editor foi esta: “Pelo que sabemos, os Centros Espíritas não têm esse poder nem essa função. Os assuntos pertinentes à reencarnação, pela seriedade com que devem ser tratados, pertencem à esfera dos departamentos especializados existentes nas cidades e colônias espirituais.”
Considerando-se o acima perguntado e respondido, não se servem os Benfeitores Espirituais dos trabalhos mediúnicos das casas espíritas para as tratativas iniciais de acolhimento, amparo, orientação com vistas a futura reencarnação?
Att.
Edgar
Resposta do Editor:
Os Benfeitores Espirituais podem, sim, valer-se dos trabalhos de atendimento espiritual realizados pelos Centros Espíritas para o objetivo citado pelo leitor, mas a ultimação da tarefa pertence, segundo entendemos, aos departamentos especializados no assunto. |
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De: Daniela Baeza (Santo André, SP)
Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010 às 13:11:00
Boa tarde!
Gostaria de saber qual a opinião sobre o livro Harpas Eternas.
Obrigada.
Com amor....
Daniela
Resposta do Editor:
Já dissemos à leitora que não conhecemos o livro por ela citado e, em face disso, nada podemos opinar quanto ao seu conteúdo. |
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De: Cláudio Luís (Florianópolis, SC)
Terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 às 16:12:05
Caros irmãos e irmãs de O Consolador, meus votos de muita paz. Inicialmente quero parabenizá-los por esta abençoada revista eletrônica que é indiscutivelmente uma fonte de luz, de informações e de esclarecimentos sobre a Doutrina Espírita. Os meus sinceros parabéns a toda a equipe que publica, semanalmente, este belíssimo trabalho na internet.
Carlos A. Baccelli é um médium muito conhecido pelo movimento espírita brasileiro, em função do seu trabalho em palestras doutrinárias, nas atividades de psicografias, tendo lançado diversas obras mediúnicas, algumas delas inclusive em parceria com Chico Xavier, entre outros trabalhos. Mas tenho duas questões a levantar: 1ª) Ele é defensor da ideia de que Chico Xavier era a reencarnação de Allan Kardec; inclusive na sua página da internet há um artigo chamado "Porque creio que Chico foi Kardec", apresentando-nos alguns motivos curiosos, não sei se verídicos; 2ª) Baccelli lançou um livro intitulado - Chico Xavier Responde - onde encontramos uma entrevista concedida por Chico Xavier mediunicamente, ou seja, do plano espiritual.
Qual a opinião de vocês sobre estes pontos? Chico poderia ser Kardec reencarnado? Não vejo nada de impossível nesta possibilidade, pois, se Kardec for reencarnar, alguém terá que sê-lo, obviamente. Mas isso para mim não faz diferença, é mais um assunto que mexe com a curiosidade do ser humano. Às vezes uma curiosidade bem improdutiva, convenhamos, como esta por exemplo.
Já com relação ao segundo item, o caso do livro, eu me recuso terminantemente a aceitar que realmente foi o espírito de Chico Xavier quem "concedeu" a suposta entrevista ao médium. Eu não li a obra inteira, mas folheei algumas páginas, tendo encontrado perguntas pobres e respostas que não são da personalidade, da educação, da grandeza de Chico Xavier, o apóstolo de Jesus. Posso estar errado, quem sou eu para julgar uma obra, se é ou não verídica, mas me parece um caso de obsessão, na variante fascinação.
Qual a opinião de vocês sobre estes pontos?
Meus votos de muita paz.
Aproveito para, se possível, divulgar meu blog pessoal sobre a Doutrina Espírita:
http://o-consolador-prometido.blogspot.com/
Cláudio
Resposta do Editor:
Dissemos ao leitor que pensamos como ele, e a revista "O Consolador" já publicou artigos a respeito dos dois assuntos. A ideia de que Chico seja Kardec é apoiada por um grupo reduzido de pessoas, geralmente pertencentes a um mesmo núcleo. Dora Incontri, José Passini e Paulo Neto escreveram trabalhos sérios a respeito, que publicamos na revista, nos quais fica evidente que se trata de uma ideia ilógica e sem fundamento algum.
Quanto ao livro atribuído a Chico Xavier, trata-se de uma obra que não faz jus à personalidade do grande e saudoso médium, além de atribuir-lhe ideias e afirmativas contrárias ao que Chico sempre defendeu quando encarnado. Um exemplo disso é o tema aborto, que o livro apoia em duas situações, contra a opinião dos Espíritos superiores, de Emmanuel e de Joanna de Ângelis. A análise da obra citada, escrita pelo confrade José Passini, foi também publicada em nossa revista.
Eis os links que remetem aos textos publicados:
Dora Incontri - http://www.oconsolador.com.br/42/especial.html;
Paulo Neto - http://www.oconsolador.com.br/ano2/71/especial.html;
José Passini (sobre Chico é Kardec?) - http://www.oconsolador.com.br/ano3/134/especial.html;
José Passini (análise da obra citada) - http://www.oconsolador.com.br/47/principal.html. |
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De: Gerson Simões Monteiro, vice-presidente da Rádio Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 às 21:11:46
Sr. Editor,
Enviei ao repórter Hélio Gomes, da revista ISTOÉ a carta anexa.
Gerson
Nota do Editor:
A carta enviada pelo leitor à revista ISTOÉ tem o seguinte conteúdo:
AO EDITOR E REPÓRTER HÉLIO GOMES, DA REVISTA ISTOÉ
Como leitor da Revista ISTOÉ, sugiro que consultem a Federação Espírita Brasileira quando utilizarem expressões que levem os leitores a se remeterem ao Espiritismo, quando na realidade dizem respeito a outros cultos e seitas religiosas.
Faço tal sugestão em função da excelente e esclarecedora matéria A ENCRUZILHADA DO DAIME, publicada na edição de 10 de fevereiro de 2010, de autoria de Hélio Gomes, mas que comete lamentável equívoco ao final da página 73, ao informar que, dentre as 100 organizações cadastradas para usar o chá de ayahuasca, segundo o CONAD – Conselho Nacional Anti-Drogas, estão relacionados CENTROS ESPÍRITAS!?!?!?!?!
Vejamos na integra o texto equivocado:
“(...) Trata-se de centros espíritas, cultos universalistas e terreiros de umbanda, entre outros surgidos de dissidências das seitas originais ou que simplesmente incorporaram o uso da ayahuasca em seus ritos” (o grifo é da revista).
Vale esclarecer, inicialmente, que o Espírita (neologismo criado por Allan Kardec) é o seguidor do Espiritismo, doutrina por ele codificada que NÃO ADOTA RITUAIS DE ESPÉCIE ALGUMA, NEM BEBIDAS ALUCINÓGENAS, conforme Diretriz Doutrinária do CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (abaixo), porque considera que o verdadeiro culto é o realizado interiormente.
A ligação entre o médium e os Espíritos desencarnados nas reuniões dos Centros Espíritas que se orientam pelas obras codificadas por Allan Kardec, se verifica por meio da prece, e jamais pelo uso de substâncias alucinógenas. Prova disso é o fato de constatarmos que, quando Chico Xavier ia psicografar, ele apenas se recolhia intimamente pela oração, para entrar em transe mediúnico e sintonizar-se com os Benfeitores Espirituais.
Por outro lado, o Espiritismo não tem vínculo com os cultos fetichistas, não sendo resultante de qualquer forma de sincretismo religioso, tendo sido inicialmente difundido na França por Allan Kardec, a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, em Paris, no ano de 1857.
Como não são Centros Espíritas que se cadastram no CONAD, esse órgão governamental deveria exigir dessas instituições que fazem uso da ayahuasca para os seus rituais, e que se autoproclamam de Centros Espíritas, um atestado fornecido pelas Federações Espíritas Estaduais coordenadas pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, após sindicância, verificando se elas preenchem os requisitos de um Centro Espírita estruturado nos postulados segundo as obras codificadas por Allan Kardec. Caso não preenchessem esses requisitos, o CONAD classificaria essas instituições que se autoproclamam de Espíritas, sem o serem, de ORGANIZAÇÕES ESPIRITUALISTAS.
Certo de estar colaborando para que esta renomada REVISTA informe com precisão os fatos para seus leitores, agradeço a atenção dispensada e coloco-me a sua inteira disposição, para qualquer esclarecimento posterior.
Atenciosamente,
Gerson Simões Monteiro
Economista, Professor, Escritor Espírita e Colunista do Jornal Extra (Rio de Janeiro)
Trechos da DIRETRIZ DOUTRINÁRIA do Conselho Estadual Espírita de Unificação do Movimento Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEEU)
O Espiritismo ou Doutrina dos Espíritos ou ainda Doutrina Espírita é o conjunto dos ensinamentos ministrados pelos Espíritos Superiores a Allan Kardec, com bases científicas, de conotações filosóficas e de conseqüências religiosas, ético-morais e comportamentais.
O vocábulo ESPIRITISMO, neologismo criado por Allan Kardec, compreende esses ensinamentos, que constituem as Obras Básicas da Codificação Kardequiana: "O Livro dos Espíritos" (18 de abril de 1857), Õ Livro dos Médiuns" (1861), "O Evangelho segundo o Espiritismo" (1864), "O Céu e o Inferno" (1865), "A Gênese" (1868), e ainda: "O que é o Espiritismo" (1859 ), "Viagem Espírita em 1862", os 12 volumes da "Revista Espírita" (1858 a 1869) e "Obras Póstumas"(1890), sendo os adeptos do Espiritismo, denominados ESPÍRITAS ou ESPIRITISTAS.
O Espiritismo tem por postulados básicos: 1) a certeza da existência de Deus, na visão cósmica de que Deus é: "Inteligência Suprema, Causa Primária de Todas as Coisas" e o Pai, que Jesus, nos ensina, o reverenciando; 2) a Imortalidade da Alma: que se expressa na pré-existência, existência e sobrevivência dos espíritos; 3) na Evolução do Espírito através da reencarnação; e 4) na Comunicabilidade dos Espíritos com os Homens utilizando a Mediunidade.
A Doutrina dos Espíritos tem por principio fundamental o respeito a todas as crenças, sem, no entanto, ter vínculo com cultos materiais ou exteriores, de origem nativa ou primitiva de quaisquer continentes, fetichismo, crenças, seitas, magismos, orientalismos, misticismos, rituais que resultem de quaisquer formas de sincretismo religioso.
O Espiritismo não é responsável pelo uso indevido da mediunidade para fins ilícitos e comerciais, uma vez que tem como norma, para todas as suas atividades, o "DAI DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBESTES", recomendado por Jesus, objetando quaisquer formas de profissionalismo espírita.
Só há um Espiritismo, o que foi codificado por Allan Kardec, não existindo, portanto, diferentes ramificações ou categorias, como "alto" ou "baixo" Espiritismo, "Espiritismo de Mesa", "Linha Branca", "Espiritismo Elevado", "Espiritismo Kardecista", "Kardecismo", "Espíritas Kardecistas", "Kardecistas" ou outras desse gênero.
O CONSELHO ESTADUAL ESPÍRITA DE UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CEEU, interpretando os postulados básicos da Doutrina dos Espíritos - para a qual o verdadeiro culto é o interior - esclarece que no Espiritismo não se adota a prática de atos, uso de objetos e cultos exteriores, tais como:
· Exorcismos;
· Sacrifícios de animais e muito menos de seres humanos;
· Rituais de iniciação de qualquer espécie ou natureza;
· Promessas, despachos, riscaduras de cruzes, pontos ou hábitos materiais oriundos de quaisquer concepções religiosas ou filosóficas;
· Rituais e encenações extravagantes de modo a impressionar o público.
· Talismãs, amuletos, orações miraculosas, bentinhos, escapulários, breves ou quaisquer objetos semelhantes;
· Confecções de horóscopos, exercícios de cartomancia e astrologia, jogo de búzios ou práticas similares;
· Administrações de sacramentos como batizados e casamentos, concessões de indulgências, sessões fúnebres ou reuniões especiais para preces particulares, seja a encarnados ou desencarnados;
· Pagamentos e ou contribuições de quaisquer naturezas por benefícios prestados;
· Atendimentos de interesses materiais para "abrir caminhos";
· Danças, procissões e atos análogos;
· Hinos ou cantos em línguas mortas ou exóticas;
· Paramentos, uniformes ou roupas especiais;
· Altares, imagens, andores, ou objetos materiais;
· Incenso, mirra, fumo, velas, substâncias ou bebidas alucinógenas;
· Terapias alternativas ou convencionais, desde que descaracterizem o aspecto doutrinário das atividades dos Centros Espíritas, posto que os Centros Espíritas são os locais de divulgação e prática do Espiritismo, do Conhecimento Espírita, da Cultura Espírita e da Terapia Espírita, consagrada pelo Estudo Doutrinário, pelo Atendimento Fraterno Através do Diálogo, do Passe Espírita, da Água Fluidificada, da Prece e das Atividades de Desobsessão.
O CEEU (Conselho Estadual Espírita de Unificação do Movimento Espírita do Estado do Rio de Janeiro), por fim, só reconhece como legítimos Centros Espíritas as Instituições que vivenciam a Doutrina Espírita tal como está claramente definido nesta Diretriz.
(APROVADA PELO CONSELHO ESTADUAL ESPÍRITA DE UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - 30/05/2004.) |
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