WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Brasil
Ano 3 - N° 148 - 7 de Março de 2010

ANGÉLICA REIS 
a_reis_imortal@yahoo.com.br 
Londrina, Paraná (Brasil)
 
 

 

Um sucesso a reunião da Inter-Regional Norte

Mais de 200 pessoas de três regiões do Estado prestigiaram o evento, que foi presidido pelo presidente da Federação Espírita do Paraná
 

Realizou-se no dia 21 de fevereiro, das 9h às 12h30, mais uma reunião da Inter-Regional Norte, com participação de espíritas de três regiões do Estado correspondentes à 4ª, à 5ª e à 6ª Uniões Regionais Espíritas. O evento foi presidido pelo confrade Francisco Ferraz Batista e desenvolveu-se na Universidade Estadual de Londrina (fotos).

Na véspera, dia 20, à noite, realizou-se um concorrido encontro do presidente da Federação Espírita do Paraná (FEP) e demais companheiros da diretoria da entidade com os confrades da região. A reunião ocorreu no Bristol Londrina Hotel (Rua Goiás, 877), quando foram tratados assuntos de interesse do movimento espírita, seguindo-se um jantar confraternativo.

Esse encontro faz parte do calendário de atividades doutrinárias da FEP e tem como objetivo fortalecer os laços afetivos que devem sustentar o processo de Unificação do Movimento Espírita no Paraná, além de oferecer uma reflexão sobre as ações desenvolvidas pelas instituições espíritas no Estado, com vistas à harmonização de objetivos, a fim de que todos caminhemos numa direção só.

No Bristol Hotel,  estiveram presentes 74 representantes de 24 Casas Espíritas de 17 cidades – Joaquim Távora, Londrina, Rolândia, Sertanópolis, Uraí, Assaí, Jaguapitã, Ibiporã, Cornélio Procópio, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Apucarana, Arapongas, Borrazópolis, Bandeirantes, Santo Antonio da Platina e Faxinal – que compõem a Inter-Regional Norte.

Francisco Ferraz Batista, presidente da FEP, abriu a reunião por volta de 20h30, buscando deixar claro aos dirigentes os objetivos do encontro, que se resumem, fundamentalmente, na troca de experiências, na confraternização e, ainda, na prestação de contas das ações realizadas pela FEP em todo o Estado.

Hugo Gonçalves saudou o presidente da FEP declamando um lindo poema

Impressionou a todos a quantidade de atividades realizadas durante o ano de 2009. Desde os primeiros dias de janeiro até os últimos dias de dezembro seus trabalhadores atuaram nas mais diversas frentes, no sentido de levar a Doutrina Espírita a todas as regiões do Estado.

Nessa noite de muitos reencontros, desejamos dar destaque à presença de alguns velhos companheiros e pioneiros do Movimento Espírita que, ao longo dessas décadas, enobreceram o Movimento Espírita Regional como o confrade Hugo Gonçalves, com 96 anos, um dos responsáveis pela criação das Uniões Regionais Espíritas no Paraná, dirigente do Centro Espírita Allan Kardec e do Lar Infantil Marília Barbosa, em Cambé, que declamou um poema em homenagem ao presidente Francisco, destacando o seu papel de semeador.

Além de Hugo, pronunciaram-se Astolfo Olegário de Oliveira Filho, editor do jornal O Imortal e diretor da revista eletrônica O Consolador; Jane Martins Vilela, de Cambé, dirigente do C. E. Alvorada Nova, autora do livro “O Gigante Deitado”, homenagem ao extraordinário Jerônimo Mendonça, de Ituiutaba/MG; Marinei Ferreira Rezende, coordenadora da União das Sociedades Espíritas de Londrina (USEL), e Terezinha Demartino, representando a Sociedade Espírita Paulo e Estêvão, de Londrina. Na oportunidade, ela deu entrada nos documentos para a filiação da Casa. Também fizeram uso da palavra o confrade Paulo Fernando, atual presidente do Centro Espírita Nosso Lar, e confrades diversos, que aproveitaram a oportunidade para enviar sua saudação aos presentes.


A necessidade da aproximação entre os espíritas faz-se imperativa em nosso meio

Com início às 9h15, depois de uma calorosa recepção feita pela equipe das URE, composta por colaboradores simpáticos e acolhedores, foi formada a mesa responsável pelo evento, com Gilson Ribeiro (5ª. URE) / Allan Kardec Moreira (6ª. URE) / Maria de Lourdes Pedroso (4ª. URE)/ Francisco Ferraz / Luiz Henrique / Daniel Dallagnol (Diretoria da FEP).

Em sua fala inicial, o presidente da Federação destacou a necessidade da aproximação entre os espíritas, que se faz imperativa em nosso meio. Apresentou, sob um clima de calorosa receptividade, os coordenadores das diversas áreas que acolheram os participantes do evento.

Francisco Ferraz Batista destacou a presença de muitos jovens, cerca de 50, o que corresponde a 25% do total de participantes do encontro. Esse número elevado e surpreendente de jovens se deve, inquestionavelmente, ao trabalho que a 4ª., 5ª. e 6ª. URE fizeram no período do carnaval e que diz respeito ao tradicional encontro entre jovens, a CONMEL 2010. 70% dos jovens participantes desse evento estiveram na Inter-Regional e ocuparam, notadamente, o setor de Infância e Juventude e o setor de Estudo da Doutrina Espírita.

Vale mencionar aqui que além dos já citados líderes da região, no sábado à noite, estiveram presentes no encontro os amigos de Rolândia, a médium Célia Xavier de Camargo e seu companheiro sempre acolhedor, Joaquim Norberto de Camargo.

Em seguida, Francisco apresentou algumas recomendações aos Centros Espíritas, enfatizando o aspecto religioso do Espiritismo, notadamente nestes tempos em que alguns que se intitulam livres-pensadores o contestam; dizendo que nenhuma área deve ser priorizada em detrimento de outras, de tal modo que o trabalho, em si mesmo, tenha a mesma importância do que o estudo; estabelecendo a urgente necessidade de qualificação dos trabalhadores para os labores diretivos, ou seja, para se incluírem nas estruturas de poder das Casas; destacando a tarefa de Unificação e entrosamento com os demais Centros que compõem o sistema federativo; incentivando à leitura de livros espíritas doutrinariamente seguros, disponibilizando livraria e biblioteca espíritas; afirmando o imperativo da regular treinamento de trabalhadores em todas as áreas de atuação.

“Viver Jesus... a única alternativa”, disse Bezerra de Menezes por intermédio de Divaldo

Ato contínuo, os participantes foram encaminhados para as salas específicas de trabalho, dividindo-se do seguinte modo:

UNIFICAÇÃO (Daniel Dallagnol e José Virgílio Góes): 7 pessoas

EXPANSÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA (Paulo C. Melo): 8 pessoas

COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍRITA (Maria H. Marcon e Mary Ishyama): 10 pessoas

ORIENTAÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL ESPÍRITA (Ilírio Kessler/Marco Negrão):12 pessoas

ADMINISTRATIVA E INSTITUCIONAL (Francisco Ferraz e Luiz Henrique): 14 pessoas

ATENDIMENTO ESPIRITUAL (Maria da Graça e Amélia Gomes): 23 pessoas

MEDIUNIDADE (Danilo Arruda e César Kloss): 35 pessoas

ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA (Marcelo Garcia, Angelo de Paula e Marcio da Cruz): 42 pessoas

ORIENTAÇÃO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE (Tatyanna Moraes / Nelson Silva/ Elis Toledo / Maria Cristina): 55 pessoas.

Trabalharam até 12h nesses grupos, de modo a revitalizarem seus ânimos através da troca de experiências e do intercâmbio fraterno de ideias e de aspirações.

Em seguida, todos retornaram ao anfiteatro da Universidade Estadual de Londrina, que acolheu o evento da Federação, para o encerramento, feito pelo presidente da Federação que, fazendo uso da palavra, mais uma vez agradeceu a todos pela presença muito importante e apresentou 2 faixas do DVD book Momento Espírita, que é um produto da FEP, à disposição de toda a comunidade.

O final foi demarcado com a mensagem psicofonada pelo médium Divaldo Franco, de autoria do Espírito de Bezerra de Menezes: “Viver Jesus... a única alternativa”.

Expressiva a presença dos dirigentes espíritas das três regiões que formam a Inter-Regional

Com o intuito de mantermos este registro histórico para as gerações futuras, eis as instituições presentes na reunião da Inter-Regional Norte:

4ª URE: Joaquim Távora: Centro Espírita Amantes do Bem; Santo Antonio da Platina: União Espírita Jesus Nazareno; Bandeirantes: Centro de Educação Espírita Dr. Bezerra de Menezes.

5ª URE: Londrina: Núcleo Espírita Irmã Scheilla, Núcleo Espírita Hugo Gonçalves, Comunhão Espírita Cristã de Londrina, Centro Espírita Meimei, Centro de Estudos Espirituais Vinha de Luz, Casa Fabiano de Cristo, Centro Espírita Anita Borela de Oliveira, Sociedade Espírita Paulo e Estêvão, Centro Espírita Nosso Lar; Rolândia: Movimento Assistencial Espírita – MAE, Centro Espírita Maria de Nazaré; Sertanópolis: Centro Espírita O Bom Samaritano; Uraí: Comunidade Espírita Cristã de Uraí; Assaí: Sociedade Espírita Luz e Vida; Jaguapitã: Centro Espírita Emmanuel; Ibiporã: Fraternidade Espírita Mensageiros da Luz; Cornélio Procópio: Centro Espírita Estrela da Caridade, Centro Espírita Redenção; Cambé: Centro Espírita Allan Kardec e Centro Espírita Alvorada Nova; Bela Vista do Paraíso: Centro Espírita Humberto de Campos.

6ª URE: Apucarana: Centro Espírita Joana D'Arc, Grupo Espírita Mensageiros da Paz, Centro Espírita Bezerra de Menezes; Arapongas: Casa Espírita A Caminho da Luz, Centro Espírita Fé, Luz e Caridade; Borrazópolis - Grupo Espírita André Luiz; Faxinal: Centro Espírita Paz, Amor, Verdade e Justiça; Lidianópolis: Centro Espírita Amor e Caridade; Jandaia do Sul: Centro Espírita Lins de Vasconcellos.
 
 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita