WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 4 - N° 163 – 20 de Junho de 2010
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Fernanda Nascimento (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 9 de junho de 2010 às 11:35:04

Olá! Gostaria de fazer um desabafo. Há 20 anos sou espírita e há algum tempo venho sentindo falta de atitude dos centros espiritas. Acho que o Espiritismo está muito 'velho' e conservador, com isso perde adeptos ou não os conquista. Acho que deveriam dar ênfase ao positivismo (as pessoas estão muito negativas), ter mais grupos de jovens adultos para se reunirem, viajarem, fazerem músicas e tantas outras coisas. Acho que dessa forma as pessoas estarão mais perto da religião, ao invés de ir somente uma vez na semana ao centro escutar a palestra e tomar o passe. Não seria muito mais interessante colocar o centro mais ativo e fazer mais intercâmbio entre os centros, mas sempre incluindo o jovem adulto? É disso que sinto falta dentro do centro. Veja bem: isso que eu falei pode até acontecer mas com a população mais idosa do centro.

Obrigada
Fernanda
 

Resposta do Editor: 

Em muitas localidades, onde existe uma maior integração do jovem com a Casa Espírita, verifica-se o que a leitora propõe. Leopoldo Machado incentivou bastante a utilização da arte nas atividades espíritas, a exemplo da música, do teatro, dos esquetes. O Movimento Espírita deveria ser, realmente, mais alegre porque a mensagem espírita, além de confortadora, é otimista por natureza. 

 

De: Cairo Rinaldi (Brasília, DF)
Quinta-feira, 10 de junho de 2010 às 09:16:02

Necessito adquirir 2 exemplares de Elucidário para estudo de Evolução em Dois Mundos.

Fico muito agradecido.
Cairo

Resposta do Editor:

Já dissemos ao leitor que o livro citado encontra-se realmente esgotado na Editora. Soubemos disso quando necessitamos utilizá-lo na Casa Espírita para estudarmos a obra Evolução em Dois Mundos, de André Luiz.

É possível, contudo, ter acesso ao seu conteúdo integral clicando neste link:
http://www.esnips.com/doc/c60c9006-2002-4170-a662-4cf96b0f9897/Elucidario.para.Estudo.de.Evolucao.em.Dois.Mundos/nsprev

 

De: Roberto C. P. Junior (Embu, SP)
Sexta-feira, 11 de junho de 2010 às 15:00:28

Prezados Senhores:
Sou escritor espiritualista e acabo de deixar meu último livro, um romance, disponível na Net. Trata-se de uma história de amor onde estão presentes os temas da reencarnação e da reciprocidade. Agradeço se for possível inserir uma nota neste veículo acerca da disponibilidade da obra. O endereço de acesso é: http://www.library.com.br/capotira.html
Saudações,
Roberto

 

De: Nedi Moraes (Camboriú, SC)
Sábado, 12 de junho de 2010 às 17:00:52

Olá! tenho procurado o livro "Os exilados de capela" para download. Gostaria de reler esse livro. Peço a sua colaboração.

Antecipadamente, obrigado.
Nedi
 

Resposta do Editor: 

Não sabemos onde o leitor poderá encontrar a obra citada. Seria interessante consultar as distribuidoras de livros, porque essa obra certamente permanece em catálogo.

 

De: Ivani Borba (Curitiba, PR)
Domingo, 13 de junho de 2010 às 08:52:03

Gostaria de saber a programação do Centro Espírita O Consolador em Curitiba e a próxima visita da Dra. Mônica Medeiros a Curitiba. Também gostaria de receber a revista O Consolador.

Aguardo resposta.
Obrigada.
Ivani

Resposta do Editor: 

Não sabemos se existe Centro Espírita O Consolador em Curitiba e ignoramos também quando a pessoa citada estará na Capital paranaense. A revista O Consolador não tem formato impresso e não é vinculada a nenhuma Casa Espírita. Para lê-la é preciso que o leitor acesse nosso site – www.oconsolador.com -, de forma gratuita, sem necessidade de cadastro ou senha.

Informações sobre o Movimento Espírita em Curitiba podem ser obtidas diretamente no site da Federação Espírita do Paraná – http://www.feparana.com.br/.

 

De: Roselene Bazzanella Batista (Simões Filho, BA)
Segunda-feira, 14 de junho de 2010 às 12:05:52

Gostaria de saber quais Centros Espíritas de Salvador realizam o curso de doutrinador.

Roselene
 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação solicitada pela leitora, a quem sugerimos consultar diretamente a Federação Espírita do Estado da Bahia, cujo site é http://www.feeb.org.br/. 

 

De: Joana Ocha (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 10 de junho de 2010 às 12:42:19

Assunto: Especial 128 Francisco de Assis
Manifesto minha gratidão pelo texto excelente! Gostaria de saber qual a obra que traz a mensagem de João Evangelista em 1951?
Aguardo resposta 
Joana 
 

Resposta do Editor: 

O próprio autor do Especial referido, Américo Domingos Nunes Filho, forneceu à leitora a informação desejada.

 

De: Paulo Alexandre Gonçalves (Silvânia, GO)
Sábado, 12 de junho de 2010 às 05:06:21
Assunto: Especial 162 - Pureza doutrinária

Considero oportuno o tema discutido, pois sendo eu um militante de nossa Doutrina Espírita tenho visto e comprovado situações e ações que nunca observei nos livros de Kardec... Que os nossos irmãos protestantes falem de fatos que nada têm a ver com o Consolador prometido é aceitável pelo fator da ignorância do assunto destes, mas temos visto cada barbaridades em nossas Casas Espíritas, onde as pessoas têm demonstrado que podem estar lendo qualquer coisa, menos as obras básicas deixadas pelo nosso luminífero codificador...
Que o nosso querido confrade Alexandre Fontes juntamente com todos nossos esforços possamos dar um basta nesse processo de IMPUREZA que estão colocando em nossa Doutrina, se isso fosse possível... Finalizando, somente para lembrarmos dos dizeres de nosso ilustríssimo Kardec Brasileiro - Bezerra de Menezes: "é necessário que mantenhamos a Doutrina Espírita com a mesma pureza que nos legou Kardec” e do próprio Kardec que nos responsabiliza com sua fala: O ESPIRITISMO SERÁ O QUE OS ESPIRITAS FIZEREM DELE...
Abraços fraternais a todos e que tenhamos maiores discernimento nos momentos de falar e viver esse Sol chamado Doutrina Espirita...
Paulo
 

 

De: Arthur Bernardes de Oliveira (Guarani, MG)
Sábado, 12 de junho de 2010 às 08:10:48
Assunto: Especial 162 - Pureza doutrinária

Excelente, sob todos os aspectos, o trabalho apresentado pelo ilustre professor. Em nenhum momento da nossa caminhada tão necessárias são as palavras dos companheiros esclarecidos para a defesa da doutrina em sua unidade e pureza.
Parabéns ao professor.
Arthur

 

De: Osvaldo Esteves Faria (Volta Redonda, RJ)
Domingo, 13 de junho de 2010 às 12:06:12
Assunto: Especial 162 - Pureza doutrinária

Excelente trabalho de pesquisa do Alexandre. Muito esclarecedor. Espero que continue publicando novos trabalhos.

Osvaldo

 

De: Vinicius L. (Votuporanga, SP)
Domingo, 13 de junho de 2010 às 21:04:00
Assunto: Especial 162 - Pureza doutrinária

Imagino que um grande medo de Kardec seriam justamente os dogmas que se poderiam criar em torno do Espiritismo, igualando-os aos que se mantêm nas tradicionais escolas religiosas. Imagino que seja esse mesmo fato a criar, na ciência "convencional", uma aversão às coisas da alma. Não gostaria que esses dogmas fossem cultivados em nossa amada doutrina, onde me sinto livre para pensar e manifestar meus equívocos humanos, sem medo de repreensão "doutrinária".

Belo artigo! Seria mesmo muita ingenuidade de nossa parte pensar que TODA a verdade contida nesse infinito universo de nosso Deus se revelasse apenas nas sessões espíritas parisienses. O que seria das obras básicas, para muitas pessoas, se não tivessem ouvido falar primeiramente de homens como Chico Xavier, por exemplo?
Como o Alexandre, penso na pureza doutrinária em sua ação. Particularmente, em minha limitada concepção das ideias, penso sempre em Kardec como um cérebro racional, coerentemente lúcido, ávido pela verdade que liberta, com o nobre propósito de nos mostrar a todos aquele mundo que não conhecemos, mas almejamos. E penso no Chico como o coração quente, pulsante, ávido pelos sentimentos que podem traduzir tudo aquilo que a minha razão está longe de compreender. Nesse ponto, não me sinto um "chiquista", nem tampouco um "kardecista". Sinto-me um espírita, como o texto me deixou perceber.
Muito obrigado por ele, Alexandre!

Vinicius

 

De: Rubens Correa (Curitiba, PR)
Segunda-feira, 14 de junho de 2010 às 17:23:02

Assunto: Especial 162 - Pureza doutrinária

Se não existe uma hierarquia eclesiástica entre os espíritas, que não possuem um clero para impor disciplina entre os fiéis ou profitentes da Doutrina, então quem detém Autoridade para julgar essa pureza doutrinária? Ora, o próprio Kardec não considerou a Doutrina Espírita como consumada, prevendo até mesmo que, em se encontrando em equívoco, face a novas descobertas, poderia ser retificada, mormente, em matéria de ciência, para que nunca pudesse ser ultrapassada pela ciência.
No cap. VI, item V, do Evangelho segundo o Espiritismo, vamos encontrar o Espírito Verdade outorgando-nos os dois mandamentos essenciais dos espíritas: "Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento; instruí-vos, eis o outro mandamento”. E também o próprio Kardec legou-nos o ensinamento: "Espíritas, não acrediteis em todos os espíritos, antes submetei tudo ao crivo da razão”.
Também os dirigentes espíritas, médiuns ou não, não detêm poder para julgar a pureza doutrinária, pois nem sempre têm moral ou conhecimento suficiente para isso. Em nossa Casa, a Sociedade Espírita "Os Mensageiros da Paz" (
www.osmensageirosdapaz.com), 97 anos de trabalho no movimento espírita, filiada à FEP desde 1915, criamos o Estudo Sistematizado "Teologia no Espiritismo", em 24 módulos mensais, com um DVD de cada módulo, contendo as três conferências do mês, encontrando-se já no vol. 12 editados. Curso idealizado com base no currículo do Curso de ensino religioso que seria implantado no Curso Superior para estudo da religiosidade humana, que nunca foi regulamentado pelo Ministério da Educação e que, acreditamos, nunca o será. As conferências são ministradas pelo prof. Rubens Correa, teólogo, filosofo, e escritor, ex-reitor das Faculdades Integradas Espírita, com mais de 60 anos de estudos e militância no movimento espírita. E o que objetiva este Curso? A finalidade é formar espíritas, profundos conhecedores da Doutrina Espírita, já que o Curso se destina a aprofundar conhecimentos em torno de toda a religiosidade humana através de todos os tempos, até o advento do Cristianismo e a construção da ideologia e teologia cristã no mundo até o advento da Doutrina Espírita. Não se trata de formar doutores em Espiritismo, nem de formar um pensamento ortodoxo hegemônico no Espiritismo. Mas trata-se de conhecer profundamente o pensamento religioso da humanidade em função do Cristianismo e do Espiritismo.
O grande parâmetro para avaliar a pureza doutrinária é a consciência da pessoa, que, como sabemos, oscila muito, pois nem todos estão no mesmo nível de consciência. Quanto mais se elevar o estágio de consciência mais terá condições para o progresso e a evolução espiritual, e como tal não terá necessidade que ninguém lhe assinale a pureza da Doutrina, pois terá condições de fazer essa avaliação por si mesma em função de seu livre-arbítrio e evolução. O grande perigo, que campeia no Movimento Espírita, é que alguns fanáticos, radicais, fundamentalistas, queiram arvorar-se em orientadores do que seja a pureza da Doutrina Espírita, formando uma ortodoxia e uma casta de "gurus" espíritas.  Se isto um dia vier a acontecer será a suprema vitória das trevas (e do materialismo) para erradicar o Espiritismo do mundo. Devemos estar atentos, vigiando e orando, como nos ensinou o Mestre Jesus.
"O Consolador" é uma sentinela avançada na vanguarda da Doutrina Espírita que devemos divulgar e defender em todas as instâncias do movimento espírita brasileiro.
Parabéns aos seus idealizadores e dirigentes.
Rubens Corrêa
Presidente da Sociedade Espírita "Os Mensageiros da Paz"

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita