Educação
integral
Joanna
de Ângelis
A
importância da
educação
transcende ao
que lhe tem sido
atribuído, face
ao imediatismo
dos objetivos
que os métodos
aplicados
perseguem.
A
falta de
estrutura moral
do educador —
isto é, o
equilíbrio
psicológico e
afetivo, as
noções de
responsabilidade
e dever, a
abnegação em
favor do
aprendiz, a
paciência para
repetir a lição
até impregnar o
ouvinte, sem
irritação nem
reprimenda, e o
amor — constitui
fator adverso ao
êxito do
empreendimento
que é base de
vida na
construção do
homem integral.
Quando se educa,
são canalizados
os valores
latentes no
indivíduo para o
seu progresso,
fornecendo os
recursos que
facultam a
germinação
dessas potências
que dormem no
cerne do ser.
Educar é
libertar com
responsabilidade
e consciência de
atitudes em
relação ao
educando, a si
mesmo, ao
próximo e à
Humanidade.
Quando se
reprime e se
impõem
condicionamentos
pela violência,
uma reação em
cadeia provoca a
irrupção da
revolta que
explode em atos
de agressividade
que asselvaja.
A
tarefa da
educação é,
sobretudo, de
iluminação de
consciência,
mediante a
informação e a
vivência do
conhecimento que
se transmite.
Quem educa evita
a manifestação
da delinquência
e do
desequilíbrio
social,
estabelecendo
metas de
promoção da
vida.
A
punição
significa
falência na área
educativa.
A
repressão
representa
insegurança
educacional.
A
reprovação
demonstra
fracasso
metodológico.
*
O
educando é
material
maleável, que
aguarda
modelagem
própria para
fixar os
caracteres que
conduzem à
perfeição.
O
educador cria
hábitos,
estimula
atitudes,
desenvolve
aptidões,
conduz. É o
guia, hábil e
gentil,
ensinando sempre
pela palavra e
pelo exemplo,
não se cansando
nunca do
ministério que
abraça.
A
escola é o
prosseguimento
do lar, e este é
a escola
abençoada na
qual se fixam os
valores
condizentes com
a dignidade e o
engrandecimento
ético-moral do
ser.
*
A
educação é
fenômeno
presente em
todas as épocas.
O pajé que
ensina, o guru
que orienta, o
mestre que
transmite
lições, são
educadores
diversos através
dos tempos.
A
verdadeira
educação ocorre
no íntimo do
indivíduo, sendo
um processo
verdadeiramente
transformador.
Qual semente que
sai do fruto e
semelhante à
vida que
esplende saindo
da semente,
quando os
fatores são-lhe
propícios, a
educação é
mecanismo
semelhante da
vida a serviço
da Vida.
É
certo que o
homem se
apresenta
imperfeito, por
enquanto,
todavia é,
potencialmente,
perfeito, e à
educação compete
o papel de o
desenvolver.
A
divina semente
que nele jaz, a
educação põe a
germinar.
Sempre se educa
e se sai
educado, quando
se está atento e
predisposto ao
ensino e à
aprendizagem.
Todos somos
educadores e
educandos,
conscientemente
ou não.
A
educação, porém,
há que ser
integral, do
homem total.
Jesus, o
Educador por
Excelência,
prossegue,
paciente,
amando-nos e
educando-nos,
havendo aceito
apenas o título
de Mestre,
porque, em
verdade O é.
Do cap. 2 do
livro
Momentos de
Meditação,
obra de Joanna
de Ângelis,
psicografada
pelo médium
Divaldo Pereira
Franco.