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Estudando as obras de Kardec
Ano 4 - N° 173 - 29 de Agosto de 2010

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 

A Revue Spirite de 1866

Allan Kardec 

(Parte 16 e final)

Concluímos nesta edição o estudo da Revue Spirite correspondente ao ano de 1866. O texto condensado do volume citado foi aqui apresentado em 16 partes, com base na tradução de Júlio Abreu Filho publicada pela EDICEL.

Questões preliminares

A. Quem foi o príncipe Hohenlohe e por que ele se tornou famoso?

O príncipe Hohenlohe tornou-se famoso por causa das curas que obtinha. A Revue transcreveu do jornal La Verité, de Lyon, de 21 de outubro de 1866, um artigo sobre as curas obtidas por ele no ano de 1829, portanto antes do advento do Espiritismo. Em Wurtzbourg, cidade localizada na Baviera, o príncipe invocava sobre os enfermos que o buscavam as graças divinas, e eles eram curados de repente. Sua fama, por causa disso, espalhou-se logo e muitas curas extraordinárias foram anotadas por testemunhas idôneas, como o Sr. Scharold, conselheiro de legação na mencionada cidade. Treze casos referidos pelo Sr. Scharold são descritos no artigo. O mais notável deles se deu na casa do Sr. Reinach, deão do capítulo, onde morava uma princesa de 17 anos de idade: Mathilde de Schwartzemberg. Havia dois anos que a jovem não conseguia andar, apesar de tratada pelos médicos mais famosos da França, da Itália e da Áustria. O príncipe Hohenlohe perguntou-lhe se tinha fé que Jesus poderia curá-la. Ela disse que sim. O príncipe então pediu-lhe que orasse do fundo do coração e pusesse sua confiança em Deus. Quando terminou a oração, ele lhe deu sua bênção e informou: “Vamos, princesa, levantai-vos; agora estais curada e podeis andar sem dores”. (Revue Spirite de 1866, pp. 371 a 374.)

B. Como o príncipe, depois de haver desencarnado, explicou as curas que obtivera?

Ele referiu-se ao assunto numa mensagem dada em outubro de 1866 na Sociedade Espírita de Paris. Disse, então, valendo-se da mediunidade do Sr. Desliens, que a faculdade de que fora dotado era, efetivamente, a mediunidade de cura: “Eu era instrumento; os Espíritos agiam e, se algo eu pude, não foi certamente senão por meu grande desejo de fazer o bem e pela convicção íntima que a Deus tudo é possível”. (Obra citada, pp. 375 a 377.)

C. Que ensinamentos o príncipe nos trouxe em sua mensagem?

Ele disse, entre outras coisas, o seguinte: 1) A mediunidade curadora foi exercida em todos os tempos e por indivíduos pertencentes às diferentes religiões. 2) A faculdade curadora pode existir em pessoas indignas, mas não é nem poderia ser senão passageira. É um meio enérgico de lhes abrir os olhos: tanto pior para os que teimam em conservá-los fechados. 3) Há apenas uma maneira de exercer bem a faculdade de médium curador: é ficar modesto e puro e referir a Deus e às potências que dirigem a faculdade tudo o que se realiza. 4) Não existe um método especial para se adquirir essa faculdade: todo o mundo pode, em certa medida, adquiri-la e, agindo em nome de Deus, cada um fará as suas curas. 5) Os privilegiados aumentarão em número à medida que a doutrina espírita se vulgarizar; é que haverá então mais indivíduos animados de sentimentos puros e desinteressados. (Obra citada, pp. 378 e 379.)

Texto para leitura

194. Comentando os fatos, Kardec observa que há mais de uma similitude entre eles e os de Joana d’Arc, não quanto à importância dos resultados, mas à causa do fenômeno, que é exatamente a mesma. Como Joana, Martin foi advertido por um ser do mundo espiritual para ir falar ao rei com o objetivo de salvar a França de um perigo, e não foi sem dificuldade que chegou até ele. A diferença entre as duas manifestações é que Joana d’Arc apenas ouvia a voz que a aconselhava, enquanto Martin via o indivíduo que lhe falava, não em sonho, mas durante a vigília. E o mensageiro tinha a aparência de um ser vivo, como um agênere, embora se dissesse anjo. (Págs. 369 a 371.)

195. Martin, assevera o codificador, era um médium inconsciente, dotado de uma aptidão de que se serviram os Espíritos para chegar a um resultado determinado. O Espírito que se intitulou anjo Rafael disse-lhe expressamente: “Eu me sirvo de você para abater o orgulho da incredulidade”, mostrando que certas missões são conferidas a pessoas simples e pequeninas que, dada a sua suposta pequenez, nem imaginam possam servir-lhes de instrumento. É que se um indivíduo, seja ele quem for, tiver uma missão real a cumprir, será posto em condições de a realizar, por circunstâncias que terão a aparência de um efeito do acaso, o que levou Kardec a advertir: “Desconfiai das missões assinadas e pregadas por antecipação, porque não passam de engodos para o orgulho; as missões se revelam por fatos.” (Págs. 370 e 371.)

196. A Revue transcreve do jornal La Verité, de Lyon, de 21 de outubro de 1866, um artigo sobre as curas obtidas no ano de 1829 pelo príncipe Hohenlohe, cujas faculdades mediúnicas oferecem um exemplo notável dos fatos que foram observados antes do advento da Doutrina Espírita. Em Wurtzbourg, cidade localizada na Baviera, o príncipe invocava sobre os enfermos que o buscavam as graças divinas, e eles eram curados de repente. Sua fama, por causa disso, espalhou-se logo e muitas curas extraordinárias foram anotadas por testemunhas idôneas, como o Sr. Scharold, conselheiro de legação na mencionada cidade. (Págs. 371 a 374.)

197. Treze casos referidos pelo Sr. Scharold são descritos no artigo. O mais notável deles se deu na casa do Sr. Reinach, deão do capítulo, onde morava uma princesa de 17 anos de idade: Mathilde de Schwartzemberg. Havia dois anos que a jovem não conseguia andar, apesar de tratada pelos médicos mais famosos da França, da Itália e da Áustria. O príncipe Hohenlohe perguntou-lhe se tinha fé que Jesus poderia curá-la. Ela disse que sim. O príncipe então pediu-lhe que orasse do fundo do coração e pusesse sua confiança em Deus. Quando terminou a oração, ele lhe deu sua bênção e informou: “Vamos, princesa, levantai-vos; agora estais curada e podeis andar sem dores”. (N.R.: Deão: dignitário eclesiástico; coordenador de um grupo de párocos. Capítulo: assembleia de religiosos.) (Pág. 374.)

198. As outras curas obtidas pelo príncipe Hohenlohe trataram de fatos diversos: surdez, paralisia dolorosa, cegueira, aleijão na mão direita, paralisia de braço, paralisia de perna, mudez, aleijão nas pernas, língua presa, aleijão em braços e pernas. (Págs. 375 e 376.)

199. Em outubro de 1866, na Sociedade Espírita de Paris, o Espírito do príncipe de Hohenlohe, valendo-se da mediunidade do Sr. Desliens, explicou que a faculdade de que fora dotado era, efetivamente, a mediunidade de cura: “Eu era instrumento; os Espíritos agiam e, se algo eu pude, não foi certamente senão por meu grande desejo de fazer o bem e pela convicção íntima que a Deus tudo é possível”. (Pág. 377.)

200. De referida comunicação extraímos mais os seguintes ensinamentos: I) A mediunidade curadora foi exercida em todos os tempos e por indivíduos pertencentes às diferentes religiões. II) A faculdade curadora pode existir em pessoas indignas, mas não é nem poderia ser senão passageira. É um meio enérgico de lhes abrir os olhos: tanto pior para os que teimam em conservá-los fechados. III) Há apenas uma maneira de exercer bem a faculdade de médium curador: é ficar modesto e puro e referir a Deus e às potências que dirigem a faculdade tudo o que se realiza. IV) Não existe um método especial para se adquirir essa faculdade: todo o mundo pode, em certa medida, adquiri-la e, agindo em nome de Deus, cada um fará as suas curas. V) Os privilegiados aumentarão em número à medida que a doutrina espírita se vulgarizar; é que haverá então mais indivíduos animados de sentimentos puros e desinteressados. (Págs. 378 e 379.)

201. O caso da senhorita Dumesnil, de 13 anos, uma jovem dotada da singular faculdade de atrair a si os móveis e outros objetos postos a certa distância e, pelo simples contato, erguer uma cadeira na qual estivesse sentada uma pessoa, é focalizado pela Revue, que informa que vários jornais divulgaram tais fatos. Ocorre que seus pais, pessoas pobres, imaginando ter ali uma fonte de fortuna, instalaram a menina no Grand-Hotel, cenário ideal para a exibição pública dos seus dotes, projeto que se frustrou porque os fenômenos não dependiam da vontade dela e só raramente se repetiam ante o público. (Págs. 379 a 382.)

202. Kardec conclui que a jovem era médium e, desse modo, para que os fenômenos ocorressem, se fazia necessário o concurso dos Espíritos, sem o qual o médium mais bem dotado nada pode obter. O codificador observa que, a rigor, nada naquele caso atestava de modo ostensivo a intervenção dos Espíritos, a não ser a impotência da moça de agir à sua vontade. A faculdade era dela; o exercício da faculdade podia depender de uma vontade estranha. Era o que o desfecho do caso estava a indicar. (Págs. 382 e 383.)

203. Em um longo artigo sobre a presença das ideias espíritas na imprensa laica, Kardec, após citar alguns exemplos do fato, afirma: “Por mais que digam e façam, as ideias espíritas estão no ar; vêm à luz de qualquer maneira, sob a forma de romances ou de pensamentos filosóficos, e a imprensa as acolhe desde que não seja pronunciado o nome Espiritismo”. (Págs. 383 a 388.)

204. Comentando notícia sobre as exéquias do Sr. Pagés, a quem a Igreja recusou sepultamento, sob o pretexto de que se tratava de pessoa adepta do Espiritismo, Kardec reproduz carta do mencionado confrade em que este explica a importância que o Espiritismo teve em sua vida. “O Espiritismo”, escreveu ele, “me fez o efeito de uma cortina que se levanta para nos mostrar uma decoração magnífica. Hoje vejo claro; o futuro não é mais duvidoso e estou muito feliz.” A recusa da Igreja afetou penosamente a população de El-Afroun, onde o Sr. Pagés, um dos mais antigos habitantes da aldeia, era estimado por todos e, apesar disso, foi discriminado unicamente por ser espírita. (Págs. 388 e 389.)

205. A Revue reproduz artigo publicado na Bélgica em setembro de 1866 no qual o autor critica de forma pejorativa Santo Agostinho e um de seus textos. Kardec deplora o fato e lembra que, apesar de certos erros manifestos existentes em sua obra, resultado do estado dos conhecimentos científicos de seu tempo, Santo Agostinho “é universalmente considerado como um dos gênios, uma das glórias da humanidade”. (Págs. 390 e 391.)

206. Na seção de livros novos, Kardec menciona a obra Novos Princípios de Filosofia Médica, escrita pelo Dr. Chauvet, de Tours, na qual o autor insere de forma clara o princípio espiritualista, demonstrando a existência do princípio espiritual que há em nós e sua conexão com o organismo. Do ponto de vista filosófico, assevera Kardec, a obra do Dr. Chauvet era uma das primeiras aplicações à ciência positiva das leis reveladas pelo Espiritismo e só por esse motivo tinha já seu lugar marcado nas bibliotecas espíritas. (Págs. 391 e 392.)

207. O outro livro referido na seção é Os Dogmas da Igreja de Cristo Explicados pelo Espiritismo, escrito por Apolon de Boltinn, radicado na Rússia, obra escrita com prudência, moderação, método e clareza, em que o autor faz um estudo aprofundado das Escrituras e dos teólogos da Igreja latina e da Igreja grega. (Págs. 392 e 393.)

208. Fechando o número de dezembro, a Revue consigna quatro notícias: I) A retomada das publicações da Union Spirite Bordelaise, que haviam sido interrompidas por doença de seu diretor. II) O preparo de uma coletânea poética produzida mediunicamente pelo Sr. Vavasseur, que logo estaria nas livrarias. III) Um aviso sobre as renovações de assinaturas da Revue Spirite para 1867. IV) A notícia do falecimento de três amigos de Kardec: a sra. Dozon, o Sr. Fournier e o Sr. D’Ambel, este último antigo diretor do jornal Avenir. (Págs. 393 a 395.)


 


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