Mara Marques
Sucena de
Almeida:
“Não podemos
mudar o mundo,
mas podemos
mudar
a nós
próprios”
A estudiosa
paulista fala
sobre o uso dos
recursos
audiovisuais
nas aulas e
exposições
doutrinárias e a
facilitação do
entendimento que
isso propicia
|
Mara Marques
Sucena de
Almeida
(foto),
espírita desde
os 16 anos,
natural de
Itapevi, no
interior de São
Paulo, hoje
residente na
Capital do mesmo
estado, atua na
Associação
Espírita Mãos
Unidas, nas
áreas de
fluidoterapia,
mediunidade e
estudos
doutrinários.
Evangelizadora
de jovens na
faixa etária de
13 a 17 anos,
ela nos fala
sobre sua
experiência na
área do ensino
espírita para
adolescentes.
Comentando o uso
de imagens nas
palestras e
aulas, para
fixação das
ideias, Mara
aborda ainda a
didática nas
atividades dos
centros
espíritas e
comenta sobre o
alcance da
Doutrina
Espírita,
especialmente
sobre a
|
responsabilidade
de pais e
educadores.
O Consolador:
Fale-nos de sua
experiência nas
aulas espíritas
para crianças.
Desde quando
está com essa
atividade?
|
Apesar de muito
tempo nessa
tarefa, a
impressão é de
que sempre está
faltando algo. A
busca por temas,
métodos,
recreações
adequadas,
adaptação aos
meios etc. é
incessante
porque, com o
progresso
vertiginoso,
facilmente
percebemos a
falta de
interesse,
principalmente
dos jovens, o
que não nos
permite
acomodação no
trabalho. Estou
nessa atividade
desde os 19
anos, já quis
parar, mas tenho
a impressão que
tenho
efetivamente um
compromisso
nessa área.
O Consolador: Na
elaboração das
atividades para
a infância, qual
o critério
preferido no
preparo das
aulas?
Na verdade temos
uma programação
realizada por
uma equipe que
constantemente
está se
reciclando,
procurando
atender às
necessidades
atuais. O
critério é
variável no
tocante à faixa
etária,
atendendo
inclusive a
estudos
psicológicos
acerca da
criança e do
jovem.
O Consolador: No
uso de recursos
visuais, você
considera que
esses recursos
facilitam a
atenção das
crianças?
Sem dúvida; há,
no entanto,
necessidade de
mesclar os
recursos visuais
com projeções,
cartazes,
montagens etc.
Temos relato dos
evangelizadores
de que o uso
desses recursos
favorece até
mesmo a
disciplina, com
maior interesse
e motivação para
a aula.
O Consolador: Em
sua participação
no Projeto
Imagem -
www.projetoimagem.com.br
- o trabalho de
resumo e mesmo
apresentação das
palestras
têm-lhe trazido
alguma
experiência
marcante que
gostaria de
transmitir aos
leitores?
Com relação à
evangelização,
o Projeto Imagem
tem 3 títulos
infanto-juvenis.
Mas a
experiência tem
mostrado que o
aproveitamento
integral e/ou
parcial das
obras de André
Luiz, Emmanuel e
outros é de
grande
interesse,
principalmente a
partir dos 12
anos. Além
disso, às vezes,
conforme o tema
abordado, também
podemos usar
algumas
situações
contidas nessas
obras para
ilustrar o
conteúdo a ser
ministrado.
O Consolador: No
trabalho de
pesquisa das
obras para
elaboração de
resumos ou
preparo de
palestras, o que
mais lhe chamou
a atenção nos
textos das obras
psicografadas?
A preocupação
dos Espíritos em
nos fazer
entender a
necessidade do
trabalho no bem.
Os recursos das
histórias
(romances) e as
experiências
vividas no plano
espiritual
(principalmente
as de André
Luiz) são ricos
em ensinamentos,
para quem tem
olhos de ver, e
o Projeto Imagem
ajuda nesse
olhar.
O Consolador:
Nas palestras,
como tem sentido
a reação do
público diante
do uso de
recursos
audiovisuais na
motivação para
leitura das
obras
apresentadas?
Os comentários
são muito
favoráveis.
Aqueles que
assistem pela
primeira vez,
geralmente dão
seu depoimento,
falando de como
fica fácil de
entender e de
guardar as
informações.
Muitos também se
propõem a uma
leitura ou
releitura da
obra
apresentada. Os
desenhistas que
trabalham nesse
Projeto são
também muito
elogiados,
porque as
imagens
emocionam.
O Consolador: No
quesito atenção
nas
apresentações,
palestras e
aulas, para
crianças e
adultos, o que
gostaria de
destacar?
Dá para notar
que a atenção
aumenta muito.
Quando podemos
interagir com os
participantes,
como no caso das
aulas, por
exemplo, é
perceptível esse
interesse. Há
também o aspecto
do roteiro da
palestra ou da
aula, o qual é
mantido
obrigatoriamente
com a projeção
das imagens.
O Consolador:
Considerando o
momento que a
Humanidade
atravessa e
também o
centenário de
Chico Xavier, de
que forma as
instituições
espíritas podem
aprimorar sua
programação e
mesmo os
palestrantes
podem tornar a
apresentação dos
temas espíritas
mais motivadora
para estimular o
estudo constante
das obras
básicas?
Acredito que
depende muito de
cada um essa
tomada de
consciência,
pois a vontade
de agir tem que
estar presente.
É claro que
métodos
aprimorados com
os recursos que
temos
disponíveis no
Projeto Imagem e
através da
internet (bancos
de imagens), por
exemplo, são
diferenciais
importantes.
O Consolador:
Conte-nos sua
experiência
vivenciada com o
Centro Espírita
Nosso Lar -
Casas André
Luiz, na
apresentação das
obras de André
Luiz.
Fomos convidada
para falar das
obras de André
Luiz, com a
apresentação do
Projeto Imagem
no grupo de
Estudos
Continuados, nas
duas unidades
dessa
conceituada
entidade. Foi
uma experiência
muito
gratificante e
cada vez mais
percebemos a
riqueza de
ensinamentos que
André Luiz,
através da
psicografia do
nosso querido
Chico Xavier,
nos traz.
O Consolador:
Algo mais a
acrescentar?
Com respeito à
evangelização
infantil e
juvenil,
gostaria de
falar da grande
importância de
priorização
desse trabalho
na Casa Espírita
e na
conscientização
dos pais e
responsáveis,
para que não
afrouxem quanto
à necessidade de
cuidar do
terreno que o
Pai Maior lhes
colocou como
arrendado, para
que as sementes
lançadas
frutifiquem.
O Consolador:
Suas palavras
finais.
Que possamos nos
conscientizar de
que, embora não
tenhamos
condição de
mudar ninguém,
nem o mundo,
podemos mudar a
nós próprios e
favorecer o
entendimento
para que outros
se apercebam
também dessa
necessidade.
“Sede
perfeitos”,
disse Jesus,
caminhemos para
isso!