De: Vicente M. (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 18 de maio de 2011 às 17:22:42
Olá! Gostaria de saber se vocês conhecem o Centro Espírita da Paz de Goiatuba-GO e se é um grupo que observa seriamente os preceitos da doutrina espírita. Minha curiosidade deve-se ao fato de eles oferecerem tratamento fitoterápico seguindo receitas ditadas pelos espíritos.
Obrigado!
Vicente
Resposta do Editor:
Não conhecemos o Centro Espírita citado. |
|
|
De: Nailor Hélio Cruzetta (Curitiba, PR)
Quinta-feira, 19 de maio de 2011 às 03:42:34
Assunto: Especial 170 - METANEUROLOGIA - PARTE 2
Fico muito feliz que a classe médica esteja distanciando-se gradativamente de paradigmas extremamente materialistas. As Associações Médicas Espíritas têm contribuído muito para essa evolução. Parabéns!
Nailor |
|
|
De: Raquel Massei (Londrina, PR)
Quinta-feira, 19 de maio de 2011 às 11:12:31
Bom dia. Gostaria de saber sobre a possibilidade da divulgação de um livro espírita que está sendo lançado pela Casa André Luiz, de São Paulo, uma entrevista com o médium psicógrafo, ou algo neste gênero. É possível? Com quem devo falar?
Obrigada.
Raquel
Resposta do Editor:
A leitora pode dirigir-se diretamente à direção desta Revista, enviando sobre o livro espírita a ser lançado os elementos necessários à sua divulgação, o que faremos sem custo nenhum. |
|
|
De: Graziela Santolia da Silva (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 19 de maio de 2011 às 15:26:58
Boa tarde. Meu nome é Graziela e gostaria de divulgar o 1º Congresso Espírita Uruguaio a ser realizado em out.2011. Tenho o folder e o contato para informações na FEU (Fed. Espírita Uruguaia).
Obrigada.
Graziela
Resposta do Editor:
A leitora pode dirigir-se diretamente à direção desta Revista, enviando o folder e as informações relativas ao evento. |
|
|
De: Jaime Mendoza Palomino (Manizales-Caldas, Colômbia)
Quinta-feira, 19 de maio de 2011 às 18:29:43
Assunto: Especial 209 - Será Chico Xavier a reencarnação de Allan Kardec?
Seria interessante saber si Emmanuel reencarno en America o Europa. Ya esta confirmada su reencarnacion? en tal caso podria haber renacido en una familia espirita? Nos interesa como instruccion para nosotros espiritas imperfectos.Que el maestro JESUS los bendiga siempre.
Jaime
Resposta do Editor:
Circulam na internet informações de que Emmanuel reencarnou e reside numa cidade paulista, mas as fontes não são, a nosso ver, confiáveis. |
|
|
De: Gebaldo José de Sousa (Goiânia, GO)
Quinta-feira, 19 de maio de 2011 às 18:47:47
Prezados amigos. Na edição 209, de 15.05.11, em sua resposta ao leitor José Sergio Barroso, de Bela Vista de Minas (MG), relativamente ao sono que advém a algumas pessoas, em momentos de concentração, em várias circunstâncias (ouvindo palestras, em reuniões mediúnicas, etc.), foram indicadas várias e pertinentes causas, mas não foi mencionada a circunstância de se tratar, eventualmente, de mediunidade sonambúlica.
Em Nos Domínios da Mediunidade – Cap. 8, intitulado Psicofonia sonambúlica –, André Luiz transcreve palavras do mentor Aulus, referindo-se à médium (sonâmbula) Celina: “A médium desvencilhou-se do corpo físico, como alguém que se entregava a sono profundo (...)”
No Cap. 11 (Desdobramento em serviço), pág. 97, assinala: “Castro como que adormeceu devagarinho (...)”. Indica a atuação do mentor Clementino, para provocar o desdobramento do médium, sem falar quais procedimentos adotou, ou não, Raul Silva, dirigente encarnado da reunião. Eurípedes Barsanulfo desdobrava-se conscientemente e sempre que necessário. E seu corpo ficava “a dormir”. No livro Sonambulismo Prático, a autora, Eliane Crespo, afirma: “Quantas vezes, em reunião mediúnica, o médium pende a cabeça pesadamente e parece adormecido e é repreendido pelo dirigente, que desconhece que um sonâmbulo dorme para que seu espírito possa, em desdobramento, libertar-se para trabalhos da própria reunião e que os agentes da magnetização são os espíritos que a dirigem; o médium não é culpado, apenas tem uma mediunidade pouco conhecida ou quase nunca estudada (...) Quantas vezes o passista levanta-lhe a cabeça, sem o conhecimento de que o toque no sonâmbulo aprofunda o transe.”
A propósito, estou à procura de roteiro prático e/ou livro que assinale os passos e a conduta a serem adotados pelo dirigente da reunião mediúnica de que participam médiuns sonâmbulos (conto com quatro deles – três, às quartas-feiras; e uma, às sextas-feiras).
No livro acima, apesar do título, a Sr.ª Eliane oferece valiosas orientações, máxime para reuniões de tratamentos físicos e espirituais, sem destacar a participação desses médiuns em reuniões de ‘desobsessão’.
Apoio-me na série de livros Histórias que os Espíritos contaram, de Hermínio C. de Miranda. Em inúmeras passagens indica ele: “procedemos à magnetização...”.
Conhece você algum livro ou artigo que descreva, com clareza e objetividade, as condutas a serem adotadas por dirigentes de reuniões mediúnicas – que contam com médiuns sonâmbulos em seus grupos –, para magnetizá-los (e outros procedimentos necessários) e a bem utilizar dessas faculdades à disposição desses dirigentes? Ou conhece alguém que possa fazê-lo?
Desculpa-me se não tive tempo para ser breve! E receba meu cordial e agradecido abraço,
Gebaldo José de Sousa
Resposta do Editor:
Aí está uma série de informações que complementam a resposta dada ao leitor citado na carta acima, a respeito do sono que acomete algumas pessoas em determinadas situações. Quanto à pergunta final do confrade, a resposta é não, porque não temos notícia de livro algum que focalize especificamente a conduta a ser adotada pelos dirigentes de sessões que contam com a participação de médiuns sonâmbulos. |
|
|
De: Michelle da Silva (Florianópolis, SC)
Quinta-feira, 19 de maio de 2011 às 17:26:54
Gostaria de saber por que sempre que estou fazendo a minha oração, antes de dormir, com meus filhos, me dá uma abrição de boca muito grande.E também quando leio o Evangelho sozinha.
Michelle
Resposta do Editor:
Sugerimos à leitora ler o texto contido na carta enviada pelo confrade Gebaldo José de Sousa, acima transcrita. O tema sono que ocorre em algumas situações, como na leitura de livros espíritas, é também focalizado por Divaldo Franco, na questão 88 do livro Diretrizes de Segurança. |
|
|
De: Hélio Nunes Abreu (Santa Inês, MA)
Sábado, 21 de maio de 2011 às 21:21:36
Assunto: Especial 210 - O que nos advém da ausência de bom senso
É de lamentar que isto esteja acontecendo no meio espírita, pois Kardec nos alerta nas obras básicas que devemos passar pelo crivo da razão todas as informações que chegam até nós.
Vamos estudar as obras básicas!
Hélio |
|
|
De: Élvio Andrade Dias (Laguna, SC)
Domingo, 22 de maio de 2011 às 09:29:42
O instinto não erra. Como pode haver homossexualidade nos animais?
Abraço!
Élvio
Resposta do Editor:
O assunto será tratado numa das próximas edições desta revista, na seção O Espiritismo responde, quando então o leitor será devidamente informado. |
|
|
De: Maria José da Rocha Silva (Recife, PE)
Domingo, 22 de maio de 2011 às 18:53:26
Que maravilha de lançamento na internet! Que Jesus abençoe a todos hoje e sempre.
Abraços a todos.
Maria José |
|
|
De: Gloria Collaroy (Sidney, Austrália)
Domingo, 22 de maio de 2011 às 22:13:38
Assunto: Especial 210 - O que nos advém da ausência de bom senso
Caro amigo, Jesus te guie.
Você não sabe com que alegria acabei de ler este artigo sobre a identidade de André Luiz!
Escrevo também para perguntar: Os encarnados, quando desdobrados, e encontram outros desencarnados em desdobramentos como nos sonhos, enxergam o cordão de prata, ou será este invisível para nós encarnados? No meu caso, nunca me lembro de ver amigos meus, em meus desdobramentos, e lembrar do cordão de prata.
Esta pergunta foi-nos feita pelos estudiosos da Doutrina Espírita da Casa Espirita Franciscanos em Sydney, Austrália.
Receba o meu abraço carinhoso com o meu respeito e consideração.
Gloria Collaroy
Resposta do Editor:
Na Revista Espírita, Kardec menciona dois fatos que nos levam a crer que durante o desdobramento, bem como no momento do sono, a alma pode ver perfeitamente o cordão espiritual que identifica os encarnados. Os fatos podem ser vistos na Revista Espírita de 1860, pp. 86 a 89, e na Revista Espírita de 1865, pp. 310 a 312, conforme tradução publicada pela Edicel. |
|
|
De: Maria Aparecida Ribeiro de Carvalho (Londrina, PR)
Domingo, 22 de maio de 2011 às 22:21:52
Amigos, as explicações sobre caso do menino tetraplégico fazem um bem enorme aos leitores, porquanto, muitas vezes - diria até que, todas as vezes - quando se toma conhecimento de histórias como esta, torna-se fácil sair da inanição para uma prática responsável de auxílio ao nosso próximo.
Que Deus e Jesus continuem abençoando-os, para cada vez mais possam nos ajudar com este trabalho maravilhoso que vêm fazendo há anos na seara espírita, e agora com esta Revista, sanando nossas dúvidas, confortando nossos corações e alumiando nossos pensamentos, atos e atitudes.
Maria Aparecida (Lia) |
|
|
De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Segunda-feira, 23 de maio de 2011 às 12:56:10
O que o Espiritismo nos diz sobre os gays e lésbicas?
Como acontece, é acerto realizado na encarnação?
Léo
Resposta do Editor:
Sugerimos ao leitor que leia o Editorial da presente edição, em que o assunto é apresentado com as informações necessárias para que os interessados compreendam qual é a visão espírita acerca do tema homossexualidade. |
|
|
De: Susana Malaga (Campinas, SP)
Segunda-feira, 23 de maio de 2011 às 13:35:33
Queridos amigos de jornada espírita,
Estamos engajados na divulgação do Manifesto Allan Kardec pelo resgate da memória espírita em seu berço de nascimento, a França. Para que esse desejo possa se tornar realidade foi lançada uma campanha pelo tombamento do apartamento em que viveu Kardec em Paris com sua esposa, Amélie Gabrielle Boudet. Foi nesse espaço, Rua dos Mártires, número 8, que ele traçou as primeiras linhas da obra maior “O Livro dos Espíritos”, organizou a Codificação e viveu o primeiro contato com o Espírito de Verdade!
Esse manifesto é uma iniciativa promovida pela AMIC (Associação Amigos da Criança) de Campinas. É uma grande campanha de divulgação e valorização da Doutrina Espírita.
Foi escrita uma carta endossada ao prefeito de Paris, registrada no correio local, junto a uma petição. Para tornar esse sonho realidade, precisamos do maior número possível de assinaturas.
Assine o Manifesto! Divulgue essa campanha!
Precisamos da sua participação!
O link para assinar o manifesto e ler a carta na íntegra é http://www.manifestoallankardec.com.br/
Abraços de luz!
Susana |
|
|
De: M.S. (Curitiba, PR)
Segunda-feira, 23 de maio de 2011 às 17:14:53
Uma pessoa que em alguma encarnação cometeu um assassinato ou um estupro, terá de pagar na mesma moeda, ou seja, em outra encarnação essa pessoa terá de morrer assassinada ou ser estuprada, ou pode pagar através do amor e de uma grande modificação servindo ao próximo?
M.S.
Resposta do Editor:
Na seção O Espiritismo responde desta mesma edição a leitora encontrará subsídios que lhe permitirão solucionar as dúvidas formuladas em sua carta. |
|
|
De: Luciano dos Anjos (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 23 de maio de 2011 às 19:03:42
Waldo Vieira vem estrelando o YouTube e, entre uma historieta e uma novela, resolveu contar que o André Luiz não é o Faustino Esposel e, sim, o Carlos Chagas. Faz sentido. Pela própria internet, em livros e entrevistas ele já disse que:
- Jesus-Cristo encarnou como uma mulher judia.
- "Jesus reencarnará ainda outras vezes para despojar-se do psicossoma".
- Jesus é um "serenão", tanto quanto Eurípedes Barsanulfo e outros. ("Serenão" e "serenona", em terminologia inventada na "Waldópolis" de Foz do Iguaçu, são seres altamente evoluídos).
- Jesus-Cristo prejudicou o cristianismo devido ao excesso de resignação.
- Jesus-Cristo é um “teólatra populista inamovível”, um “catequista inveterado e fanático” um “rezador de retiros espirituais”, um “autopromotor da autoidolatria cega”, um “doutrinador e repressor acrítico”, um “sectarista ginecófobo apaixonado”.
- "Tento discernir com lógica, com bom senso, além das palavras ensinadas por ele" (Jesus).
- "Não existe a Ciência Espírita".
- “Pobre do homem que se deixa levar pela religião.”
- "O Livro dos Espíritos contém: arcaísmos óbvios, termos obsoletos, expressões inadequadas, comparações errôneas, repetições desnecessárias, divergências de linguagem, influências religiosas dos meados do século XIX, assuntos superados, contradições aparentes, absurdos científicos ante a ciência atual".
- Santo Agostinho e São Luiz eram "guias cegos".
- O erro de Allan Kardec foi "apelar para Jesus-Cristo".
- A Codificação foi "escrita às pressas".
- O espiritismo é uma superstição e Kardec já está superado.
- "O espiritismo só serve para consolar as pessoas; a conscienciologia está aqui para instruir as pessoas".
- “A conscienciologia já deixou para trás e ultrapassou, há muito tempo, o espiritismo, e oferece muito mais cabedais.”
- “O espiritismo é uma seita que inventa muitas coisas.”
- O espiritismo “é um estágio pré-natal”, “estreito demais”.
- Mediunidade “é um pré-maternal, uma bobagem”.
- Na "Waldópolis" de Foz do Iguaçu vige uma divertida terminologia própria, inventada para substituir encarnação, desencarnação, desdobramento, perispírito, etc. (Em psicologia, dá-se ao distúrbio o nome de síndrome de Asperger).
- Estava cansado do Chico, “tão frágil, tão suscetível, tão chorão” e do seu “populismo” das sopas diárias.
- Chico Xavier fraudava nas sessões de materializações, cujos frascos de perfume foram encontrados escondidos num armário. O Chico chorou muito na ocasião do flagrante (Encontrados pelo próprio Waldo).
- As fotos das materializações de Uberaba, em 1964, foram manipuladas.
- Chico Xavier mistificava nas mensagens recebidas nas reuniões públicas com recados de familiares e de amigos ali presentes, cujos dados ele obtinha, antes, junto aos parentes.
- Quando em viagem aos EUA, Chico Xavier não queria voltar para o Brasil e foi dissuadido a não abandonar a missão. (Dissuadido pelo Waldo.)
- Chico Xavier saiu de Pedro Leopoldo em meio a um grande escândalo e foi ajudado financeiramente pelo Waldo. (A história da saída do Chico foi mesmo muito desagradável, mas está sendo maldosamente escandalizada pelo Waldo.) - O livro Há 2.000 Anos é uma ficção.
- Recebia André Luiz muito antes de conhecer Chico Xavier.
- Foi quem revelou para o Chico Xavier quem era o André Luiz. (O próprio Chico contou e publicou que foi apresentado ao André Luiz antes de iniciar a psicografia de Nosso Lar.)
- Nega tenha sido o poeta inglês Robert Browning, a despeito de pesquisa do insigne pesquisador Hermínio Corrêa de Miranda.
- Diz-se agora a reencarnação de Nostradamus.
- Esteve na Revolução Francesa. Conheceu Jean-Jacques Rousseau que, a partir de 1982, tornou-se adepto da conscienciologia.
- Reencarnou na China várias vezes. (A China agora é potência mundial; todo mundo quer ser chinês...).
- É a reencarnação de Zéfiro, guia familiar de Allan Kardec. (Se dizem que Chico Xavier é Allan Kardec, melhor e mais importante é ser o guia de Allan Kardec.)
- Ficou trezentos anos sem reencarnar, estudando na espiritualidade.
- André Luiz é Carlos Chagas.
Faz sentido. Tudo faz sentido.
(Nota: os parênteses são meus.)
Luciano dos Anjos |
|
|
|