WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 215 - 26 de Junho de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Filomena Lencastre (Marinha Grande, Portugal)
Quinta-feira, 16 de junho de 2011 às 00:08:14

Assunto: Especial 212 - Lírios de Esperança
Caro Passini: sinta-se totalmente apoiado nesta análise deste livro. Também eu me surpreendi com estes trechos. O codificador e os guias espirituais dão-nos alento para que nunca fraquejemos na tarefa de estudar e "passar pelo crivo da razão" todos os itens do nosso conhecimento.
Parabéns e obrigado.

Filomena Lencastre

 

De: Antonio Alves (Mondorf-les-bains, Luxemburgo)
Domingo, 19 de junho de 2011 às 17:25:03
Boa noite
Não sei se estou no site certo, mas ao percorrer o Google encontrei este site que nos fala de Espiritismo e de espíritos. Gostaria de entrar em contato com vocês para conversar sobre uma situação que me aconteceu este fim de semana e estou assustado com isso. Não vi nada do que aconteceu; apenas 6 testemunhas me disseram no dia seguinte sobre a brutalidade da situação.
Se estou no site certo, gostaria de ser contactado pra saber mais sobre o assunto.

Obrigado.
Antonio Alves
 

Resposta do Editor: 

Existe em Luxemburgo o Grupo Espírita Allan Kardec, que mantém o site www.groupespiriteallankardeclux.com e pode ser também contactado pelo e-mail allankardeclux@yahoo.fr. Nessa instituição, seja pessoalmente ou seja pela internet, o leitor poderá solucionar suas dúvidas e obter as informações de que necessita.

 

De: Thiago Baranda (Manaus, AM)
Sexta-feira, 17 de junho de 2011 às 17:22:36

Olá, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo bastante instrutivo e esclarecedor. Gostaria de saber como faço para receber as atualizações desta revista eletrônica, via e-mail.
Aproveito a oportunidade para sugerir que haja no site um sistema de cadastro para que mais pessoas possam receber as atualizações do mesmo.
Um forte abraço a todos!

Thiago
 

Resposta do Editor: 

A revista não adota nem pretende adotar o sistema de inscrição ou cadastro dos seus leitores, mas envia por e-mail, semanalmente, aos que a ela escrevem, os destaques de cada edição postada na rede mundial de computadores, bem como a reprodução da página inicial, com o objetivo de facilitar a localização dos temas publicados e sua leitura.

 

De: Alcídio Michel (São Francisco de Paula, RS)
Sexta-feira, 17 de junho de 2011 às 19:59:19

Qual a explicação para a adulteração da Gênese, cap. 15, em que o item 67 foi retirado.
Se puderem me responder desde já obrigado!

Alcídio
 

Resposta do Editor: 

Desconhecemos o fato citado pelo leitor e informamos que em nossa Biblioteca virtual, no livro A Gênese, lê-se perfeitamente o teor do item 67, abaixo reproduzido:

67. - Não é nova essa ideia sobre a natureza do corpo de Jesus. No quarto século, Apolinário, de Laodiceia, chefe da seita dos apolinaristas, pretendia que Jesus não tomara um corpo como o nosso, mas um corpo impassível, que descera do céu ao seio da santa Virgem e que não nascera dela; que, assim, Jesus não nascera, não sofrera e não morrera, senão em aparência. Os apolinaristas foram anatematizados no concílio de Alexandria, em 360; no de Roma, em 374; e no de Constantinopla, em 381. Tinham a mesma crença os Docetas (do grego dokein, aparecer), seita numerosa dos Gnósticos, que subsistiu durante os três primeiros séculos.

 

De: Inácio Loiola Campos Cavalcanti (Remígio, PB)
Sábado, 18 de junho de 2011 às 12:45:07

Gostaria de saber se um casal pegar uma criança para adotar, e no quarto dia devolvê-la, por falta de saúde de um dos membros do casal, esta conduta é pecado diante o Pai Celestial.

Inácio
 

Resposta do Editor: 

Em nosso entendimento, o motivo citado é mais do que justo. A criança requer cuidados que só pode oferecer quem reúne condições para isso. O Pai Celestial sabe, com certeza, qual é a motivação verdadeira de tudo o que fazemos e é por isso que se diz que a Justiça Divina nunca erra.  

 

De: Ana Maria Teixeira de Souza (Piraúba, MG)
Sábado, 18 de junho de 2011 às 16:03
Boa  tarde!!

Salve  a tua luz.
Eu gosto muito de pesquisar na NET ouvindo a Rádio Fraternidade. Nessas pesquisas sobre depressão fiquei surpresa quando li que depressão é um transtorno  bipolar e pode ser espiritual também. Eu gostaria de saber através  de  esclarecimento espiritual se é também um resgate de outras vidas, pois a quantidade de pessoas  de várias faixas etárias que se encontram em depressão é muito grande. Parece que é uma  doença do século. Sei que estamos passando uma transição para o mundo de regeneração e que estamos caminhando em passos muito lentos, mas vamos  com o PODER DE DEUS, DO MESTRE JESUS E A AJUDA DOS ESPÍRITOS  EVOLUÍDOS  OS NOSSOS IRMÃOS.
De que maneira  agir com os  irmãos com depressão?
E por que a maioria das casas espíritas não trabalham mais com desobsessão?
Será  que a falta desse trabalho de desobsessão não esteja contribuindo para essa depressão?
Muito grata pela atenção.
Aguardo uma resposta.

Um fraternal abraço.

Ana Maria
 

Resposta do Editor: 

O tema depressão é bastante complexo e constitui na atualidade, segundo palavras de Divaldo Franco, o grande desafio do ser humano. Todos – diz ele – estamos sujeitos à depressão. Ela pode ser infantil, juvenil, adulta, senil, pré-parto, pós-parto, sazonal, periódica. Em face de tamanha complexidade, sugerimos à leitora que leia o livro Vitória Sobre a Depressão, de autoria de Joanna de Ângelis, psicografado por Divaldo Pereira Franco, no qual a autora apresenta as considerações e o contributo terapêutico do Espiritismo para combater e eliminar a depressão, restabelecendo desse modo o equilíbrio e a harmonia da criatura que a tenha experimentado. 

 

De: Clodovico de Oliveira Braga (Brasília, DF)
Sábado, 18 de junho de 2011 às 18:33
Assunto: Tríplice aspecto do Espiritismo.
Ao leitor Ronaldo da Silva Lopes:
Eu como simpatizante da Doutrina Espírita, vejo isso da seguinte forma: Segundo Aurélio,  “Doutrina” é o conjunto de princípios que sevem de base a um sistema Filosófico, Científico, Religioso e etc.).
Baseado nessas informações e para caracterizar a Doutrina Espírita como RELIGIÃO, notório seja a observância do quantitativo de frequentadores migrados para a mesma (católicos, protestantes e todos os grupos espiritualistas) e concluir aí o terceiro pé da trilogia.
No livro “Obras Póstumas”, de Kardec, podemos ler a seguinte mensagem:  O Espiritismo está destinado a representar importantíssimo papel na Terra; cabe-lhe reformar a legislação, retificar os erros da história e estimular a religião do Cristo, transformada em mãos dos padres em comércio de indulgência. Instituirá em verdadeira religião, a religião natural, a que parte do coração e vai em direção de Deus, sem a dependência das obras da batina ou dos degraus do altar. Extinguirá para sempre o ateísmo e o materialismo, a que têm sido arrastados certos homens pelos abusos constantes dos que se dizem ministros de Deus e pregam a caridade com uma espada na mão...
Em tudo isso, sem abandonar o contacto com o Senhor do Universo, que dúvida podemos ter a respeito do tríplice aspecto dessa maravilhosa doutrina? Não encontrar em Kardec tal afirmativa é menosprezar sua biografia, pois o mesmo livro traz em sua pág. 8, trigésima oitava linha, o seguinte: Nascido na religião católica, mas educado no protestantismo, serviram-lhe os atos de intolerância, que passou de incentivo, em boa hora, ao pensamento de uma reforma religiosa (como acontece no dia a dia até hoje nessa doutrina), na qual trabalhou em silêncio, por dilatados anos, procurando unificar as crenças sem que pudesse descobrir o elemento indispensável para solução do problema maior.
Como simpatizante e estudioso dessa grande doutrina, comprovo com o pouco que sei que a trilogia existe e aguça minha religiosidade. Não precisa ela ostentar um clero ou dogmas  para que seja religião.
Muita paz.
Clodovico

 

De: Leonardo Leite Medeiros (Braço do Norte, SC)
Sábado, 18 de junho de 2011 às 20:03:03

Queridos amigos, gostaria de receber semanalmente esta valiosa revista que nos dá grande recurso quanto esta maravilhosa doutrina.
Abraço fraterno.

Leonardo

 

De: Alvimara Bispo dos Santos Oliveira (Juazeiro, BA)
Sábado, 18 de junho de 2011 às 23:11:00
Qual a diferença entre qualidades e virtudes? Já li um livro e não mais me lembro o nome do livro, que foi meu primeiro livro espírita. Queria lembrar pra poder obter esse livro.

Alvimara
 

Resposta do Editor: 

Segundo os dicionários, virtude significa: disposição firme e constante para a prática do bem; boa qualidade moral; força moral; valor; ato virtuoso; castidade, pureza; modo austero de vida. Vê-se que se trata de uma palavra aplicável normalmente às pessoas.

Já a palavra qualidade diz respeito à propriedade, ao atributo ou à condição das coisas ou das pessoas, capaz de distinguir umas das outras. Referindo-nos a um produto, podemos, pois, dizer se ele é de boa qualidade ou não, aduzindo também se tem algumas qualidades terapêuticas, como se diz, por exemplo, com respeito às propriedades de um bom vinho.

Quando aplicamos essas palavras às pessoas, podemos dizer que elas se equivalem. É assim que Kardec escreveu que as qualidades que, de preferência, atraem os bons Espíritos são a bondade, a benevolência, a simplicidade do coração, o amor do próximo, o desprendimento das coisas materiais (O Livro dos Médiuns, cap. XX, item 227). Se, no lugar de qualidades, ele tivesse escrito virtudes, em nada a compreensão do texto ficaria comprometida.

 

De: Elaine Saes (São Paulo, SP)
Sábado, 18 de junho de 2011 às 23:46:24

Estou comunicando que coloquei em meu blog http://escolinhaespirita.blogspot.com/
o link: Leitura aleatória do Evangelho. Por favor visitem e avaliem. Caso não seja permitido retirarei assim que notificada.
Att.
Elaine Saes 
 

Resposta do Editor: 

O blog é excelente e ficamos felizes por seus criadores aproveitarem a singela ideia que nos levou a instituir em nossa revista o Evangelho com busca aleatória. Os interessados que quiserem ver o blog citado devem clicar em http://escolinhaespirita.blogspot.com/ 

 

De: Antônio Luís (Fortaleza, CE)
Sexta-feira, 17 de junho de 2011 às 14:09:37

Agradeço a atenção e estou pesquisando a minha pergunta na edição indicada.
Fiquem com Deus.

Antônio Luís
 

 

De: Marcos Antonio Monteiro de Melo (Florianópolis, SC)
Domingo, 19 de junho de 2011 às 20:32:50

Onde posso encontrar a pomada vovô Pedro em Florianópolis?

Marcos
 

Resposta do Editor: 

A instituição que coordena a fabricação da pomada Vovô Pedro é a Sociedade Espírita Maria Nunes, onde o leitor pode obter a informação de que necessita. Eis seu endereço: SOCIEDADE ESPIRITA MARIA NUNES – R. Dona Euzébia 150 - Providência - Belo Horizonte, MG. CEP: 31814-180 -  (31) 3445-1377.

 

De: Vera Lúcia Barbosa (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 20 de junho de 2011 às 07:26:14

Como faço para enviar perguntas para serem respondidas nas cartas on-line?
Vera Lúcia 

Resposta do Editor: 

Basta clicar no link “Esclareça suas dúvidas” e expor sua dúvida. A resposta será dada na edição subsequente.

 

De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Segunda-feira, 20 de junho de 2011 às 09:55:48

Ao sofrer-se um acidente de carro que fica destruído, qual o porquê dos ocupantes escaparem ilesos? Ao encarnarmos, já vimos com destino traçado e a data de desencarne? Como podemos caracterizar o grau de elevação de um médium vidente e sensitivo? Como se sente e pode agir um Espírito que convive e faz parte de um meio familiar, onde os demais conflitam-se entre si? O que identificamos como choque de corrente?

Léo
 

Resposta do Editor: 

Dada a exiguidade de espaço para responder a todas as perguntas formuladas pelo leitor, elas serão respondidas oportunamente na seção O Espiritismo responde, que faz parte das edições semanais desta revista. 

 

De: Mailde Moreira (Belo Horizonte, MG)
Segunda-feira, 20 de junho de 2011 às 20:03:49

Todos os casamentos são de ordem provacional? Temos que aceitá-los até a morte? Pensar que, se separarmos, cada um pode viver melhor (por assim dizer) é faltar com a tolerância e a caridade? É descumprir o que por nós foi programado nas leis da evolução espiritual? Obrigada!
Mailde
 

Resposta do Editor: 

Os temas casamento e divórcio foram tratados nesta revista em diversas ocasiões, como, por exemplo, em dois estudos publicados nas edições 63 e 79, que sugerimos sejam lidos pela leitora. Para os ler, basta clicar, respectivamente, nos links - http://www.oconsolador.com.br/ano2/63/especial.html - sobre o tema casamento -  e http://www.oconsolador.com.br/ano2/79/especial.html - acerca do tema divórcio.  Depois de lidos, se houver dúvidas, teremos imenso prazer em procurar esclarecê-las.

 

De: Ricardo Luis Soares (São José, SC)
Terça-feira, 21 de junho de 2011 às 11:39:58

Bom dia. Gostaria de saber como posso conseguir a pomada vovô Pedro, pois pertenço à Comunidade Espírita Seara do Amor e alguns irmãos dela estão necessitando.
Abraços.

Ricardo
 

Resposta do Editor: 

A instituição que coordena a fabricação da pomada Vovô Pedro é a Sociedade Espírita Maria Nunes, onde o leitor pode obter a informação de que necessita. Eis seu endereço: SOCIEDADE ESPIRITA MARIA NUNES – R. Dona Euzébia 150 - Providência - Belo Horizonte, MG. CEP: 31814-180 -  (31) 3445-1377.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita