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Cartas
Ano 5 - N° 218 - 17 de Julho de 2011
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: José Barata (Lisboa, Portugal)
Domingo, 10 de julho de 2011 às 16:23:08

Tenho conhecimento de que, antes da publicação de algum livro, este é analisado por diversas pessoas a fim de se saber a veracidade do texto. A minha questão é: Quando um médium faz uma psicografia e a lê ou dá conhecimento, como poderemos aceitar a verdade da mesma? Existindo espíritos brincalhões, enganadores e inferiores, poder-se-ão disfarçar e declararem um texto enganador... Agradeço antecipadamente a vossa informação.
Um abraço fraterno.
José

Resposta do Editor:

A análise atenta e rigorosa dos textos mediúnicos é recomendada por todos os Espíritos e por Kardec. Nesse sentido, vale sempre relembrar a célebre recomendação do Espírito de Erasto consignada em O Livro dos Médiuns,  segundo a qual  é preferível rejeitar dez verdades a aceitar uma única mentira. Os médiuns e dirigentes que ignoram essa advertência costumam colher sérias decepções na tarefa a que se propõem.

 

De: Luzinetti Daud dos Santos (Campo Grande, MS)
Quarta-feira, 6 de julho de 2011 às 13:20:42

Tenho uma filha que mora em Santo Antônio do Sudoeste-PR. Ela também é espírita e lá não tem nenhum Centro em que ela possa dar continuidade nos estudos mediúnicos. Gostaria de saber quais as possibilidades de vocês fundarem um lá, ou indicar um bem próximo.

Abraços fraternos.
Luzinetti

Resposta do Editor:

Sugerimos à leitora acessar o site da Federação Espírita do Paraná, no qual é possível saber os endereços dos centros espíritas situados nas localidades próximas da cidade mencionada. O seguinte link poderá também ajudá-la na obtenção da informação desejada: http://www.enderecocasaespirita.org.br/

 

De: Rubens Corrêa (Curitiba, PR)
Terça-feira, 12 de julho de 2011 às 15:57

Prezados confrades:
Permitam-me um palpite, a título de sugestão. Existem trabalhos científicos já consagrados na área científica focalizando cérebro e mente, revelando descobertas fantásticas, hoje pesquisadas pela noergologia, estabelecendo novos paradigmas para a psicologia e parapsicologia (na espiritualidade) e nós ficamos, ainda, repetindo clássicos da Doutrina de mais de um século, tal qual Gabriel Delanne, com o seu Espiritismo perante a ciência (do século passado) que nada mais tem a ver com a ciência atual, onde os estudos sobre o psiquismo humano deram um salto vertiginoso, onde em 1 século evoluímos mais do que em toda a história da humanidade. Lembremo-nos do ensinamento de Kardec de que o Espiritismo acompanhará o progresso da ciência. Assim, data vênia, ao invés de Gabriel Delanne - que foi notável a seu tempo e que está ultra-ultrapassado -, deveríamos estudar os neurocientistas modernos, que já comprovam que a mente é extrafísica, atuando no campo das vibrações quânticas, onde interfere. Vejam bem, caros confrades, nada tenho contra Gabriel Delanne, pelo contrário, ele prestou relevantes serviços no estudo da Doutrina Espírita a seu tempo; mas hoje seus estudos de outrora não têm mais relação com a ciência atual. Nem mesmo como curiosidade. Não me levem a mal. Leio O Consolador toda semana, e acompanho, assiduamente, todos os seus artigos e seções. No mais, reitero aos amigos minhas cordiais saudações fraternas, sempre num propósito construtivo.
Rubens Corrêa - Produtor do programa Espiritismo na TV, em Curitiba, em colaboração com a FEP.  
 

Resposta do Editor: 

Agradecemos a sugestão de nosso estimado confrade e amigo, embora discordemos do que em sua carta se contém. Cada seção de nossa revista tem um objetivo definido. Para reportar e comentar os temas por ele sugeridos, temos os especiais e os artigos doutrinários que semanalmente  enriquecem nossas edições.

Na seção dedicada aos Clássicos, nosso objetivo é estudar exatamente suas obras, conquanto reconheçamos que em alguns aspectos elas se encontram efetivamente superadas. Mas ninguém pode ignorar a importância delas e o objetivo do seu estudo, que é aprender Espiritismo, não ciência.

Na obra de Delanne citada pelo leitor, suas análises acerca de magnetismo e hipnotismo continuam atuais e merecem toda a nossa atenção, e o mesmo podemos dizer a respeito dos demais autores clássicos, valendo ressaltar aqui que essa ideia de superação tem sido dita também a propósito do livro A Gênese, de Kardec, cujo estudo ninguém de bom senso considerará supérfluo.

 

De: Aparecido Ferreira de Souza (Curitiba, PR)
Segunda-feira, 11 de julho de 2011 às 17:22:23
Assunto: Edição 217 - A Assistência Social à luz dos ensinamentos espíritas

Queridos confrades:
É lamentável ver tantas tendências e tendenciosidades averiguadas em nosso meio. Encontramos companheiros que se aferram no trabalho assistencial e se esquecem de acender a própria luz através do estudos, outros que se dedicam aos estudos e se contrapõem a qualquer trabalho destinado ao social. Pelo que se entende, cada qual tem seu devido valor, guardando sempre as suas proporcionalidades, uma vez que o compromisso nosso é com o espírito imortal, como se vê no cristianismo nascente da antiga Casa do Caminho, na estrada de Jerusalém a Jope, onde se atendiam as necessidades do corpo, sem esquecer o pão da alma, simples como nos ensinou Thiago, Pedro e João, apóstolos de nosso Senhor amado Jesus.

Aparecido

 

De: Valdeli dos Santos Guimarães (Porto Trombetas, PA)
Segunda-feira, 11 de julho de 2011 às 15:03:21

O Espiritismo é uma religião?
Valdeli

Resposta do Editor:

Para a maioria dos espíritas, excetuados os adeptos do chamado Espiritismo laico, é ponto pacífico: o Espiritismo é, sim, religião, pois a própria obra kardequiana o define como tal de forma inequívoca. Em seu discurso “O Espiritismo é uma religião?”, publicado na Revue Spirite de dezembro de 1868, Allan Kardec perguntou: “o Espiritismo é uma religião?” E, em seguida, respondeu: “Ora, sim, sem dúvida, senhores”. Mais adiante indagou: “Por que, então, declaramos que o Espiritismo não é uma religião?” Ou seja, por que declarara anteriormente que o Espiritismo não era religião? E ele mesmo esclareceu: “Porque não há uma palavra para exprimir duas ideias diferentes, e que, na opinião geral, a palavra religião é inseparável da de culto; desperta exclusivamente uma ideia de forma, que o Espiritismo não tem”.

Trata-se, pois, de uma religião não hierarquizada, sem pastores nem sacerdotes, sem cultos nem rituais, mas com um objetivo definido, que é religar a criatura ao Criador.

O assunto foi tratado nesta revista em algumas ocasiões, como na edição 41, de 3/2/2008, nos textos:
A religião do Espiritismo - http://www.oconsolador.com.br/41/editorial.html - e
É o Espiritismo uma religião?
-
http://www.oconsolador.com.br/41/especial.html

 

De: Patrícia Sanches Moreno (São Manuel, SP)
Segunda-feira, 11 de julho de 2011 às 06:51:32

Estou meio intrigada com um sonho que venho tendo repetidamente: sonho com uma amiga que já morreu. No primeiro sonho ela veio levar meu carro para calibrar os pneus; no segundo, eu estava trabalhando no mesmo lugar que ela e ela me ajudava a fazer um trabalho sobre euros e transformar em reais e depois saímos, eu, uma moça e ela, para pagar uma conta dela. Mas a moça não a via e ficava me perguntando o que ela tinha falado. Estou muito confusa, pois parece que isso tem algum significado e eu não consigo entender. Se puder me ajudar, fico grata.

Patrícia
 

Resposta do Editor: 

Quando dormimos, nossa alma liberta-se temporariamente do corpo e podemos assim ter contatos com outras pessoas, encarnadas ou não, estejam estas dormindo ou acordadas. O fato se explica pela capacidade que a alma tem de emancipar-se. O chamado sonho é, então, a recordação do que se deu nesses momentos.

Os sonhos [do latim somniu]  são um efeito da emancipação da alma durante o sono corpóreo. Os sonhos fazem parte, em “O Livro dos Espíritos”, do capítulo referente à emancipação da alma, o mesmo que trata do sono, da dupla vista, do sonambulismo e do êxtase.

Diz-nos a questão 401 do livro citado: – Durante o sono, a alma repousa como o corpo? “Não, o Espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.”

Tornando-se mais livre, a alma recupera, então, parcialmente, suas faculdades de Espírito e entra mais facilmente em comunicação com outros seres, desencarnados ou não. A recordação que ela conserva ao despertar constitui o sonho propriamente dito. Sendo essa recordação apenas parcial, quase sempre incompleta e entremeada com recordações da vigília, resultam daí interrupções, soluções de continuidade que prejudicam a concatenação dos fatos e produzem, por isso mesmo, esses conjuntos estranhos, muito comuns nos sonhos, que parecem não ter sentido.

Como já dissemos em outra oportunidade, os sonhos são de difícil interpretação porque podem referir-se a fatos já ocorridos, a fatos que estão ocorrendo ou a fatos que ainda ocorrerão. É por isso que se recomenda que sejam os sonhos anotados, para que a pessoa possa verificar se eles se repetem ou não e tenha uma ideia do que possam significar.

Quando não decorrem de pesadelos ocasionados por problemas orgânicos, os sonhos representam cenas de conversas e encontros que se passam durante a noite, quando o corpo físico está repousando. A dificuldade de sua compreensão deriva do fato de que, para várias horas de sono, lembramo-nos geralmente de alguns poucos minutos, o que torna efetivamente difícil deduzir do relato algum sentido. 

 

De: Ederson T. (Braço do Norte, SC)
Domingo, 10 de julho de 2011 às 20:09:48

Aos olhos do Espiritismo, quando não há mais respeito entre marido e mulher é certo se separar?

Ederson

Resposta do Editor: 

O tema divórcio foi objeto nesta revista de diversos artigos e comentários. Um deles, que sugerimos seja consultado pelo leitor, saiu em nossa edição 79. Eis o link que permite acessá-lo: http://www.oconsolador.com.br/ano2/79/especial.html Depois de lê-lo, se persistir alguma dúvida, teremos imensa satisfação em procurar esclarecer. 

 

De: Maria Betânia de Paula Souza (Lavras, MG)
Domingo, 10 de julho de 2011 às 19:45:50

Olá! Adorei o site, parabéns! Gostaria de receber apostilas ou livros para evangelização infantil. Sou evangelizadora no Grupo Espírita da Prece em Lavras. Meu endereço é rua Maria da Conceição, Barra Mansa, 351 bairro Pitangui - CEP 37200000.

Desde já agradeço.
Um grande abraço
 
Maria Betânia
 

Resposta do Editor: 

Não dispomos do material didático solicitado pela leitora, que poderá, no entanto, encontrá-lo, sem nenhum custo, nos sites mantidos pelo Grupo Espírita Seara Espírita, de Santo Ângelo-RS:
www.searadomestre.com.br e www.searadomestre.com.br/evangelizacao. 

 

De: Magali Regina Chavez da Silva (Itanhaém, SP)
Sábado, 9 de julho de 2011 às 18:11:15

Gostaria de saber onde fica o Seara de Itanhaem e o dia que funciona e horário.

Magali
 

Resposta do Editor: 

Não possuímos a informação solicitada, que a leitora poderá obter acessando o site da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. O seguinte link poderá também ajudá-la na obtenção da informação desejada: http://www.enderecocasaespirita.org.br/ 

 

De: Maria Aparecida de Assis (Aurora, CE)
Sexta-feira, 8 de julho de 2011 às 15:58:42

Estou tentando baixar alguns livros da doutrina espírita e não estou conseguindo. Como faço?
Aguardo resposta.

Maria
 

Resposta do Editor: 

Não existe problema nenhum com a Biblioteca virtual de nossa revista. Sugerimos, pois, que a leitora consulte um técnico de sua cidade para ver qual é o problema que tem dificultado a realização dos downloads.

 

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