De: Valdenice Pereira (Enéias Galvão, SP)
Quarta-feira, 24 de agosto de 2011 às 11:49:33
Como eu posso atrair todos os dias os Espíritos de luz em minha vida?
Valdenice
Resposta do Editor:
O que atrai os Espíritos mais elevados são nossas virtudes expressas em nossos atos e pensamentos. De acordo com a lição constante do cap. XX, item 227, d´O Livro dos Médiuns, as qualidades que, de preferência, atraem os bons Espíritos são a bondade, a benevolência, a simplicidade do coração, o amor do próximo e o desprendimento das coisas materiais, ao passo que os defeitos que os afastam são o orgulho, o egoísmo, a inveja, o ciúme, o ódio, a cupidez, a sensualidade e todas as paixões que escravizam o homem à matéria. |
|
|
De: Janice Friaça (Itaperuna, RJ)
Quarta-feira, 24 de agosto de 2011 às 13:40:57
Adorei o site, sou espírita e um amigo me indicou. Adorei.
Janice |
|
|
De: Clodovico de Oliveira Braga (Brasília, DF)
Segunda-feira, 22 de agosto de 2011 às 22:25:18
Senhor Diretor.
Primeiro assunto:
Nossa irmã Maria Ester Silva Rodrigues Caetano, em sua consulta ao periódico, no meu ver, como ela mesma informou, seus desmaios se dão após os trabalhos mediúnicos. Em se tratando de médium em desenvolvimento, é prudente que ela passe a observar, no anteceder dos preparos para o intercâmbios com seus mentores, se o aprendizado obtido está sendo observado e posto em prática, e se assim for, não há motivos para esse acontecimento, pois um só deslize em dias de trabalho compromete o bom êxito do mesmo. Eu sugiro que faça leitura do livro "Conduta Espírita"; vai ajudar muito quanto aos seus trabalhos e em breve sentirá o alívio e o desaparecer dos mesmos.
Outro assunto:
Como disse o senhor à Senhora Edaci Giovomin, há também na Federação Espírita do Paraná vasta literatura para a criançada. Quem sabe lá encontrará o livro tão esperado.
Terceiro assunto:
Como o Senhor explicou muito bem, a cromoterapia como o receituário, que era usado em algumas casas espiritas, hoje, está sendo utilizada na Medicina Alternativa, ao lado também do receituário homeopático. Existiam Casas Espiritualistas que conheci que usavam o receituário e a cromoterapia. Para esta última, usavam salas específicas para esse tratamento. Mas já se evoluiu um pouco.
Muita paz.
Clodovico |
|
|
De: Ovídio M. (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 21 de agosto de 2011 às 16:55:20
Prezados Senhores. Necessito de endereço, indicação para frequentar Casa Espírita em Macaé-RJ, pois estou indo residir na cidade.
Atenciosamente.
Ovídio
Resposta do Editor:
No site http://www.enderecocasaespirita.org.br/ é possível encontrar nomes e endereços da maioria dos Centros Espíritas situados no Brasil e em alguns países do exterior. |
|
|
De: Paulo Melo (Natal, RN)
Domingo, 21 de agosto de 2011 às 16:12:35
Como são vistas pela espiritualidade as homenagens aos mentores das casas espíritas? Por exemplo, numa determinada casa desta cidade dedica-se uma semana inteira em homenagear o mentor e sua programação consiste em apresentações musicais, leitura e interpretação de suas mensagens, em substituição ao evangelho.
Paulo Melo
Resposta do Editor:
A homenagem que se faz aos fundadores e patronos de uma instituição espírita nada tem de condenável. O que se deve evitar, em casos assim, é a idolatria, é o endeusamento, que sem dúvida não agradam aos Espíritos mais elevados, que sempre preferem atribuir o mérito do seu trabalho a Deus e a Jesus, o Mestre inolvidável que tem a seu cargo a direção espiritual do nosso planeta. |
|
|
De: Thaíse Pellizzaro de Oliveira (Tubarão, SC)
Domingo, 21 de agosto de 2011 às 15:21:06
Olá, tenho uma dúvida a respeito do capítulo V (suicidas) do livro O Céu e o Inferno (Kardec), na página 273, onde é explicado que a jovem Victorine carrega a maior parte da culpa pelo suicídio de Luís. Não entendi!! Afinal, quem tirou a própria vida foi ele!
Obrigada.
Thaíse
Resposta do Editor:
A leitora tem razão no que escreveu, e seu pensamento está de acordo com o que São Luís disse. Eis parte do diálogo que ocorreu na Sociedade Espírita de Paris, em agosto de 1858:
1. - Ao Espírito S. Luís. - A moça, causadora involuntária do suicídio, tem responsabilidade? - R. Sim, porque o não amava.
(...)
3. - Neste caso, a sua responsabilidade decorre de haver alimentado sentimentos dos quais não participava e que deram em resultado o suicídio do moço? - R. Sim, exatamente.
4. - Mas então essa responsabilidade deve ser proporcional à falta, e não tão grande como se consciente e voluntariamente houvesse provocado o suicídio... - R. É evidente.
É no comentário de Kardec que aparece a ideia de que é à moça, nesse caso, que caberia a maior responsabilidade, por haver entretido em Luís, por brincadeira, um amor que não sentia. Quanto ao moço, sua pena seria leve, porquanto apenas cedeu a um movimento irrefletido em momento de exaltação, que não à fria premeditação dos suicidas que buscam subtrair-se às provações da vida. |
|
|
De: Washington Bacelar (Salvador, BA)
Sábado, 20 de agosto de 2011 às 19:52:17
Meus amigos, vcs não podem imaginar a alegria que estou sentindo ao encontrar este site. Estou recomendando aos meus grupos do facebook e vou postar no orkut. A lista de filmes está excelente!!! Minha singela sugestão -se é já não exista, pois não vi tudo - coluna para Evangelização infanto-juvenil. Desde já, coloco-me a disposição para ajudar. Tenho algumas aulas e atividades prontas que podem ser disponibilizadas.
Forte abraço
Washington |
|
|
De: Lucilene Maria Resende de Andrade (Taubaté, SP)
Sábado, 20 de agosto de 2011 às 17:57:48
Estou nesta oportunidade pedindo ajuda a meus amigos pois cansei de negar. Resolvi estudar para ser um pouco melhor. Sou médium, mas estou um pouco perdida e preciso de conhecimento e ajuda. Sei que posso contar com vocês. Abraços e até a próxima oportunidade.
Lucilene
Resposta do Editor:
A prática da mediunidade deve ser precedida de estudo perseverante, e um bom começo seria matricular-se num dos cursos sobre mediunidade que certamente são oferecidos em sua própria cidade. |
|
|
De: Maria Odete Vendramini Urbani (Itapetininga, SP)
Sábado, 20 de agosto de 2011 às 13:19:24
Gostaria de receber aulas sobre as questões do Livro dos Espíritos e do Livro dos Médiuns.
São de grande valia todos os ensinamentos contidos neste site. Continuem trazendo a Luz de Jesus a nós, seus seguidores. Deus os abençoe sempre.
Grande abraço a todos.
Maria Odete
Resposta do Editor:
Já respondemos à leitora, a quem informamos que O Livro dos Médiuns foi objeto de estudo sequencial nas edições n. 1 a 22 desta revista, assim como ocorre no momento com O Livro dos Espíritos. Esses estudos podem ser baixados e utilizados pela leitora, na forma como desejar, sem restrição alguma. |
|
|
De: Raimunda Alves Lisboa (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 19 de agosto de 2011 às 22:17:40
Tenho tanto sonhos e pesadelos e a maioria é como se fosse um aviso... Por este motivo sinto-me muito triste.
Raimunda
Resposta do Editor:
Durante o sono corporal, tornando-se mais livre, a alma recupera parcialmente suas faculdades de Espírito e entra mais facilmente em comunicação com outros seres, desencarnados ou não. A recordação que ela conserva ao despertar constitui o sonho propriamente dito. Sendo essa recordação apenas parcial, quase sempre incompleta e entremeada com recordações da vigília, resultam daí interrupções, soluções de continuidade que prejudicam a concatenação dos fatos e produzem, por isso mesmo, esses conjuntos estranhos, muito comuns nos sonhos, que parecem não ter sentido.
Como já dissemos anteriormente, os sonhos são de difícil interpretação porque podem referir-se a fatos ocorridos, a fatos que estão ocorrendo ou a fatos que ainda ocorrerão. É por isso que se recomenda que sejam os sonhos anotados, para que a pessoa possa verificar se eles se repetem ou não e tenha uma ideia do que possam significar. Quando não decorrem de pesadelos ocasionados por problemas orgânicos, os sonhos representam cenas de conversas e encontros que se passam durante a noite, quando o corpo físico está repousando. Mas, para várias horas de sono, lembramo-nos geralmente de alguns poucos minutos, o que torna efetivamente difícil deduzir do relato algum sentido.
Em face disso, cremos que não se deve dar tanta importância aos sonhos que registramos, procurando, porém, cumprir os compromissos e as tarefas que assumimos, cientes do motivo pelo qual estamos encarnados. Agindo no bem e mantendo a sintonia com o Pai, estaremos prontos sempre para enfrentar os contratempos que vierem e, o que é mais importante, superá-los. |
|
|
De: Ieda V. (João Pessoa, PB)
Sexta-feira, 19 de agosto de 2011 às 19:45:48
Eu queria algum material que fale sobre Maria de Magdala.
Ieda
Resposta do Editor:
No cap. 20 do livro Boa Nova, de Humberto de Campos, psicografado por Chico Xavier, a leitora encontrará uma linda página sobre Maria de Magdala, aliás, a melhor matéria que conhecemos sobre esse conhecido vulto do Cristianismo. O livro integra a Biblioteca virtual desta revista. |
|
|
De: José Carlos Rodrigues (Duque de Caxias, RJ)
Sexta-feira, 19 de agosto de 2011 às 15:12:05
Srs., gostaria de ter em power point a obra de Léon Denis “O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR”. Há pessoas que encontram dificuldade em entender essa bela obra e não muitas vezes tenho que digitar trechos, relativamente longos. Com a ferramenta power point, fica tudo prático e fácil como tantas obras que vocês nos têm brindado com tanta boa vontade e carinho. Estou quase certo de que não depende de vocês, porém, não custa, eu aqui no meu desconhecimento, pedir.
Desejo a todos muita paz.
José Carlos
Resposta do Editor:
Fica registrado aqui o pedido do leitor, ao qual infelizmente não podemos atender porque não conhecemos nenhuma apresentação da obra citada no formato PPS. |
|
|
De: Camila Oliveira (Imbituva, PR)
Sexta-feira, 19 de agosto de 2011 às 10:43:47
Visto que o desencarne natural acontece célula a célula, o que ocorre com o perispírito quando acontece uma explosão em que o corpo físico despedaça?Camila
Resposta do Editor:
Dada a complexidade do assunto tratado nesta carta, o tema será objeto de uma das próximas edições da seção O Espiritismo responde, que faz parte das edições semanais de nossa revista, quando então a leitora será devidamente informada. |
|
|
De: Andresa Mello (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 17 de agosto de 2011 às 17:48:13
Gostaria de adquirir o livro Constelação Familiar, de Divaldo Franco.
Andresa
Resposta do Editor:
O livro citado pode ser encontrado em qualquer uma das distribuidoras de livros espíritas e adquirido por meio da internet. |
|
|
De: Cinara Brandão (Santa Rita do Sapucaí, MG)
Quarta-feira, 17 de agosto de 2011 às 13:28:25
Boa tarde. Gostaria de saber como sei que minha mediunidade está madura, pronta para ser desenvolvida, quais sensações são mais comuns?
Obrigada.
Cinara
Resposta do Editor:
Sugerimos à leitora que leia o estudo publicado na edição n. 116 de nossa revista. Eis o link pelo qual o texto pode ser acessado: http://www.oconsolador.com.br/ano3/116/esde.html
O Especial publicado nesta mesma edição também focaliza o tema mediunidade, e sua leitura ajudará a leitora a dirimir suas possíveis dúvidas. |
|
|
De: Silvio Luiz da Silva (Santa Cruz do Rio Pardo, SP)
Quarta-feira, 17 de agosto de 2011 às 10:13:32
Como posso adquirir o DVD ou CD com as Mensagens na voz de Chico Xavier?Silvio
Resposta do Editor:
O CD com mensagens gravadas pelo saudoso médium pode ser encontrado nas diversas distribuidoras de livros espíritas e adquirido por meio da internet. |
|
|
De: Vera Cunha (Porto Alegre, RS)
Quarta-feira, 17 de agosto de 2011 às 22:39:38
Desejo pesquisar sobre o tema “Obsidiado”. Vocês teriam algum livro sobre o assunto para me indicar?
Vera
Resposta do Editor:
Já respondemos à leitora, a quem dissemos que é possível encontrar subsídios importantes sobre o tema mencionado clicando nos links abaixo relacionados, que se referem a estudos e textos publicados em nossa revista:
nem tudo é obsessão - http://www.oconsolador.com.br/ano4/181/especial.html
conceituação - http://www.oconsolador.com.br/42/estudandoaserieandreluiz.html
fatores predisponentes - http://www.oconsolador.com.br/ano3/124/esde.html
a obsessão e suas variedades - http://www.oconsolador.com.br/ano3/123/esde.html
profilaxia e terapêutica - http://www.oconsolador.com.br/ano3/127/esde.html
tratamento -http://www.oconsolador.com.br/43/estudandoaserieandreluiz.html
como tratá-la - http://www.oconsolador.com.br/ano4/155/oespiritismoresponde.html
etiologia - http://www.oconsolador.com.br/ano5/211/estudandomanoelphilomeno.html |
|
|
|
|
|
|
|