Um amigo pergunta-nos o que
significa metempsicose e
qual é, em verdade, a
posição do Espiritismo sobre
o assunto.
Metempsicose (do grego
metempsychosis, pelo lat.
metempsychose) é o nome que
se dá, em filosofia, à
doutrina que ensina que uma
mesma alma pode animar
sucessivamente corpos
diversos, de homens, animais
ou vegetais.
A doutrina da metempsicose é
de origem indiana. Da Índia
essa crença passou para o
Egito, de onde Pitágoras a
levou para a Grécia. Seus
discípulos ensinavam que o
Espírito, quando está
liberto dos laços do corpo,
segue para o império dos
mortos, onde permanece à
espera, em um estado
intermediário, de duração
mais ou menos longa. Em
seguida vai animar outros
corpos de homens ou de
animais, até que
transcorra o tempo de sua
purificação e possa retornar
à fonte da vida.
Existe entre a metempsicose
indiana e a doutrina da
reencarnação, tal qual nos é
ensinada pelo Espiritismo,
uma diferença essencial. A
metempsicose admite a
transmigração da alma para o
corpo dos animais, o que
seria uma degradação. Os
Espíritos dizem-nos, ao
contrário, que a
reencarnação é um progresso
incessante, que o homem é um
ser cuja alma nada tem de
comum com a alma dos animais
e que as diferentes
existências podem
realizar-se na Terra ou em
outros mundos, e isto, como
diz Pitágoras, até que haja
transcorrido o tempo da
purificação.
A doutrina da metempsicose,
embora não aceita pelo
Espiritismo, tem sua origem
num fato verdadeiro, que é a
passagem da alma, em seu
processo evolutivo, pelos
reinos inferiores da
Natureza. Nesse processo, o
princípio espiritual – antes
de chegar à condição de alma
humana – passou um dia pelo
reino animal, mas a ele não
voltará mais, porque, ao
fazer agora parte da
Humanidade, não existe
nenhuma possibilidade de
reencarnar em corpos de
criaturas pertencentes aos
reinos inferiores àquele em
que hoje se encontra.
A título de recordação,
lembremos que o Espírito só
chega ao período de
humanização depois de se
haver elaborado e
individualizado nos diversos
graus dos seres inferiores
da Criação, como é ensinado
na obra de Kardec, de
Delanne e de André Luiz.
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