WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 225 - 4 de Setembro de 2011

PEDRO DE ALMEIDA LOBO
lobocmemtms@terra.com.br
Campo Grande, MS (Brasil)
 

Reencarnação


Reencarnação é um neologismo criado por Allan Kardec, formado por: Re = repetição; En = voltar para dentro; Carn = carne (corpo humano); Ação = movimento. Reencarnação é ação de voltar para dentro da carne. 

Façamos uma análise, ainda que superficialmente, sobre a encarnação (nascimento do ser humano) e a desencarnação (morte do corpo somático). 

Nascimento - Pela ordem natural que a Ciência estabelece, nasce uma criança após o relacionamento sexual em que a mãe cede o óvulo e o pai o espermatozoide. Por uma atração eles se encontram na trompa de Falópio. Depois, migram para a cavidade uterina onde se processarão as reações bioquímicas dando azo à formação da célula chamada ovo ou zigoto e, desta, os tecidos, órgão e aparelhos, cada qual com suas funções definidas e inter-relacionadas entre si. Depois de um certo período, nove meses na média, nasce um ser humano, sendo: Ser = Espírito imortal; Humano = matéria condensada deteriorável. 

Morte - Quando uma pessoa “morre”, nessa oportunidade a alma (espírito) que habitava esse corpo é desligada dele e volta para o mais além, passando a viver no verdadeiro mundo espiritual, nas condições de Espírito desencarnado, cuja única bagagem é a consciência calcada no subconsciente em que estão registradas as atitudes arquitetadas pelo seu pensamento. 

Destino do corpo humano - Depois do desenlace do Espírito, o cadáver poderá ser cremado, enterrado ou destruído pelos animais irracionais. De qualquer maneira, ele será reduzido em átomos de carbono, oxigênio, hidrogênio etc., que se disseminam pelo espaço aguardando oportunidade natural para formação de novos corpos somáticos. 

Reencarnação - É, portanto, a volta do Espírito desencarnado para um novo corpo humano, passando pela fecundação, gestação, nascimento, crescimento físico, desenvolvimento intelectual e evolução espiritual até quando atingir a perfeição máxima relativa à de Deus.  

Nesse raciocínio, não é exagero dizer que a Reencarnação é uma Lei Natural, talvez a única que prova, de maneira inequívoca e inquestionável, o amor, a bondade, a justiça e a verdade do Pai para com as Suas criaturas. Portanto, Reencarnação não é punição, é regeneração fundamentada na Lei de Causa e Efeito, ação e reação.




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita