WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 5 - N° 229 - 2 de Outubro de 2011
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)

 

Incêndio destrói instalações da gravadora esperantista
 

Um incêndio de grandes proporções destruiu parte das instalações da gravadora esperantista Vinilkosmo. O sinistro ocorreu no fim da noite do último domingo, em Donneville, no sudoeste da França. O fogo consumiu um dos estúdios de ensaio e o estoque. No local estavam a aparelhagem de som, os demais equipamentos dos estúdios e os CDs da empresa. O proprietário da gravadora, Floreal Martorell, declarou ao site La Balta Ondo que um grupo ali ensaiou até às dez da noite. Ao que parece o incêndio teria começado após o fim da sessão. Pouco após a meia-noite, faltou luz. Em seguida, o irmão de Martorell percebeu o que o teto estava em chamas. Os bombeiros foram imediatamente chamados, tendo chegado em 15 minutos. Todos os esforços foram empenhados para que a sala de gravações e o dormitório não fossem atingidos. Martore ll declarou que a Vinilkosmo se ressentirá amargamente dos prejuízos. Muitas gravações inéditas foram irremediavelmente destruídas. A aparelhagem para sonorização de shows, recentemente adquirida, também se perdeu. Apesar dos prejuízos materiais, ninguém se feriu.

Britânicos lançam nova edição de revista em esperanto
 

Está em circulação a edição de outono da revista La Brita Esperantisto. O periódico é publicado pela Associação Britânica de Esperanto. O redator-chefe é o jornalista Paul Gubbins. A matéria de capa fala da participação dos ingleses no último Congresso de Universal de Esperanto.

Coreanos e japoneses promovem congresso esperantista conjunto
 

Entre os dias 7 e 9 de outubro acontecerá o Congresso Comum de Esperanto da Coreia do Sul e do Japão. As atividades terão lugar na capital coreana, Seul. O tema das discussões será Amizade Esperantista e Intercompreensão Além-mar. Simultaneamente ocorrerá o Seminário Conjunto de Jovens Japoneses, Coreanos e Chineses. Da programação constam palestras, debates e apresentações artísticas, bem como reuniões de seguidores das religiões cristã, budista, uombulista e Oomoto. Os congressistas vão receber, como presente, um CD com frases úteis em três idiomas.

Suecos realizam encontro de esperanto de outono

Entre os dias 28 e 30 de outubro acontece o Encontro Esperantista de Outono, em Värmland, na Suécia. Da programação constam reuniões sobre medicina alternativa, além de apresentações de música e dança. Também serão discutidos os estatutos do Instituto Sueco de Esperanto.

Esperantistas de Niterói promovem jantar festivo

Realizou-se na quinta-feira passada, dia 29 de setembro, o jantar festivo do Niterói Esperanto Clube. Foram festejados os 105 anos da instituição. O evento ocorreu no restaurante La Mole , no andar térreo do Plaza Shopping.

Cooperativa Cultural dos Esperantistas está comemorando 60 anos de existência

Os 60 anos de fundação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas são o tema da mais nova edição do boletim INKO. O informativo traz depoimentos de personalidades ligadas à história da instituição, tais como Djalma de Souza Lima, Aylton Lima Rocha e Amarílio Caravalho. A história da entidade é contada em artigo assinado por Aloísio Sartorato. No editorial, o presidente, Givanildo Costa, faz um balanço da importância da Cooperativa para o movimento esperantista mundial. Encerra a edição uma homenagem ao fundador Braz Cosenza, de autoria de Jair Salles. O boletim INKO pode ser lido e baixado gratuitamente pelo endereço www.kke.org.br/inko.

México possui programa de TV falado em esperanto

O movimento esperantista mexicano lançou um programa de televisão falado em esperanto. O nome da atração é Me-Informo, abreviação de Meksika Esperanto-informo. As transmissões ocorrem pela internet, às sextas-feiras, às 23h, no horário de Brasília, no endereço http://www.telecentral.com.mx/casts/meinformo/programas.html. A produção e a apresentação são feitas por alunos dos cursos de esperanto da cidade de Águas Calientes.

Um giro pelo movimento esperantista

  • O texto da palestra Lima Barreto, la Unua Brazila Modernisto, apresentada por Paulo Sérgio Viana está disponível para leitura e download na página da Cooperativa Cultural dos Esperantistas.

  • O esperanto é um dos cem idiomas ensinados gratuitamente no portal Italki, no endereço www.italki.com.

  • O Centro de Esperanto Eventoj, da Hungria, apresenta na internet uma exposição virtual de cartões postais esperantistas, de diversas épocas, temas e países.

  • Está disponível na internet o mais recente programa da Pola Ret-radio em Esperanto.

  • A Esperanta Ret-radio divulgou a crônica Kio estas sano?, de autoria do médico brasileiro Paulo Sérgio Viana.

  • O escritor norte-americano Joseph Skibell publicou o livro A Curable Romantic, ainda sem versão em português, com referências ao esperanto e ao criador do idioma.

  • Participantes do projeto Esperanto para o Público vêm colocando panfletos de propaganda do idioma nas caixas de correio de casas da Zona Oeste do Rio de Janeiro.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita