Uma leitora de Sydney,
Austrália, deseja saber por
que a água magnetizada e o
passe magnético, embora sem
o aval de Kardec, são
admitidos nos Centros
Espíritas, enquanto que a
cromoterapia, a
cristalterapia e outras
terapias alternativas não o
são. “Não serão elas a mesma
coisa?”, indaga a leitora.
O passe magnético e outros recursos que vieram do Magnetismo para o
Espiritismo não foram
estranhos a Kardec, que
tratou do tema, em todas as
suas minúcias, em seus
textos, especialmente nos
que foram publicados na
Revue Spirite.
Lendo-os, percebemos que a imposição de mãos era utilizada
largamente, em sua época, no
tratamento dos processos
obsessivos. Dentre estes,
vale a pena mencionar o caso
Valentine Laurent, uma jovem
que fora tratada
inicialmente pelo Sr. Dombre
por meio da imposição de
mãos, procedimento que se
verificou, porém,
insuficiente, uma vez que no
tratamento da obsessão é
preciso algo mais para se
obter a cura.
À margem do caso, quando
publicou o relatório que lhe
fora enviado pelo Sr. Dombre,
Kardec escreveu: “Para que
teria servido o magnetismo
se a causa tivesse
subsistido?” “Era preciso
primeiro – aduziu o
Codificador – destruir a
causa, antes de atacar os
efeitos, ou, pelo menos,
agir sobre ambos
simultaneamente”, mostrando
que o magnetismo, por si só,
seria incapaz de curar as
obsessões graves, embora
fosse um ingrediente
importante no processo.
Tal pensamento foi, meses
depois, consagrado por
Kardec quando ele tratou do
assunto no cap. XXVIII, item
81 e seguintes, de seu livro
O Evangelho segundo o
Espiritismo, no qual
escreveu:
“Nos casos de obsessão
grave, o obsidiado se acha
como que envolvido e
impregnado de um fluido
pernicioso, que neutraliza a
ação dos fluidos salutares e
os repele. É desse fluido
que importa desembaraçá-lo.
Ora, um fluido mau não pode
ser eliminado por outro
fluido mau. Mediante ação
idêntica à do médium curador
nos casos de enfermidade,
cumpre se elimine o fluido
mau com o auxílio de um
fluido melhor, que produz,
de certo modo, o efeito de
um reativo”.
Depois de Kardec, autores diversos – encarnados e desencarnados –,
especialmente os que se
manifestaram por intermédio
de Francisco Cândido Xavier
e Divaldo Franco, mostraram
em suas obras a importância
do passe e da água
fluidificada, confirmando
assim o entendimento exposto
nos textos de autoria do
Codificador do Espiritismo.
Para não alongar em demasia estas explicações, basta mencionemos
aqui as questões 98 e 103 do
livro O Consolador,
de Emmanuel, obra
psicografada por Francisco
Cândido Xavier, na qual seu
mentor espiritual tratou dos
dois assuntos.
Eis o conteúdo das mencionadas questões:
98 – Nos processos de cura, como deveremos compreender o passe?
- Assim como a transfusão de sangue representa uma renovação das
forças físicas, o passe é
uma transfusão de energias
psíquicas, com a diferença
de que os recursos orgânicos
são retirados de um
reservatório limitado, e os
elementos psíquicos o são do
reservatório ilimitado das
forças espirituais.
103 – No tratamento ministrado pelos Espíritos amigos, a água
fluidificada, para um
doente, terá o mesmo efeito
em outro enfermo?
- A água pode ser fluidificada, de modo geral, em benefício de
todos; todavia, pode sê-lo
em caráter particular para
determinado enfermo, e,
neste caso, é conveniente
que o uso seja pessoal e
exclusivo.
Lembremos que, na terminologia espírita, água magnetizada e água
fluidificada são termos
equivalentes.
No tocante às terapias citadas pela leitora, além de estranhas à
obra kardequiana, são, pelo
que sabemos, estranhas
também a Emmanuel, André
Luiz, Joanna de Ângelis e
demais autores que se têm
manifestado sobre os
processos terapêuticos
próprios do Espiritismo.
Isso não quer dizer que
essas terapias não tenham
validade. Significa apenas
que elas constituem práticas
estranhas às obras
fundamentais e subsidiárias
do Espiritismo e, por isso,
não há por que adotá-las nos
Centros Espíritas que buscam
orientar-se pela doutrina
exposta na obra de Kardec,
Denis, Delanne, Emmanuel,
André Luiz e demais autores
de idêntica credibilidade.
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