WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 5 - N° 251 - 11 de Março de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Regina Rodrigues (Santa Luzia, MG)
Sábado, 3 de março de 2012 às 09:40:21
Tenho lido em algumas mensagens espíritas que "o casamento é programado antes do berço". Gostaria de saber se isso é verdadeiro, e se pode haver imprevistos, ou se os imprevistos serão evitados pelos amigos espirituais de alguma forma. E as pessoas que não se casam? Isso pode ser algo que ele planejou no Plano Espiritual?
Abraços!
Regina 

Resposta do Editor: 

As respostas às perguntas feitas pela leitora podem ser encontradas no texto  O casamento numa perspectiva espírita publicado na edição 63 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano2/63/especial.html

 

De: Priscila Lopes de Melo (Cambé, PR)
Segunda-feira, 5 de março de 2012 às 11:35:08
Bom dia, me identifico muito com a religião e estou buscando aprender sobre, porém ainda tenho várias dúvidas e uma delas é: Nunca acontece de nascer um novo ser? já que sempre tem a reencarnação... Sempre me pergunto isto: quando nasce um ser humano? Bom, tenho várias dúvidas, acho que seria legal ter uma matéria onde explica certinho em que a religião acredita...
Um grande abraço!
Priscila

Resposta do Editor: 

As dúvidas mencionadas na carta acima são facilmente solucionadas com a simples leitura d´O Livro dos Espíritos, que é a obra fundamental do Espiritismo e cujo estudo metódico e sequencial foi feito em nossa revista nas edições 209 a 250. Basta acessá-las e, assim, conhecer melhor a doutrina espírita, porque não existe, sem a leitura das obras, outro meio que permita à pessoa aprofundar-se no conhecimento do Espiritismo.

Deus cria sem cessar, eis o que o Espiritismo nos ensina. Desse modo, sempre estão surgindo novos seres neste Universo imenso que nos abriga.

Com respeito à segunda pergunta, sugerimos à leitora que leia o texto publicado na seção O Espiritismo responde da edição 248. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/248/oespiritismoresponde.html

 

De: Maria Lúcia de Souza (Taubaté, SP)
Segunda-feira, 5 de março de 2012 às 14:05:35
Gostaria de saber como adquirir O Evangelho segundo o Espiritismo, em italiano. Gostaria também de saber se tem como adquirir o filme Cidade da Esperança, que consta na lista. Há muito tempo procuro esse filme nas locadoras da minha cidade e não encontro. Não entendi se os filmes estão disponíveis para venda ou para aluguel...
Maria Lúcia 

Resposta do Editor: 

Com respeito ao Evangelho no idioma italiano, sugerimos à leitora entrar em contato com a EDICEI,  departamento do Conselho Espírita Internacional que vem coordenando o trabalho de publicação de obras espíritas em diversos idiomas. O site da EDICEI é www.edicei.com e o telefone é (61) 3038-8405.

Com respeito aos filmes divulgados em nossa revista, nós apenas os divulgamos, mas não atuamos na comercialização ou locação de nenhum deles. Existem na internet sites especializados que trabalham nessa área, nos quais a leitora certamente encontrará a informação que deseja.

 

De: Sandro Serratine (Presidente Venceslau, SP)
Quarta-feira, 7 de março de 2012 às 02:03:34
Como fazer para receber seus e-mails com matérias publicadas?
Sandro 

Resposta do Editor: 

Basta solicitar e nós o atenderemos já a partir desta edição.

 

De: Eliana Silvério (Juiz de Fora, MG)
Terça-feira, 6 de março de 2012 às 19:47:14
Gostaria de saber se existe maldição hereditária, e como funciona esta maldição. Peço, se possível, me explicar tudo.
Eliana 

Resposta do Editor: 

A resposta à pergunta feita pela leitora é não. Aliás, a ideia de maldição hereditária já é, em si, absurda.

 

De: Hércules de Morais Borges (Caririaçu, CE)
Terça-feira, 6 de março de 2012 às 19:55:05
Assunto: Edição 249 - Espiritismo: uma questão de utilidade pública
Bravo, parabéns! sempre digo: quando os bons não se manifestam os maus sobressaem.
Hércules

 

De: C.R.M. (Nova Campina, SP)
Segunda-feira, 5 de março de 2012 às 19:12:06
Boa noite. Eu tenho um grande problema: estou no fundo do poço. Tive um infarto no final de ano e estou quase entrando em depressão porque nada dá certo para mim.
C.R.M. 

Resposta do Editor: 

Em casos assim, como sempre temos dito, é importante que o leitor procure uma instituição espírita próxima de sua casa. O link seguinte vai ajudá-lo a encontrar a instituição:  http://www.enderecocasaespirita.org.br/.

O leitor pode também recorrer à USE, que coordena o movimento espírita paulista. Eis o link: http://www.usesp.org.br/site/use/.

As preces, as palestras, a orientação adequada e os passes ajudam muito todos os que passam por situações como as mencionadas pelo leitor, a quem enviamos as nossas melhores vibrações e o nosso abraço, com votos de pronta recuperação.

 

De: Anna Estêvão (Louveira, SP)
Segunda-feira, 5 de março de 2012 às 11:17:01
Não tem como conversar on-line para esclarecer dúvidas?
Anna 

Resposta do Editor: 

Não existe a possibilidade aventada pela leitora. Os contatos com esta revista devem ser feitos por escrito, via internet, na forma indicada em nosso site.

 

De: Glória Massei (Londrina, PR)
Segunda-feira, 5 de março de 2012 às 08:27:48
Assunto: Edição 250 - 2012: O ano do Dragão
A natureza é atuante através de seus recursos regidos por Leis que beneficiam a todos.
Glória

 

De: Marilete Cavani (Hortolândia, SP)
Segunda-feira, 5 de março de 2012 às 09:23:40
Olá! Tenho pouco conhecimento sobre o Espiritismo, mas me identifico muito e gosto. Gostaria de saber mais, sou técnica em enfermagem e trabalho em hospital. Sei sempre quando o cliente precisa de mim. É interessante como acontecem as coisas comigo. Sinto as coisas que vão acontecer e às vezes não gosto, porque há coisas que não são boas, mas sei que estou aqui pra ajudar as pessoas que precisam. Há pessoas que com minha presença já se sentem bem; dizem que eu passo energia positiva. Isso é bom, mas sinto que tenho que estudar e ajudar mais.
Marilete

 

De: Leila M. de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 4 de março de 2012 às 23:18:16
Preciso saber o endereço de vocês e o telefone, por favor!
Leila 

Resposta do Editor: 

A sede da revista "O Consolador" não fica no Rio de Janeiro, mas temos na capital fluminense um Correspondente, a quem a leitora pode dirigir-se, se necessário. Trata-se de Christina Nunes, também articulista desta revista. Contatos com ela podem ser feitos pelos e-mails: cfqsda@yahoo.com.br ou  meridius@superig.com.br

 

De: Marcelo Filippo (Teresópolis, RJ)
Domingo, 4 de março de 2012 às 20:25:02
Qual a relação entre Cristianismo primitivo e Espiritismo?
Abraços fraternos!
Marcelo 

Resposta do Editor: 

A semelhança entre as práticas dos núcleos cristãos primitivos e a proposta pelo Espiritismo é muito grande, para não dizer total, fato que pode ser aferido lendo-se dois livros: “Paulo e Estêvão”, de Emmanuel, e “A Esquina de Pedra”, de Wallace Leal V. Rodrigues, que retrata como eram as primeiras reuniões cristãs e a transformação que sofreram com o advento do Catolicismo.

 

De: Andreia dos Santos (Jaraguá do Sul, SC)
Sábado, 3 de março de 2012 às 19:30:22
Como é a passagem de uma criança de quase 5 anos que desencarna por doença? Penso que não devam existir crianças no umbral ou que elas sofram na sua passagem. Como será que elas chegam lá, pois são pequenas para entenderem tanta coisa?
Desde já agradeço a resposta de minha tão cruel dúvida, pois tenho um filho desencarnado com essa idade e tento imaginar como ele está lá. Para mim não está sendo fácil; espero que ele esteja bem.
Um abraço a todos  

Resposta do Editor: 

A dúvida apresentada pela leitora é quase geral, mesmo no meio espírita. Sugerimos à leitora que leia o livro "Entre a Terra e o Céu", de André Luiz, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier. Lendo-a, verá que muitos Espíritos, depois da desencarnação em tenra idade, mantêm a forma infantil e são acolhidos em instituições especializadas, como a que é retratada no livro citado. Depois de ler esse livro, se restarem dúvidas, teremos imensa satisfação em procurar dirimi-las.

 

De: Cláudio da Silva (Londrina, PR)
Sábado, 3 de março de 2012 às 18:59:34
Assunto: Edição 250 - 2012: O ano do Dragão
O solo, para ser fértil, não necessita mais ser queimado. Isso é coisa do passado. Hoje em dia é proibido queimada. As ervas daninhas enterradas servem de adubo. Quanto a horóscopo, Kardec era completamente contra.
Cláudio

 

De: Ana Knispel (Florianópolis, SC)
Sábado, 3 de março de 2012 às 01:47:10
Assunto: Edição 250 - 2012: O ano do Dragão
Desde a civilização primata, em todos os segmentos religiosos houve a miscelânea de crenças,dogmas, mitos e rituais. Hoje, mais do que nunca, isto se propaga com muita facilidade e pessoas são escravizadas pela dependência de amuletos, figuras místicas ou símbolos astrológicos para servir de "bengala espiritual". Muitas dessas pessoas, embora possuindo conhecimento intelectual, são facilmente sugestionáveis a teorias esdrúxulas e sem fundamento, pois falta-lhes o principal: discernimento e vivência espiritual. Para quem tem sintonia com a Espiritualidade e comunhão com Cristo, não depende de ciclos nem de "figuras de horóscopos" para viver. Há muitos lunáticos "espíritas de araque" disseminando toda sorte de misticismo, tais como "naves de ETs", Era do Fogo", Deus Cósmico, e nestas horas o que mais aparece são mercadores barganhando essas ideias que não têm nada a ver com espiritualidade.
Obrigada.
Ana

 

De: Gabriela Oliveira (Petrópolis, RJ)
Sexta-feira, 2 de março de 2012 às 21:01:39
Gostaria de saber se por e-mail vocês oferecem mensagens, consultas espirituais; se sim, como devo fazer?
Obrigada.
Gabriela 

Resposta do Editor: 

Esta revista não envia mensagens nem atende a pedido de consultas espirituais. Nosso único propósito é divulgar a doutrina espírita por meio de nossas edições semanais e do acervo de estudos, mensagens e livros que formam a parte permanente de nosso site.

 

De: Clarindo L. Valente (Niterói, RJ)
Terça-feira, 6 de março de 2012 às 00:40:54
Gostaria de conseguir o livro O Novo Testamento, tradução de Haroldo Dutra Dias.
Clarindo 

Resposta do Editor: 

Para comprar a obra citada basta acessar o site da FEB. Ei-lo:
http://www.feblivraria.com.br/.

 

De: Alessandra Marques (Guarujá, SP)
Sexta-feira, 2 de março de 2012 às 10:24:48
Gostaria de saber como faço para me associar ao clube do livro.
Desde já agradeço.
Alessandra 

Resposta do Editor: 

Nossa revista não mantém nenhum clube do livro. A leitora deve dirigir-se à Casa Espírita que frequenta para se informar a respeito.

 

De: Salvador Cândido de Aguiar (Campinas, SP)
Sexta-Feira, 2 de março de 2012 às 00:21:17
Gosto do Espiritismo mais aprofundado.
Salvador

 

De: Luiz Duarte (Além Paraíba, MG)
Quinta-feira, 1º de março de 2012 às 23:55:01
Assunto: Edição 249 - Espiritismo: uma questão de utilidade pública
Parabéns a Rita Côre. Em uma palestra a que assisti no último domingo, o palestrante complementou o que diz Rita nesta matéria. Resposta dos Espíritos a Kardec: "O Espiritismo não é a religião do futuro, mas sim o FUTURO DAS RELIGIÕES".
Luiz Duarte

 

De: Antonia Soares da Silva (Teresina, PI)
Quinta-feira, 1 de março de 2012 às 17:18:03
Gosto muito de ler os livros espíritas.
Antonia

 

De: Mailde Moreira (Belo Horizonte, MG)
Quinta-feira, 1 de março de 2012 às 09:32:36
Assunto: Edição 249 - Espiritismo: uma questão de utilidade pública
Bom dia! Um abraço a todos! Estamos bem, somos felizes! (Madre Teresa de Calcutá).
Que mecanismos seguir para nos livrar definitivamente da dependência terrível da nicotina? Trazemos em nossas reencarnações essa situação como prova ou expiação? Onde e quando surgiu essa substância terrível? Ela consegue causar tanto mal, que atinge o perispírito e requer várias reencarnações para a depuração do mesmo Perispírito, que é o corpo Etéreo que reveste o Espírito desencarnado ou encarnado? Sem falar que iremos para o Vale dos Suicidas, e que lá permanece (como exemplo), há 600 anos, um Espírito desencarnado fumante. E que é por isso que quando sonhamos com esses Espíritos não conseguimos visualizá-los. É verdade isso? Indiquem-nos obras da Doutrina Espírita que falem desse tema, por gentileza. Devem existir Espíritos luminares, emissários elevados de JESUS, no Plano Espiritual, que conhecem a fundo essa chaga terrível e que causa tanto sofrimento a nós Espíritos encarnados e desencarnados.
Obrigada pela bondosa atenção de todos! JESUS, Mestre Divino, oriente-nos e nos guie!
Mailde 

Resposta do Editor: 

Um livro que trata do tema tabagismo e suas consequências é Temas da Vida e da Morte, de Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo Franco, cuja leitura sugerimos à leitora. Segundo esse autor, o tabagismo, o alcoolismo, a toxicomania, a sexolatria, a glutoneria, entre outros fatores dissolventes e destrutivos, são de livre opção atual, não incursos no processo educativo de ninguém. Aquele que se vincula a qualquer deles padecer-lhe-á, inexoravelmente, o efeito prejudicial, não se podendo queixar ou aguardar solução de emergência. O tabagismo responde por cânceres de várias procedências, na língua, na boca, na laringe, e por inúmeras afecções e enfermidades respiratórias, destacando-se o terrível enfisema pulmonar. Todo aquele que se lhe submete à dependência viciosa está incurso, espontaneamente, nessa fatalidade destruidora, que não estava no seu programa e foi colocada por imprevidência ou presunção.

 

De: Rosamar Mendes (Rio Grande, RS)
Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 às 22:23:24
Gostaria que falassem sobre drogas na adolescência.
Rosamar 

Resposta do Editor: 

Sobre o tema já foram publicados em nossa revista alguns textos, como os que adiante relacionamos, cuja leitura recomendamos:

1. A questão das drogas e suas implicações -
http://www.oconsolador.com.br/ano3/125/editorial.html

2. A questão das drogas e sua nociva influência -
http://www.oconsolador.com.br/ano3/125/entrevista.html

3. Descriminalizar a venda e o consumo das drogas é um grave erro
http://www.oconsolador.com.br/ano5/218/editorial.html

 

De: Robson Talma Cavaliere (Londrina, PR)
Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 às 10:38:36
Assunto: Edição 248 - O ceticismo humanista-cristão
No futuro não muito distante médicos e médiuns estarão fundidos. Sou transplantado de fígado e tenho várias vivências nos dois campos. A medicina levou-me até aqui. Daqui pra frente estou nas mãos de Deus. Meu diagnóstico atual: quadro clínico estável, emocional ou espiritual: ótimo.
Robson

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 às 09:37:56
Assunto: Edição 249 - Espiritismo: uma questão de utilidade pública
Já li o texto duas vezes, estou com dúvidas sobre corpo e espírito. Se possível uma outra linha de raciocínio, agradeceria. Fui batizado na Igreja Católica, a partir de junho 2009 estou participando das reuniões de palestra budista. Não estou congregado. A partir de 2011 estou lendo escritos espíritas e quero aprofundar-me, razão pela qual estou divulgando em meu Blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com. os textos do Consolador. Obrigado. Abraços.
Reinaldo Cantanhêde Lima  

Resposta do Editor: 

Com relação à dúvida do leitor, esclarecemos que o corpo é o veículo de natureza material que o Espírito deixa quando ocorre a morte corpórea. O Espírito, por sua vez, é imortal e, quando desencarnado, passa a viver em outra dimensão vibratória, a que damos o nome de mundo espiritual. Destinado à perfeição, ele progride sempre, mas para isso lhe é necessário passar por novas experiências no meio em que nos encontramos, seja neste planeta, seja em outros planetas compatíveis com seu nível evolutivo.

 

De: Eliane Rodrigues (Brasília, DF)
Terça-feira, 6 de março de 2012 às 15:02:39
Caríssimos companheiros de Ideal Espírita.
Hoje, a mais de 150 anos do surgimento de O Livro dos Espíritos, permanece vigente o desafio de levar a mensagem consoladora que os Espíritos superiores legaram à Humanidade, até os mais distantes cantos do planeta.
Com este objetivo, o Conselho Espírita Internacional - CEI, em conjunto com a Federação Espírita Brasileira - FEB(www.febnet.org.br), está trabalhando ativamente para que o Espiritismo seja cada vez mais conhecido em todo o mundo, valendo-se do livro espírita, que ainda hoje continua sendo o principal veículo de divulgação dos princípios doutrinários.
É assim que surge a EDICEI, o Departamento do Conselho Espírita Internacional que se encarrega de coordenar o trabalho de publicação de suas obras.
Com obras publicadas em inglês, espanhol, francês, alemão, russo e húngaro, entre outros idiomas, e com numerosas traduções em andamento, o CEI trabalha ativamente para ampliar o catálogo de títulos impressos, além de ser pioneira em livros eletrônicos.
Porém necessito saber se é possível a divulgação da nossa Editora EDICEI nessa revista.
Contatos:
Eliane Rodrigues
eliane@intercei.com
www.edicei.com
061-3038-8405
Eliane

Resposta do Editor:

Nossa revista estará sempre aberta à colaboração com o Conselho Espírita Internacional e à divulgação do trabalho que vem realizando no setor do livro.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita