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Crônicas e Artigos

Ano 5 - N° 251 - 11 de Março de 2012

GEBALDO JOSÉ DE SOUSA 
gebaldojose@uol.com.br
Goiânia, Goiás (Brasil)
 

“Faze isso e viverás!"


O Evangelho – poema sublime de ternura e amor – contém, em seu conjunto, lições eternas e belíssimas, seja pela simplicidade ou concisão em que são vazadas, seja por seus conteúdos.

Dentre elas, particularmente nos toca o coração a Parábola do Bom Samaritano (Lucas, 10:25-37) e os diálogos que a antecedem, entre o doutor da lei e Jesus. A frase que intitula este artigo é um convite perene do Mestre à vivência daqueles ensinos – uma ordem carinhosa a todos nós, e roteiro de iluminação para nossos Espíritos.

 Nessa ordem-convite, Ele, resumidamente, nos diz que, enquanto não executamos seu programa de amor, nossos Espíritos não vivem. Não se refere, é claro, à vida do corpo que, por mais vigoroso, detém condição passageira, que não nos deve iludir. Emmanuel1 esclarece-nos:

“Semelhante afirmação destaca-se singularmente, porque o Cristo se dirigia a um homem em plena força de ação vital, declarando entretanto: Faze isso, e viverás. É que o viver não se circunscreve ao movimento do corpo, nem à exibição de certos títulos convencionais. Estende-se a vida a esferas mais altas, a outros campos de realização superior com a espiritualidade sublime”.

Ao intérprete da lei, que o buscava para o tentar, e que lhe indagava sobre o “que preciso fazer para possuir a vida eterna?”2, Jesus, à maneira socrática, e por lhe conhecer a malícia, devolve-lhe a pergunta: “Que é o que está escrito na lei? Que é o que lês nela?”.

Aquele lhe responde com a citação dos dois mandamentos que, no dizer do Mestre, (Mateus, 22:40), contêm “toda a lei e os profetas”: o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo.

Jesus, num fecho admirável, então lhe diz: “RESPONDESTE MUITO BEM; FAZE ISSO E VIVERÁS”.

Revela compaixão pelo publicano, tratando-o com brandura, não levando em conta sua insolente intenção. Colhe a oportunidade para esclarecê-lo fraternal e bondosamente, como um Mestre verdadeiro, que não faz acepção de pessoas; que não se desequilibra com provocações; que a ninguém exclui, porque a todos ama e por saber que os enfermos necessitam de médico e, os ignorantes, de mestres. Age construtivamente, elevando o outro, ao contrário de nós outros que, na maioria das vezes, reagimos com irritação às provocações recebidas, nivelando-nos aos agressores.

O homem da lei, não se dando por vencido, não obstante a surpresa e a rapidez com que foi desmascarada sua esperteza, pois, discutidor por excelência, apresenta-lhe nova questão: “Quem é o meu próximo?”.

O Divino Amigo narra-lhe aquela parábola e, assim, com exemplos práticos, dá-lhe o esclarecimento preciso, a medida exata. E, ao final, devolve-lhe mais uma vez a pergunta: Qual foi o próximo daquele homem?, obtendo segunda resposta: “O que usou de misericórdia para com ele.” Reitera-lhe, novamente, a recomendação: “Então, vai, e faze o mesmo”.

Carlos Torres Pastorino3 registra que:

“(...) o sistema de fazer perguntas para embaraçar o interlocutor era habitual entre os doutores da lei e os escribas que (...) com facilidade confundiam os outros, firmando então seu conceito de sábios perante o público”.

“Para os israelitas, ‘próximos’ eram os pais, os filhos, os parentes, os da mesma religião, os da mesma raça, nessa ordem de precedência. Os ‘pagãos’ e samaritanos não constituíam o ‘próximo’, mas o adversário.”

Ora, ainda hoje não é assim que agimos? Por isso, ainda não vivemos, por não sabermos amar nossos irmãos indistintamente, usando de misericórdia em todos os momentos e circunstâncias.

Jesus não só ensina, mas vive aquilo que predica: para com os próprios doutores da lei, esclarecendo-os nessa e em outras passagens, quando buscavam intrigá-lo ou irritá-lo, agiu como o personagem-símbolo da parábola; na passagem com a adúltera, quando muitos a condenavam, buscando apedrejá-la, usou Ele também de misericórdia; no silêncio diante de Pilatos; no alto do Calvário, a rogar perdão por aqueles que não sabem o que fazem, e em tantas outras, no Seu apostolado entre nós.

Jesus é o nosso boníssimo samaritano. Pois o que faz Ele para com a raça humana, há dois mil anos, não obstante nossa rebeldia e ignorância, senão agir como o Bom Samaritano?

É ainda Pastorino, na mesma obra e volume indicados, quem afirma:

“Terminada a parábola, muito psicologicamente, Jesus não lhe tira a ilação moral: deixa esse encargo ao doutor, obrigando-o a pronunciar-se categoricamente, passando de inquisidor a inquirido: ‘Qual dos três foi próximo do ferido?’. A resposta veio sincera e correta, mas teria sido muita humilhação reconhecer que o ‘samaritano’ tinha sido superior ao sacerdote e ao levita de sua religião. Então, responde com um circunlóquio: o que teve misericórdia com ele”.

O que nos ensina hoje a Doutrina Espírita quanto à caridade material e à caridade moral?

É de um pão que necessita o próximo? É de um abrigo? É de uma veste? É do remédio? Ou é de uma palavra amiga, de um aperto de mão, de um olhar de bondade, de uma presença solidária, de um ensino, de um bom livro, de uma doutrinação, de uma visita, de uma prece?

É a caridade do prato de sopa? É a da evangelização, sobretudo a da infância? Ou é de ambas as coisas, da caridade material e moral?

Uma não dispensa a outra; e certas situações exigem o exercício de ambas.

Quem olha com os olhos da compaixão vê a necessidade do “outro”, do próximo, e o atende prontamente ele mesmo, não amanhã, nem por terceiros. Pois a caridade que demora não alcança o necessitado, eis que tardia. É certo o ditado popular que diz: “Dá duas vezes, quem dá depressa”.

Pode haver caridade maior que a de esclarecer desencarnados que não se prepararam para a vida verdadeira? Sobretudo porque os ensinos de muitas religiões os ignoram; ou os tratam por “demônios”, agredindo-os, maltratando-os, quando são apenas enfermos, necessitados de médico.

É belo curar chagas do corpo, mas sublime extirpar lepras da alma. O Espiritismo nos faculta o exercício dessa caridade tão consoladora e necessária nos dias em que vivemos; e de tantas outras...

Às vezes não nos damos conta da importância dessas coisas tão simples e ao alcance de nossas mãos; ou nos perdemos na rotina, fazendo-as maquinalmente, sem envolver o coração, sem amar os sofredores, sem darmos de nós mesmos. Desatentos, não cumprimos com alegria e plenitude o dever de amar aquele que está à margem da vida, com feridas na alma...

Ao realizar tarefas de amor, devemos:

“(...) dar o dinheiro e a palavra, (...) o sentimento, o tempo, o braço e o estímulo fraterno, utilizando, para isso, as próprias forças. (...) A caridade, por substitutos, indiscutivelmente é honrosa e louvável, mas o bem que praticamos em sentido direto, dando de nós mesmos, é sempre o maior e o mais seguro de todos”.4

Numa bela página, Eurípedes Barsanulfo5 nos lembra: “Construindo o bem sem alarde, no sublime anonimato do amor fraterno, os espíritas podem e devem ser os novos samaritanos, em plena vida de hoje”.

Para isso, é indispensável colocarmo-nos no lugar do outro, do necessitado. Como tudo é transitório, tudo é passageiro, amanhã, quem sabe, seremos nós aquele que estará à margem do caminho, à espera de alguém que, em nome do Mestre, aja em nosso benefício, socorrendo-nos fraternal e bondosamente, sem indagar quem somos, o que temos, qual nossa religião, qual a cor de nossa pele, que língua falamos, de onde viemos e para onde vamos.

Que seja, então, apenas um irmão, com ternura no olhar e compaixão no coração, a estender-nos a mão, a pensar nossas feridas e a nos amar, no instante preciso.

É assim que queremos?

Façamos o mesmo, pois hoje é o nosso dia e a nossa hora de doar e de aprender a amar, exercitando-nos na misericórdia e na compaixão para com o próximo.

Só então VIVEREMOS!

 

Bibliografia:

1. XAVIER, Francisco Cândido. Caminho, Verdade e Vida, pelo Espírito Emmanuel, Cap. 157, 15ª ed. FEB. Rio, 1994;

2. Bíblia Sagrada, trad. de João Ferreira de Almeida, Soc. Bíblica do Brasil, Brasília (DF), 1969;

3. PASTORINO, Carlos T. Sabedoria do Evangelho, vol. 5º, págs. 12 a 16, Sabedoria Livr. Edit. Ltda., Rio, 1967;

4. XAVIER, Francisco Cândido. Jesus no Lar, pelo Espírito Neio Lúcio, Cap. 29, 20ª ed. FEB. Rio, 1994;

5. XAVIER, Francisco Cândido. O Espírito da Verdade, Autores Diversos, Cap. 86, 9ª ed. FEB. Rio, 1995.


 


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