MARCELO BORELA DE
OLIVEIRA
mbo_imortal@yahoo.com.br
Londrina, Paraná
(Brasil)
Evolução em Dois Mundos
André Luiz
(Parte
37)
Damos continuidade ao
estudo da obra
Evolução em Dois Mundos,
de André Luiz,
psicografada pelos médiuns
Waldo Vieira e
Francisco Cândido Xavier
e
publicada em 1959 pela
Federação Espírita
Brasileira.
Antes de ler as questões
e o texto indicado para
leitura, sugerimos ao
leitor que veja,
primeiro, as notas
constantes do glossário
pertinente ao estudo
desta semana.
Questões preliminares
A. Que Espíritos
constituíram na Terra a
chamada raça adâmica?
Ela foi constituída de
grande número de
Espíritos ilustrados,
mas decaídos de outro
sistema cósmico. Embora
seu exílio na Terra
representasse para eles
amarga penitência
expiatória, o fato
representou para o mundo
em que vivemos um
enxerto revitalizador,
de importância enorme
para a evolução do nosso
orbe e dos que aqui
habitavam.
(Evolução em dois
Mundos, 1a
Parte, cap. XX, pp. 157
e 158.)
B. Dos povos resultantes
da raça adâmica, qual o
mais desenvolvido?
Foi o que constituiu o
antigo Egito, ao qual
foi deferida uma missão
especial e onde se
organizaram escolas de
iniciação religiosa mais
profunda. A unidade de
Deus era o alicerce de
toda a religião
egipciana, em sua feição
superior.
(Obra citada, 1a
Parte, cap. XX, pp. 158
e 159.)
C. De que modo podemos
resumir a missão de
Moisés?
Moisés reencarnou na
Terra como o missionário
da renovação, para dar à
mente do povo a
concepção de Deus Único,
transferindo-a dos
recintos iniciáticos
para a praça pública.
Contudo, porque a
evolução dos princípios
religiosos implica
sempre o levantamento
dos costumes, com a
elevação da alma, teve
de enfrentar batalhas
terríveis do pensamento
acomodado aos circuitos
da tradição em que as
classes se exploram
mutuamente, agravando
assim os próprios
compromissos, para
afinal receber os
fundamentos da Lei, no
Sinai. Desde essa hora,
o conhecimento
religioso, baseado na
Justiça Cósmica,
generalizou-se no âmago
das nações.
(Obra citada, 1a
Parte, cap. XX, pp. 159
e 160.)
Texto para leitura
145. Enxerto
revitalizador -
A Espiritualidade
Sublime, amparando o
homem, jamais lhe
menosprezou a sede de
consolo e
esclarecimento. Quando
mais angustiosos se lhe
esboçavam os problemas
da dor, com a guerra
íntima entre a razão e a
animalidade, grande
massa de Espíritos
ilustrados, mas decaídos
de outro sistema
cósmico, renasceu no
tronco genealógico das
tribos terrestres, qual
enxerto revitalizador,
embora isso
representasse para eles
amarga penitência
expiatória.
Constituiu-se desse modo
a raça adâmica,
instilando no homem
renovadas noções de Deus
e da vida. Levantaram-se
então organizações
religiosas primordiais.
Povos nômades e
agrupamentos
escravizados ao solo por
extremado gregarismo
adotaram as mais
estranhas formas de fé,
a se emoldurarem por
barbárie natural,
através de intercâmbio
fragmentário com o plano
extrafísico. Os
Espíritos exilados,
presos à rede
organogênica em que se
lhes tecia o cárcere, no
carro biológico, ainda
profundamente
primitivista, muita vez
revoltados e
endurecidos, aliavam-se
às tabas selvagens, em
cultos sanguinários e
indescritíveis,
desvairando-se nos mais
aviltantes espetáculos
de crueldade, em nome
dos deuses com que
fantasiavam as entidades
inferiores do seu
convívio doméstico.
Alguns deles, no
entanto, movidos de
compunção, entraram em
fervoroso arrependimento
das culpas contraídas no
mundo aprimorado de que
provinham e, não
obstante os embaraços
que se lhes antepunham
aos sonhos de
recuperação, começaram
instintivamente a formar
núcleos isolados para o
cultivo de meditações
superiores, em sagrados
tentames de elevação.
(Evolução em dois
Mundos, 1a
Parte, cap. XX, pp. 157
e 158.)
146. Religião
egipciana -
Depois de longos e
porfiados milênios de
luta espiritual, surgem
no mundo, como grupos
por eles organizados, a
China pré-histórica e a
Índia védica, o antigo
Egito e civilizações
outras que se perderam
no abismo das eras, nos
quais a religião assume
aspecto enobrecido como
ciência moral de
aperfeiçoamento, para
mais alta ascensão da
mente humana à
Consciência Cósmica.
Dentre todos, desempenha
o Egito missão especial,
organizando escolas de
iniciação mais profunda.
Em obediência aos
requisitos da crença
popular, herdeira
intransigente das
fixações mitológicas,
mantém o sacerdócio
cultos diversos a deuses
vários, nas
manifestações exotéricas
dos templos descerrados
ao povo. O lar e a
escola, a agricultura e
o comércio, as
indústrias e as artes
possuem gênios especiais
que os presidem, em nome
da convicção vulgar,
mas, na intimidade do
santuário, o monoteísmo
dirige a implantação da
fé. A unidade de Deus é
o alicerce de toda a
religião egipciana, em
sua feição superior.
Para ela, os atributos
divinos são a vontade
sábia e poderosa, a
liberdade, a grandeza, a
magnanimidade
incansável, o amor
infinito e a
imortalidade. Em
síntese, acredita que
Deus plasmou os seus
próprios membros, que
são os deuses
conhecidos. Cada um
desses deuses
secundários pode ser
tomado como sendo
análogo ao Deus Único, e
cada um deles pode
formar um tipo novo do
qual se irradiam por sua
vez, e pelo mesmo
processo, outros tipos
de deuses inferiores.
Claro está que essa
argumentação teológica,
distanciada de mais
altos roteiros da
evolução, imaginava
erroneamente potências
espirituais
centralizadas no Criador
Excelso, quando só Deus
tem a faculdade de
verdadeiramente criar,
mas o conceito expressa,
em sentido lato, a
solidariedade constante
e inevitável que existe
em todas as vidas de que
se constitui a família
do Supremo Senhor em
todo o Universo.
(Evolução em dois
Mundos, 1a
Parte, cap. XX, pp. 158
e 159.)
147. Missão de
Moisés - Os
padres tebanos
conheciam, de maneira
precisa, a evidência do
corpo espiritual que
pode exteriorizar-se de
cada criatura para ações
úteis ou criminosas.
Cultivam a mediunidade
em grau avançado,
atendem a complexas
aplicações do
magnetismo, traçam
disciplinas à vida
íntima e comunicam-se
com os desencarnados de
modo iniludível,
consagrando-lhes
reverência especial.
Nesse campo de
conhecimento mais nobre,
reencarna-se Moisés como
missionário da
renovação, para dar à
mente do povo a
concepção de Deus Único,
transferindo-a dos
recintos iniciáticos
para a praça pública.
Entretanto, porque a
evolução dos princípios
religiosos implica
sempre o levantamento
dos costumes, com a
elevação da alma, o
desbravador enfrenta
batalhas terríveis do
pensamento acomodado aos
circuitos da tradição em
que as classes se
exploram mutuamente,
agravando assim os
próprios compromissos,
para afinal receber os
fundamentos da Lei, no
Sinai. Desde essa hora,
o conhecimento
religioso, baseado na
Justiça Cósmica,
generaliza-se no âmago
das nações, porquanto,
através da mensagem de
Moisés, informa-se o
homem comum de que,
perante Deus, o Senhor
do Universo e da Vida, é
obrigado a respeitar o
direito dos semelhantes
para que seja igualmente
respeitado, reconhecendo
que ele e o próximo são
irmãos entre si, filhos
de um Pai Único. A
religião passa, desse
modo, a atuar, em
sentido direto, no
acrisolamento do corpo
espiritual para a Vida
Maior, através da
educação dos hábitos
humanos a se depurarem
no cadinho dos séculos,
preparando a chegada do
Cristo, o Governador
Espiritual da Terra. As
ideias da justiça e da
solidariedade, dos
deveres coletivos e
individuais com a
higiene do corpo e da
mente atingem ampla
divulgação. (Evolução
em dois Mundos, 1a
Parte, cap. XX, pp. 159
e 160.)
148. Os dez
mandamentos - Os
dez mandamentos,
recebidos mediunicamente
pelo profeta, brilham
ainda hoje por alicerce
de luz na edificação do
direito, dentro da ordem
social. A palavra da
Esfera Superior gravava
a lei de causa e efeito
para o homem,
advertindo-o
solenemente: “Consagra
amor supremo ao Pai de
Bondade Eterna, n’Ele
reconhecendo a tua
divina origem.
Precata-te contra os
enganos do
antropomorfismo, porque
padronizar os atributos
divinos absolutos pelos
acanhados atributos
humanos é cair em
perigosas armadilhas da
vaidade e do orgulho.
Abstém-te de envolver o
Julgamento Divino na
estreiteza de teus
julgamentos. Recorda o
impositivo da meditação
em teu favor e em
benefício daqueles que
te atendem na esfera de
trabalho, para que
possas assimilar com
segurança os valores da
experiência. Lembra-te
de que a dívida para com
teus pais terrestres é
sempre insolvável por
sua natureza sublime.
Responsabilizar-te-ás
pelas vidas que
deliberadamente
extinguires. Foge de
obscurecer ou conturbar
o sentimento alheio,
porque o cálculo
delituoso emite ondas de
força desorientada que
voltarão sobre ti mesmo.
Evita a apropriação
indébita para que não
agraves as próprias
dívidas. Desterra de
teus lábios toda palavra
dolosa a fim de que se
não transforme, um dia,
em tropeço para os teus
pés. Acautela-te contra
a inveja e o despeito, a
inconformação e o ciúme,
aprendendo a conquistar
alegria e tranquilidade,
ao preço do esforço
próprio, porque os teus
pensamentos te precedem
os passos, plasmando-te,
hoje, o caminho de
amanhã”. (Evolução em
dois Mundos, 1a
Parte, cap. XX, pp. 160
e 161.)
Glossário:
Acrisolamento:
ato ou efeito de
acrisolar, isto é,
purificar, aperfeiçoar,
sublimar, submetendo-se
a provas.
Antropomorfismo:
crença ou doutrina que
atribui a Deus forma ou
atributo humano.
Barbárie:
estado de extremo
primitivismo, com alto
grau de incivilidade.
Cadinho:
vaso metálico ou de
material refratário,
usado em operações
químicas a temperaturas
elevadas.
Compunção:
pesar profundo,
resultante da
consciência de ter
cometido má ação.
Corpo Espiritual:
o perispírito,
psicossoma.
Cósmico:
relativo ao Cosmo
(Universo) e suas
propriedades. Nos meios
espiritualistas, a
concepção de Cosmo
abrange todo o
Universal, por admitir a
inter-relação de tudo o
que existe, com o
sentido espiritual de
integração,
independentemente de
espaço e tempo.
Doloso:
em que há dolo, erro
praticado
conscientemente, de má
fé.
Eflúvio:
emanação de energia.
Eletromagnético:
que apresenta o efeito
da interação entre carga
elétrica e campo
magnético.
Excelsitude:
sublimidade, elevação.
Exotérico:
diz-se do ensinamento
que era transmitido ao
público sem restrição,
ao contrário de
esotérico, ensinamento
reservado a poucos
iniciados.
Fragmentário:
descontínuo,
intermitente.
Fulgir:
sobressair; brilhar,
resplandecer.
Genealógico:
relativo à genealogia, a
qual trata da origem e
linhagem dos seres.
Gregário:
que faz parte de grei ou
rebanho; que vive em
bando.
Gregarismo:
instinto gregário.
Iniciação:
ensinamento pelo qual se
transmitiam, na
Antiguidade, os
conhecimentos relativos
aos mistérios de uma
religião.
Lato:
amplo.
Mitológico:
referente à mitologia,
conjunto de mitos que
fundamentaram as
religiões politeístas.
Nômade:
que pratica o nomadismo,
vida errante, em que há
constantes deslocamentos
de uma região para
outra.
Onda:
forma de propagação de
uma energia.
Organogênico:
relativo à organogênese,
a qual trata do
aparecimento e do
desenvolvimento dos
órgãos no ser vivo.
Plasmar:
dar forma a algo.
Primordial:
que é dos primeiros
tempos.
Raça Adâmica:
segundo Emmanuel, no
livro “A Caminho da
Luz”, a raça adâmica foi
formada com a encarnação
de muitos milênios, de
espíritos degredados de
um dos orbes do sistema
de Capela, estrela da
constelação do Cocheiro.
Essa raça deu origem às
raças brancas, formando
o grupo dos árias, a
civilização do Egito, o
povo de Israel e as
castas da Índia, e
lançando as bases de
toda a organização
necessária ao progresso
das civilizações, com
influência no seio das
raças amarela e negra,
que já existiam.
Reflexo:
manifestação daquilo que
encerra um sentimento,
uma ideia.
Tebano:
habitante de Tebas,
cidade egípcia, capital
do Alto Egito no segundo
milênio a.C., situada à
direita do rio Nilo,
junto as atuais cidades
de Lúxor e Carnaque.
Tentame:
tentativa, ensaio.
Teológico:
referente à teologia,
estudo das questões
pertinentes ao
conhecimento da
divindade, de seus
atributos e relações com
o mundo e com os homens.
Védico:
relativo ao conjunto de
textos sagrados que
constituem a mais antiga
literatura religiosa da
Índia, bem como o
fundamento da sua
tradição religiosa
(bramanismo e hinduísmo)
e filosófica, conjunto
esse conhecido como
Vedas, que em sânscrito
significa Saber.
Nota:
Muitos termos técnicos
usados na obra em estudo
não se encontram nos
dicionários que
comumente consultamos.
Clicando no link abaixo,
o leitor terá acesso ao
texto integral do livro Elucidário
de Evolução em Dois
Mundos,
elaborado e publicado
com esse propósito:
http://www.OCONSOLADOR\linkfixo\estudosespiritas\andreluiz\Elucidario.pdf