WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas
Ano 6 - N° 282 - 14 de Outubro de 2012
Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:
 

De: Nerideus Saldanha Brasil (Teresina, Piauí)
Segunda-feira, 8 de outubro de 2012 às 22:52:22
Assunto: Edição 281 - Evidências científicas atuais sobre a existência de vida
Continuo um contumaz leitor da sua Revista semanal eletrônica e um admirador incondicional do seu trabalho jornalístico de coordenador, redator e direção desse semanário de alcance internacional na divulgação do Espiritismo como ciência, filosofia e religião. Deus e as Forças do Bem indubitavelmente com a anuência do Divino Galileu estão lhe dando sustentação nessa jornada hercúlea em favor do Brasil e da humanidade. Meu caro amigo, não tenho me manifestado mais vezes e comentado matérias da Revista devido às dificuldades próprias da idade, pois tenho oitenta e cinco anos e meio de idade e portanto uma certa dificuldade na manipulação do computador (visão e tato). Aproveito o ensejo para ressaltar o bom trabalho da Sra. Elaine Vieira (Evidências sobre a existência da vida após a morte, muito bem embasado cientificamente em estudos e pesquisas da referida Sra. Eu passei por um quadro de EQM em 1967 e estudo o assunto desde então, com o cabedal de conhecimentos que tenho como Ortopedista dos Maxilares e ortodontista e também jornalista. Vou ficar por aqui por hoje, desejando-lhe a continuidade com sucesso de seu trabalho de evangelização e amor ao próximo.
Nerideus Saldanha Brasil

 

De: Arnaldo Ramos (Santa Rita do Sapucaí, RJ)
Sábado, 6 de outubro de 2012 às 11:57:28
Assunto: O Espiritismo responde da edição 281.
Caro editor, cremos que respostas generalizadas provocam uma restrição no entendimento, em geral um posicionamento obtuso diante do conhecimento, ou seja, nos tornamos incapazes de melhor compreender e assimilar o esclarecimento dado e recebido.
A resposta à primeira pergunta é: não. A alma não dorme ao lado do corpo; somente o corpo repousa durante o sono corpóreo.  A alma aproveita esse repouso e os momentos em que sua presença não se faz necessária para ir a outros lugares, dando atenção a assuntos e tarefas que é preciso atender. É dessa movimentação que resultam os chamados sonhos, que, em linhas gerais, são a recordação do que se passou durante o tempo em que o corpo repousava.
Vejamos o que nos relata André Luiz no Livro "Evolução em dois mundos" :
SONO E DESPRENDIMENTO
Encetado o processo de sonolência, com as reações motoras empobrecidas e impondo mecanicamente a si mesma o descanso temporário, no auxílio às células fatigadas de tensão, isto desde as eras remotas em que o pensamento se lhe articulou com fluência e continuidade, permanece a mente, através do corpo espiritual, na maioria das vezes, justaposta ao veículo físico, à guisa de um cavaleiro que repousa ao pé do animal de que necessita para a travessia de grande região, em complicada viagem, dando-lhe ensejo à recuperação e pastagem, enquanto ele se recolhe ao próprio íntimo, ensimesmando-se para refletir ou imaginar, de conformidade com seus problemas e inquietações, necessidades e desejos.
Entendemos nesse trecho do livro que nem todos nos afastamos do corpo físico, isso depende exclusivamente aos nossos interesses imediatos. Analisemos:  Existem crenças que divulgam o juízo final e que o homem após a morte entrará em sono profundo aguardando esse momento de julgamento creio que pelo próprio Mestre Jesus – que disse-nos não julgueis para não serdes julgados (como pode alguém que mandou não julgar se tornar julgador, juiz e inquisidor ao mesmo tempo?).
Diante do exposto não acredito nessa generalização de que todos os espíritos se afastam do corpo físico quando o mesmo entre em sono e portanto não se generaliza o desprendimento.
Abraços fraternos.
Arnaldo Ramos
 

Resposta do Editor: 

Enviamos diretamente ao nosso caro leitor nossa resposta ao seu questionamento, na qual explicamos que, conforme fora dito no próprio texto constante da seção O Espiritismo responde da edição 281, a informação que ali publicamos baseou-se no livro "Obras Póstumas", de Kardec, onde lemos o trecho seguinte, no subcapítulo § 4. EMANCIPAÇÃO DA ALMA, item 24: "Só o corpo repousa durante o sono, mas o Espírito não dorme; aproveita do repouso do corpo, e dos momentos em que a sua presença não é necessária, para agir separadamente e ir onde quer; goza de sua liberdade e da plenitude de suas faculdades".

A situação mencionada em "Evolução em Dois Mundos" é um caso particular e poderíamos aditar a ele outros casos, como, por exemplo, a situação dos alcoólatras quando adormecem. As respostas dadas às perguntas de ordem geral têm de ser, necessariamente, genéricas. Esse foi o método adotado em "O Livro dos Espíritos", em que as respostas tratam dos assuntos em caráter geral. O tema recordação de vidas passadas por parte dos desencarnados é exemplo expressivo disso, porque, em verdade, ela não se dá de forma automática, como supomos lendo o L.E., visto que ocorre paulatina e gradativamente, como Kardec e outros autores explicaram posteriormente em outras obras.

 

De: Jorge Antonio Dantas (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 8 de outubro de 2012 às 13:02
Boa tarde meu amigo!
É com grata satisfação que tenho recebido os seus e-mails divulgando a leitura de tão prestimosa revista "O Consolador". Fiquei, também, muito alegre ao ouvir ontem na Rádio Rio de Janeiro o confrade Marcus De Mário fazendo a divulgação do trabalho realizado pela equipe da revista, citando, inclusive, a importância do trabalho dos prezados irmãos Astolfo e José Carlos. Particularmente sempre indico aos amigos e conhecidos a leitura de "O Consolador", informando o site e também o Blog do companheiro.
Tenha uma boa semana.
Abraços fraternos.
Jorge Dantas

 

De: Luiz Vicente Braga (Goiânia, GO)
Segunda-feira, 8 de outubro às 08:26
Prezado Diretor de redação,
É com prazer que convido você para o lançamento do site do curta metragem "Seja Diferente".  Essa produção busca alertar as pessoas para um tema atual que está presente na vida de muitas famílias: as drogas.
O curta metragem conta a história de Márcia, uma adolescente sensível, que teve uma infância  tranquila, mas mergulhou no mundo das drogas chegando até o crack. Graças ao amor e à dedicação de sua mãe e a um reencontro inesperado, a jovem terá a chance de superar o vício, encontrar sentido para sua vida e aprender a fazer boas escolhas para sua vida.
O site contém, além do curta, trailer, bastidores, entrevistas, fotos e informações diversas.
Para acessar basta acessar www.sejadiferenteocurta.com.br
Caso goste do material, por favor, compartilhe com os usuários do seu site.
Abraços fraternos.
Luiz Vicente Braga

Resposta do Editor:

Lemos no site mencionado na carta acima que o curta metragem “Seja Diferente” nasceu de um encontro entre Emanuel Albuquerque, que tinha a ideia de criar uma peça de teatro com jovens atendidos pelo GASFA (Grupo Assistencial Francisco de Assis) que abordasse a temática da Dependência Química e comentou esse desejo com seu companheiro do NAVE (Núcleo de Audiovisual Espírita) Luiz Vicente Braga. Dessa conversa surgiu o desejo de produzir um curta metragem para alertar os jovens com relação ao uso de drogas, mostrando que todos temos escolhas. Luiz Vicente Braga, roteirista e diretor, disse que depois do nascimento do seu filho abordar temas mais profundos se tornou imperativo em seus curtas. Diz ele: “Escrevi esse roteiro pensando no meu filho. Qual mensagem passar? Que tipo de conteúdo ele deveria receber do seu próprio pai e que servisse para toda sua vida? E agora, quando penso em escrever um roteiro sei que esses questionamentos estarão sempre presentes”.

Vale a pena acessar o site e divulgá-lo, para que todos – pais e filhos, jovens e adultos – assistam ao vídeo e propaguem o seu conteúdo.

 

De: Estênio Negreiros (Fortaleza, CE)
Segunda-feira, 9 de outubro de 2012 às 07:10
Assunto: Ajuda às Vítimas da Seca no Ceará
Amigos, ajudem a divulgar esta reportagem assinada por Lívia Lopes, publicada no “Diário do Nordeste”, a respeito da campanha em prol das vítimas da seca que ocorre no Ceará:
‘As famílias dos municípios cearenses atingidos pela seca contam com a solidariedade de pessoas e empresas que têm doado alimentos e água potável que serão enviados para o Interior com o objetivo de ajudar no sustento de pessoas que vêm sofrendo por conta da estiagem.
A iniciativa faz parte da campanha "Nossos irmãos não podem mais esperar", realizada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio), com apoio do Sistema Verdes Mares, Cruz Vermelha e em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus). A ação irá beneficiar, em média, 140 mil pessoas.
Ao todo, já são quase 136 toneladas de alimentos arrecadados desde o início da campanha, em agosto deste ano. Eles devem ser entregues, inicialmente, em 65 cidades atingidas, se estendendo até às demais, conforme as doações forem chegando.

Sensibilização
- Apesar de expressiva, a quantidade de doação arrecadada ainda é insuficiente para auxiliar todas as famílias atingidas pela seca, segundo a gerente do Programa de Assistência Social do Serviço Social do Comércio (Sesc), Lêda Azevedo. "Essa é uma campanha em que estamos buscando sensibilizar toda a sociedade em relação aos municípios que foram fortemente afetados pela estiagem. A situação é séria, tendo em vista que o Ceará tem 176 municípios atingidos pela seca. Destes, 65 estão mais vulneráveis. Nosso objetivo, porém, é levar solidariedade não só a estes 65, mas a cada lugar que vem sofrendo com a estiagem".
Lêda acrescenta que 30 municípios já estão com seus recursos hídricos insuficientes. Com o objetivo de arrecadar mais alimentos e água, a campanha, que deveria ser encerrada em setembro, foi adiada e deve se estender por mais alguns meses.

Doações
- Todas as unidades do Sesc e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac) das cidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu estão recebendo alimentos não perecíveis e água potável. Além deles, alguns postos de gasolina e terminais de ônibus da Capital são pontos de entrega.
Cada cidade com unidades do Sesc e Senac será responsável por destinar as doações aos municípios mais próximos. "O mais importante é doar. Qualquer pessoa e empresa pode ajudar a tornar essa campanha visível e fazer diferença na vida de milhares de famílias", disse Lêda.
Ainda de acordo com ela, os relatos das famílias que recebem as doações são carregados de gratidão. "É muito comovente ver a reação de cada família, algumas até ilhadas e sem nenhuma opção de comida ou bebida", destaca.’ (Lívia Lopes)
Abraços.
Estênio Negreiros

 

De: Arnaldo Ramos (Santa Rita do Sapucaí, MG)
Sábado, 6 de outubro de 2012 às 12:40:31
Assunto: Estudo Religioso nas Escolas.
"O que incomoda não é o grito dos maus - O que incomoda é o silêncio dos bons".
Caros confrades espíritas, creio não deveríamos discutir se devemos ou não divulgar a religião espírita nas escolas, mesmo porque Doutrina Espírita não é religião (entende-se por religião uma instituição sobrecarregada de dogmas e hierarquias). Doutrina Espírita é uma ciência filosófica com consequências morais, e toda ciência séria ajuda o homem a evoluir intelectualmente. A Doutrina Espírita, além de promover a evolução intelectual, promove a evolução moral. Existem trabalhos já divulgados na internet a respeito de formar o homem de bem através de desenvolvimentos de virtudes. Visitem o site www.cincominutos.org.br e leiam o texto a seguir:
“A preocupação de pais e educadores com a instrução dos filhos é, notadamente, algo que mais chama atenção nos dias de hoje. A corrida em busca da melhor escola particular e até da escola publica, já que as vagas nesta última são limitadas, tem sido permanente.
O estímulo ao domínio de um ou mais idiomas diferente da língua mater, a corrida à procura de novas tecnologias, o culto exacerbado à beleza, seja ela a do corpo, dos cabelos, das residências, dos carros, da arquitetura, dos designers gráficos, da combinação de cores, das técnicas de edição de imagens, é, hoje, a grande preocupação das famílias do mundo globalizado.
Tudo isso teria lugar ao sol se combinado com o crescimento moral do ser humano. Um tempo seria disponibilizado para que, paralelo a estas buscas, se refletisse, permanentemente, questões como ética, justiça, disciplina, honestidade, solidariedade, verdade e outros valores semelhantes.
Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Muitas causas que afligem a humanidade estão na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e consequentemente do social.
A vivência de tais valores alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma conquista espiritual da personalidade, mudando o ambiente no entorno do ser e dos seus semelhantes e, assim, mudando o mundo. Dessa conquista viriam, paulatinamente, a saúde mental, espiritual, emocional, física e financeira, equilibradas e integradas sem atropelo.
A ideia deste programa surgiu da necessidade de promover uma interlocução entre professores e alunos do Ensino Fundamental acerca dos valores humanos, na tentativa de possibilitar, mesmo que diminutamente, a formação de seres novos e renovados, contribuintes da construção de um mundo melhor com homens e mulheres mais conscientes do seu papel no planeta.
Por tudo isto, considero que a utilização deste programa poderá vir a ser fator de enriquecimento para aqueles que estejam preocupados e comprometidos em escrever a história do cidadão do novo mundo.” (Maria do Socorro de Sousa Rodrigues)
Aproveitando esse material fabuloso podemos divulgar a Doutrina Espírita sem a necessidade de falarmos de religião, porém formando cidadãos.
Outra coisa, vemos alguns espíritas reticentes com a velha história de que devemos dar de graça o que de graça recebemos, concluindo erradamente que receber dinheiro para dar aula em escolas contraria essa recomendação contida no Evangelho. Pergunto a essas pessoas: Vocês estudaram de graça? Nada gastaram para adquirir o conhecimento que detêm? De graça deve ser dado o passe, o conforto espiritual, a assistência devida em conformidade com a terapia e terapêutica espírita, isso encontramos nas Casas Espíritas, lá sim, na Casa Espírita nada podemos ou devemos cobrar, porém quando se trata de um trabalho material onde nos permite buscar recursos para nossa subsistência, não é possível pensar dessa maneira.
Arnaldo Ramos.
 

Resposta do Editor: 

No tocante à opinião expressa pelo leitor de que o Espiritismo não é religião, sugerimos aos interessados no assunto que leiam o Especial que ilustra a presente edição, o qual focaliza exatamente esse tema. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano6/282/especial.html

Lembramos ainda que foi a discussão desse assunto que deu origem ao livro “Religião”, de autoria do saudoso confrade Carlos Imbassahy, no qual o autor prova, como Kardec, Herculano, Chico Xavier, Divaldo e tantos outros afirmaram, que o Espiritismo é, sim, uma religião, embora destituída dos dogmas, dos rituais e do sistema hierárquico tão comuns nas religiões tradicionais que conhecemos.

 

Voltar à página anterior

 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita