|
Um sucesso o curso de
capacitação de
educadores espíritas
realizado em
Lecco, Itália |
Espíritas de nove países
europeus participaram do
importante evento
promovido pela Comissão
Europa de Educação em
parceria com a USI –
Unione Spiritica
Italiana
Foi além das
expectativas o 1º Curso
de Capacitação de
Educadores Espíritas
para a Infância e
Juventude, ocorrido no
final de 2012 na cidade
de Lecco, situada na
província de Milão,
Itália. O evento ocorreu
nos dias 24 e 25 de
novembro último, numa
promoção da Comissão
Europa de Educação em
parceria com a USI –
Unione Spiritica
Italiana e o apoio da
Coordenadoria Europa-CEI.
O local foi a ANPAS -
Voluntários de
Emergência de
Calolziocorte (Associazione
Nazionale di Pubblica
Assistenza di
Calolziocorte).
Estiveram presentes 48
participantes,
provenientes de 9 países
europeus. Elsa Rossi,
representante do
Conselho Espírita
Internacional (CEI)
fez-se também presente.
Este Curso de
Capacitação de
Educadores foi o
primeiro realizado pela
Comissão Europa de
Educação, aberto à
participação de todos os
países da Europa. Antes
dele, em maio e junho de
2012, um mesmo curso foi
realizado em Madri,
Espanha, em parceria com
a Federação Espírita
Espanhola, mas voltado
apenas para educadores
espanhóis.
O objetivo do curso é
capacitar educadores nos
aspectos
didático-pedagógicos e
doutrinários para um
melhor desempenho na
atividade de educação
espírita de jovens e
crianças.
A movimentação começou
na véspera, com as
inúmeras idas e vindas
aos aeroportos e
estações ferroviárias,
onde os participantes de
outras cidades eram
recebidos e
transportados aos seus
hotéis.
Solidariedade e trabalho
eram as palavras de
ordem e, em função
disso, alguns
participantes foram
hospedados
carinhosamente na casa
de dedicadas
companheiras.
No dia previsto, quando
os primeiros raios de
sol apareceram no
horizonte, a equipe
coordenadora do evento
já estava a postos
cuidando da decoração,
dos lanches, da
arrumação de mesas e
cadeiras, bem como da
recepção, checando cada
detalhe para que tudo
saísse perfeito. A
atmosfera serena,
acolhedora e harmônica
indicava que a
Espiritualidade Superior
também estava presente,
cuidando para que todos
os detalhes estivessem
sob controle.
As atividades foram
abertas
por Milena Alborghetti
Quando o horário de
chegada dos
participantes se
aproximava, os corações
de todos batiam cada vez
mais forte, como a
informar que estava
chegando a hora...
Uma suave música
ambiente inundava o ar
de frescor e energias
salutares.
Os participantes foram
chegando e o burburinho
dos encontros e
reencontros demonstravam
a alegria do ambiente e
as expectativas de todos
em relação ao curso.
As atividades foram
abertas por Milena
Alborghetti que, em nome
da Comissão de Educação
e da USI, deu as
boas-vindas ao pessoal e
os avisos importantes.
A seguir, sob a
coordenação de Claudia
Werdine, uma atividade
de integração foi
|
|
Um grupo
em ação |
|
|
Equipe
de
instrutores
do curso |
|
|
Evi
Alborghetti,
Elsa
Rossi,
Humberto
Werdine,
Regina
Picolli
e
Vincenzo
Bamonte,
tradudor
de
Transição
Planetária |
|
|
Milena
Alborguetti,
Elsa
Rossi
e
Claudia
Werdine |
|
|
Participantes
da
Alemanha
e Suiça |
|
|
Participantes
da
Áustria,
Holanda,
Suécia e
Itália |
|
realizada tendo
como recurso
didático uma
música utilizada
nas classes de
Educação
Espírita
Infantil, em que
os participantes
foram convidados
a seguir a
orientações
contidas na
letra da música,
o que gerou
momentos de
alegre
descontração e
confraternização.
Ao finalizar a
música, a prece
inicial foi
proferida e,
dando
prosseguimento,
foram iniciadas
as atividades do
primeiro dia, em
que foram
abordados os
seguintes temas: |
Módulo 1: Educação
Espírita Infanto-Juvenil
Coordenação da
atividade: Claudia
Werdine (Espanha) e
Arlete Laenzlinger-Hardy
(Suíça).
-
A Educação, sua
importância e
fundamentos
-
A Educação Espírita
como processo global
de espiritualização
do homem – Educação
Integral
-
Objetivos Gerais
-
Elementos
Fundamentais do
Processo Educativo
-
Quem é o
educando/evangelizando?
-
Psicologia Infantil:
infância, faixas
etárias e
características,
necessidades básicas
da criança.
Módulo 2: Elementos
Fundamentais do Processo
Educativo
Coordenação da
atividade: Karina
Rogalla (Alemanha) e
Alexandre Poppe (Itália)
-
A família: sua
constituição,
convivência
familiar,
responsabilidades,
conflitos familiares
e seus reflexos na
criança/jovem
-
O Centro Espírita:
responsabilidade,
participação,
organização e
funcionamento DIJ
"Transição Planetária"
em italiano foi lançado
no evento
Módulo 3: Elementos
Fundamentais do Processo
Educativo
Coordenação da
atividade: Arlete
Laenzlinger-Hardy
(Alemanha) e Karina
Rogalla (Alemanha)
-
O Educador e suas
funções pedagógicas
-
Condições
necessárias para o
exercício da tarefa
-
A visão de Sócrates,
Platão e Pestalozzi
para Educar
-
Técnica e sentimento
Módulo 4: Elementos
Fundamentais do Processo
Educativo
Coordenação da
atividade: Milena
Alborguetti (Itália)
-
Os conteúdos do
Currículo, sua
organização, seus
objetivos
-
Planejamento de
Ensino: o que é,
para que serve,
características e
condições para sua
eficácia, suas fases
-
Como fazer um Plano
de Aula?
-
A aula: motivação
inicial +
desenvolvimento +
fixação
Após um dia intenso,
seja de estudos quanto
de emoções, a noite foi
reservada para o
lançamento, em italiano,
do livro “Transição
Planetária”, de Divaldo
Pereira Franco, ocasião
em que o confrade
Humberto Werdine
proferiu uma conferência
sobre o tema, com
tradução simultânea para
o italiano feita por
Alexandre Poppe. A
palestra convidou-nos a
todos a assumirmos
definitivamente o
compromisso que cabe a
cada um neste processo
de transição. O livro
citado foi traduzido
para o idioma italiano
por Vincenzo Bamonte e
publicado pela Casas
Fraternais O Nazareno.
No domingo seguinte,
apesar do intenso frio,
o dia amanheceu
radiante, convidando a
todos a mais um dia de
trabalho no bem e
estudos profundos.
“Jesus, Mestre em
Educação” foi o tema da
palestra final
Nesse dia foi
apresentado o último
Módulo, a saber:
Módulo 5: Elementos
Fundamentais do Processo
Educativo
Coordenação da
atividade: Claudia
Werdine (Espanha)
-
Conceito e objetivo
da didática, seu
alcance, a didática
e o ensino da
Doutrina Espírita
-
Os recursos técnicos
e didáticos
-
Avaliação: tipos de
avaliação,
critérios, técnicas
Dando continuidade aos
trabalhos, foram
realizadas em seguida
três Oficinas:
-
Criatividade – A
Arte na Educação:
Paula Kloser e
Daiane Bornea
(Áustria)
-
Os Recursos
audiovisuais: Arlete
Laenzlinger-Hardy e
Daniela (Suíça)
-
Literatura Espírita
Infanto-juvenil:
Elsa Rossi (Reino
Unido).
Na sequência realizou-se
a conferência de
encerramento, proferida
por Humberto Werdine,
que falou sobre o tema
“Jesus, Mestre em
Educação”.
Vale ressaltar que os
participantes, nos
intervalos, podiam
visitar uma exposição de
livros infantis, manuais
e apostilas didáticas e
outra pequena exposição
sobre recursos
didáticos.
Uma das atividades mais
concorridas do evento
foi a confecção de
bonecos de papel. Dentro
da pasta que cada
participante recebeu
havia o contorno de um
boneco em papel pardo.
Numa das mesas do salão
principal havia caixas
de todo o tipo de
material: papéis
coloridos, laços de
fita, flores de pano
etc. A tarefa de cada
participante era
procurar retratar a si
mesmo nesse boneco de
papel pardo, o que
deveria estar concluído
no domingo pela manhã. O
resultado foi
surpreendente e os
bonecos ficaram expostos
até o encerramento do
evento, já que todos
queriam levar seus
bonecos para casa.
O encerramento foi
marcado por muita
emoção, pois alguns
participantes fizeram
questão de agradecer, em
voz alta, a alegria da
confraternização e a
qualidade do trabalho
apresentado durante o
curso.
Regina Piccoli,
presidente da USI, fez a
prece final
Claudia Werdine e Milena
Alborguetti,
coordenadoras da
Comissão Europa de
Educação, em júbilo pelo
sucesso do evento,
apesar das dificuldades
inesperadas, convidaram
Regina Piccoli,
presidente da Unione
Spiritica Italiana, para
a prece de encerramento.
Ao final, todos os
participantes receberam
um CD contendo fotos e
todo o material
utilizado no curso,
assim como exemplar do
livro “The Big Bad Wolf
Reincarnate” (O Lobo Mau
Reencarnado), de Roque
Jacintho, oferecido
gentilmente por Elsa
Rossi.
Prosseguindo com seu
Programa de Metas em
2013, a Comissão Europa
de Educação – CEE/CEI
estará realizando o
mesmo curso em outros
países da Europa.
Na atual fase que
estamos atravessando,
presenciamos a Sociedade
terrena invadida por
inúmeras dores,
aflições, perdas,
dúvidas, assolando os
corações de todos,
principalmente dos pais
que não sabem por onde
seguir na educação de
seus filhos. É este um
momento crucial em que
os educadores espíritas
precisamos assumir
nossos postos de
trabalho com dedicação,
amor, compromisso,
responsabilidade e
capacitação, visando a
auxiliar com segurança
na educação dos
Espíritos que retornam
ao mundo para serem
educados corretamente e
participar da construção
de um novo mundo, o
Mundo de Regeneração.
A tarefa conjugada
família-centro espírita
possibilitará maior
chance de êxito, já que
a Doutrina Espírita
representa uma poderosa
ferramenta na educação,
pois nos esclarece que
somos Espíritos
imortais, a caminho da
evolução e únicos
responsáveis pelos erros
e pelos acertos dessa
caminhada.
Nossas crianças e nossos
jovens precisam ter
acesso a estas
informações, pois só
assim valorizarão mais a
vida e a família e
respeitarão e amarão de
maneira incondicional o
próximo. Capacitemo-nos,
pois, adequadamente,
para cumprirmos com
louvor nossas
responsabilidades!
|