ARTHUR BERNARDES DE OLIVEIRA
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Guarani, MG (Brasil)
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A propósito da fé
Na questão 257 do livro
“O Consolador”, indagado
se a Esperança e a Fé
devem ser interpretadas
como uma só virtude,
Emmanuel respondeu:
“A Esperança é a filha
dileta da Fé. Ambas
estão, uma para outra,
como a luz reflexa dos
planetas está para a luz
central e positiva do
Sol. A Esperança é como
o luar que se constitui
dos bálsamos da crença.
A Fé é a divina
claridade da certeza”.
Na questão 253, ele já
houvera afirmado que “a
virtude (e a fé é uma
das mais importantes
virtudes) é sempre
sublime e imorredoura
aquisição do espírito
nas estradas da vida,
incorporada eternamente
aos seus valores,
conquistados pelo
trabalho no esforço
próprio”.
Kardec, no subtítulo de
“O Evangelho segundo o
Espiritismo”, afirma:
“Fé inabalável só é a
que pode encarar a
razão, face a face, em
qualquer época da
Humanidade”.
No capítulo XIX do livro
citado, analisando a
expressão de Jesus de
que a fé do tamanho de
um grão de mostarda é
capaz de transportar
montanhas, ele
distingue:
“A fé no sentido próprio
é a confiança que o
homem tem em suas
próprias forças e que o
torna capaz de executar
coisas materiais, que
não consegue fazer quem
duvida de si. Noutra
acepção, entende-se como
fé a confiança que se
tem na realização de uma
coisa, a certeza de
atingir determinado
fim”.
E esclarece:
“O poder da fé se
demonstra, de modo
direto e especial, na
ação magnética. Por seu
intermédio o homem atua
sobre o fluido, agente
universal, modifica-lhe
as qualidades e lhe dá
uma impulsão por assim
dizer irresistível”.
Do ponto de vista
religioso, a fé consiste
na crença em dogmas
especiais que constituem
as diferentes religiões.
Todas têm seus artigos
de fé. Sob esse aspecto,
pode a fé ser
raciocinada ou cega.
Nada examinando, a fé
cega aceita tudo, sem
verificação, assim o
verdadeiro como o falso
e a cada passo se choca
com a evidência e a
razão. Levada ao
excesso, produz o
fanatismo.
A fé não se impõe.
Adquire-se e ninguém há
que esteja impedido de
possuí-la. Em certas
pessoas ela parece
inata, sinal evidente de
progresso anterior.
A fé tem de ser ativa.
Mãe de todas as virtudes
que conduzem a Deus,
cumpre-lhe velar
atentamente pelo
desenvolvimento dos
filhos que gerou.