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O Espiritismo responde
Ano 6 - N° 301 - 3 de Março de 2013
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 



A leitora Márcia Coutinho, do Rio de Janeiro-RJ, em carta publicada nesta mesma edição, pergunta-nos se a epilepsia se enquadra nos casos que o Espiritismo cataloga como obsessão.

O tema foi objeto nesta revista de um longo artigo intitulado “Nas fronteiras da epilepsia”, de autoria de nosso confrade Nubor Orlando Facure, médico neurocirurgião, diretor do Instituto do Cérebro de Campinas-SP e ex-professor catedrático de Neurocirurgia na Unicamp (Universidade de Campinas). Eis o link que permite acessar o artigo a que nos referimos: http://www.oconsolador.com.br/ano5/253/especial.html

Logo na abertura de seu artigo, diz o professor Facure: “Embora Hipócrates tenha feito em seus escritos uma brilhante descrição da crise do Grande Mal, indicando o cérebro como o responsável por toda essa sintomatologia, a epilepsia foi tida como uma doença mental pelos séculos afora e só depois do surgimento da Neurologia, no século passado, é que a Epilepsia passou a ser compreendida como uma síndrome decorrente de uma lesão orgânica no cérebro. Hoje entende-se a epilepsia como uma descarga elétrica desorganizada que atinge os neurônios cerebrais, provocando sintomas correlacionados com a área cerebral afetada. Embora os relatos mediúnicos do porte de No Mundo Maior  e Nos Domínios da Mediunidade, ditados pelo Espírito André Luiz, façam descrições inconfundíveis de sintomatologia epiléptica em seus protagonistas, submissos à interferência espiritual francamente obsessora, a medicina de hoje rejeita qualquer presença espiritual na gênese de crises epilépticas, especialmente pelo temor de ver ressurgir a nefasta participação de ‘demônios’ dos antigos textos bíblicos, versão da qual a Idade Média e a Inquisição souberam tirar proveito”.

Referências de autores espíritas à epilepsia podemos encontrar em várias obras.

Eis algumas delas: “Nos Domínios da Mediunidade”, de André Luiz, psicografia de Chico Xavier, cap. 9 e 15;  “No Mundo Maior”, de André Luiz, psicografia de Chico Xavier, cap. 8; “Grilhões Partidos”, de Manoel Philomeno de Miranda, psicografia de Divaldo Franco, cap. 11; e “Diretrizes de Segurança”, de Divaldo Franco e J. Raul Teixeira, pergunta 96.

No livro “Grilhões Partidos” (cap. 11, pp. 102 e 103), o autor examina o caso Vivianne e transcreve as observações que Dr. Bezerra de Menezes fez a propósito do tema.

Aludindo ao caso, Dr. Bezerra disse que a epilepsia é importante capítulo da Neuropatologia que merece acurada atenção, particularmente dos estudiosos do Espiritismo, tendo em vista a semelhança das síndromes epilépticas com as disposições medianímicas, quando o transe é provocado pelas entidades sofredoras ou perniciosas. "Mui frequentemente, diante de alguém acometido pela epilepsia, assevera-se que se trata de `mediunidade a desenvolver', qual se a faculdade mediúnica fora uma expressão patológica da personalidade alienada. Graças à disposição simplista de alguns companheiros pouco esclarecidos, faz-se que os pacientes enxameiem pelas salas mediúnicas, sem qualquer preparação moral e mental para os elevados tentames do intercâmbio espiritual", asseverou Bezerra de Menezes.

Segundo ele, no caso específico da epilepsia, não obstante suas causas reais e remotas estejam no Espírito que ressarce débitos, existem fatores orgânicos que expressam as causas atuais e próximas, nas quais se fundamentam os estudiosos para conhecerem e tratarem a enfermidade com maior segurança, através dos anticonvulsivos. Mirando a  enferma, Bezerra prosseguiu: "Pela lei das afinidades, o Espírito calceta é atraído antes da reencarnação à progênie, na qual se encontram os fatores genéticos de que tem necessidade para a redenção. Quase sempre seus genitores estão vinculados, em grupos familiares, a esses Espíritos em trânsito doloroso, o que constitui, normalmente, manifestação hereditária, com procedência nos graves males do alcoolismo paterno, no uso dos tóxicos, a se expressarem por meio de fatores múltiplos, tais a fragilidade orgânica, as excitações psíquicas, as infecções agudas que geram sequelas lamentáveis...".

O equívoco mencionado por Dr. Bezerra é citado também pelo confrade J. Raul Teixeira na resposta que deu à seguinte questão: “Dentro dos quadros da psiquiatria, como psicopatia, esquizofrenia etc., quais as características que poderiam se enquadrar dentro das obsessões?”

Raul Teixeira respondeu ("Diretrizes de Segurança", pergunta 96):

“Reconhecemos, com os ensinamentos da Doutrina Espírita, que todos aqueles portadores das esquizofrenias, psicopatologias variadas, dentro de um processo cármico, são entidades normalmente vinculadas a graves débitos, a dívidas de delitos sociais, e, conforme nos achamos dentro desse quadro de compromissos, essas psicopatologias de multiplicada denominação assumem intensidade maior ou menor. Conforme orienta o instrutor Calderaro ao Espírito André Luiz, no livro No Mundo Maior, ao estudar a problemática do cérebro, esses companheiros esquizofrênicos entram em ‘crises’ quando, no processo natural e inconsciente de rememoração, se vinculam ao seu passado, quando delinquiram, através de um processo de associação, de assimilação fluídica.

Nos casos de epilepsias, tudo nos leva a crer que as entidades credoras, em se aproximando do devedor, diretamente ou por meio de seu pensamento, promovem como que um acordamento da culpa, e ele mergulha, então, no chamado transe epiléptico. Nesse particular do transe, por ação de Espíritos, encontramos correspondentes com o processo mediúnico, porque não deixam de ser, esses indivíduos, médiuns enfermos, desequilibrados, apresentando, por isso, uma expressão mediúnica atormentada, doente. Convenhamos que o exame da Doutrina Espírita, com relação a esses diversos casos, nos dará gradativamente as dimensões para que saibamos avaliar, analisar os problemas de enfermidades psicopatológicas, tais como as que acompanham a esquizofrenia, que é esse conjunto de tormentos, de perturbações, de doenças, que verdadeiramente não têm uma etiologia definida.

Nos casos de patologia psicológica ou psiquiátrica, deveremos nos valer dos conhecimentos específicos na área médica, para que não coloquemos pessoas doentes nas atividades mediúnicas, o que seria um desastre. Muitas pessoas se mostram com diversas síndromes e sintomas de problemas psíquicos, quando a invigilância e o desconhecimento espírita de alguns os leva a afirmar que é mediunidade e levar a criatura para o exercício mediúnico”.

 


 
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