WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 7 - N° 316 - 16 de Junho de 2013

ELSA ROSSI
elsarossikardec@googlemail.com
Londres (Reino Unido)

 
 

As moedas do envelope
 

Durante o ano guardei no porquinho de porcelana todas as moedinhas de valor muito pequeno, para quando meu neto Nicolas viesse a Londres pudesse contar, se organizar para ir depositar no Banco NatWest.

Os dias passaram, entre uma coisa e outra, entre um passeio na neve e viagem, enfim, passaram-se os 40 dias e o porquinho pesadinho nos olhando na prateleira, já prontinho para ir ao banco. Continha o montante de £10-80 (dez libras e 80 centavos) que hoje em reais vale R$ 32,97.

Saímos uma tarde e ele decidiu usar o valor que estava no porquinho, para inteirar o valor a pagar de um brinquedo em que ele estava interessado.

Disse-me: Vovó, você pode ficar com o porquinho e me dar o meu dinheiro agora? Já que não vai dar para ir ao Banco, você me dá o dinheiro e fica com as moedas...

Claro que eu o ajudei a comprar o que ele queria, afinal o dinheiro era dele.

Bem... Nicolas voltou ao Brasil e o porquinho continua me olhando todos os dias.

Decidi aproveitar as moedas para doar...

Consegui colocar as moedas em pequeninos envelopes, preparei uma pequena mensagem em inglês, e ainda escrevi com minha letra num papel stick o seguinte:

“Você é muito importante para todos nós. Se você precisar conversar, venha até nós, temos reunião no dia tal, e tal, e tal...” - enfim, dei detalhes na escrita.

Naquela noite, uma amiga da Seicho-No-Ie veio à sede da BUSS buscar livros, e saímos juntas. Lembrei-me de pegar um dos envelopes já pronto, e saímos em direção à estação de Bethnal Green, onde sempre se sentam alguns homeless (pedintes sem casa), a pedir esmola. Ficam por ali sempre e trazem um cachorro com eles, até mesmo por proteção.

Lá estava ele. Dei-lhe o envelope e conversamos um pouco. Minha amiga ficou me olhando, e não se conteve, também doou algo, e prosseguimos.

Ela achou a ideia fantástica e disse que iria fazer a mesma coisa. Fica tão frio você dar uma esmola, jogando a moeda na caixinha no chão, sem parar para conversar nem que seja por alguns minutinhos apenas.

Dar algo mais além de conversar, quem sabe a oportunidade de a pessoa vir até você, no seu grupo espírita, e quem sabe, meu Deus, quem sabe... mudar o curso de uma existência...

Agora, sempre que passo ali, ao lado do McDonalds de Bethnal Green, ao lado da Providence Row, quando o nosso “beggar”, que pede a esmola, ali se encontra, paro e conversamos um pouco.

O tempo me dará a oportunidade de lhe dar um livro e eu o farei.

Não temos pressa, mas a certeza de que, dia após dia, temos oportunidades incríveis de usarmos as moedinhas da caridade e do amor, dando o que temos, oferecendo o que nos ensina a nossa doutrina, pela presença DELES, os Benfeitores em nossas vidas, nos inspirando a agir da melhor forma possível, em todas as terras daqui e de além-mar.


Elsa Rossi é membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional, diretora do Departamento de Unificação para os Países da Europa, organismo do Conselho Espírita Internacional, e atual presidente da British Union of Spiritist Societies (BUSS).
 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita