WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 7 - N° 317 - 23 de Junho de 2013
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)
 

 
Jovina Nevoleti Correia: 

“Os Centros Espíritas filiados à federativa estadual participam ativamente dos eventos”

A coordenadora da União Regional Espírita de Dourados-MS fala sobre o movimento espírita da cidade e da região em que atua

Jovina Nevoleti Correia (foto), natural e residente em Dourados, Mato Grosso do Sul, é membro do Conselho de Administração da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul e coordenadora da União Regional Espírita de Dourados. Espírita de nascimento e filiada ao Centro Espírita Bezerra de Menezes, Jovina, que profissionalmente é advoga-

da, dá-nos na presente entrevista uma visão geral de sua cidade e do movimento espírita regional. 


Situe para o leitor a cidade da Dourados, em seus aspectos geográfico, social e econômico. 

Dourados está situada no centro-sul do Estado e é a segunda maior cidade do Estado de Mato Grosso do Sul. Considerada polo regional de desenvolvimento, para ela convergem pessoas de mais de 30 municípios em busca da prestação de serviços, sobretudo de saúde, educação, comércio e serviços de tecnologia. É considerada uma cidade universitária, pois possui quatro universidades, sendo duas públicas (Federal e Estadual) e duas privadas de grande porte (Unigran e Anhanguera), além de uma Faculdade de Teologia. 

Fale-nos sobre a região de Dourados no contexto de Mato Grosso do Sul. 

A região de Dourados é a que possui maior densidade demográfica no Estado, em torno de um milhão de habitantes, e é uma região altamente produtiva de grãos (soja) e gado bovino, e agora, mais recentemente, de cana de açúcar e de indústria sucroalcooleira. 

Quantas instituições espíritas existem na cidade e na região? 

Dourados possui 12 Centros Espíritas. A jurisdição da União Regional Espírita de Dourados possui 29 Centros Espíritas, pois, além dos doze de Dourados, possui 1 em Itaporã, 2 em Maracaju, 2 em Rio Brilhante, 1 em Douradina, 1 em Fátima do Sul, 1 em Caarapó, 2 em Naviraí, 5 em Ponta Porã, 1 no Distrito de Indápolis e 1 no Distrito de Culturama. 

Qual é a instituição pioneira na cidade? 

É o Centro Espírita Amor e Caridade, fundado em 1º de março de 1946. 

Quem foram os pioneiros do Espiritismo em Dourados?  

Segundo informações prestadas pela Sra. Genir Dutra Paulon, filha de um dos pioneiros, atualmente com 76 anos de idade, os pioneiros do Espiritismo na cidade foram, entre outros, João Ferreira de Almeida; Aguiar Ferreira de Souza; Iran de Matos Pereira e esposa; Cinésio de Matos, Arnulfo Dutra e família; Manoel Rasslen; Gumercindo Freitas; Olimpio Delilo e esposa. 

Qual o perfil de divulgação espírita adotado na cidade? 

A divulgação é feita por meio de palestras em locais públicos; realização de teatro com temática Espírita; Feiras de Livro Espírita; matérias em jornais e faixas nas vias públicas. 

Os centros espíritas participam do movimento espírita estadual? 

Dos 12 Centros Espíritas da cidade 8 são filiados à Federação Espírita de Mato Grosso do Sul e participam ativamente dos eventos promovidos pela União Regional Espírita ou pela federativa estadual.  

Quais são os principais eventos espíritas realizados na cidade? 

A Feira do Livro Espírita, realizada em abril, na semana que inclui o dia 18 de abril. Palestra e Seminário no mês de abril, em local público. Encontro Regional Espírita no mês de outubro. Apresentação de uma Peça de Teatro anualmente, no mês de julho, pelo Grupo de Teatro Arte Boa Nova de Campo Grande.

Algo marcante que gostaria de relatar da realidade do movimento espírita no Estado?

A dedicação dos diretores da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul que incansavelmente vem trabalhando na busca da união dos espíritas e a unificação do Movimento Espírita.

Suas palavras finais.

O trabalho no Movimento Espírita é muito gratificante. Pois temos a oportunidade do aprendizado constante na relação com nossos irmãos de crença, o que nos possibilita desenvolver uma convivência fraterna que aquece os nossos corações e nos fortalece para o trabalho.

Além disso, percebemos que fazemos parte de uma rede, que não estamos sós, onde cada pessoa pode dar a sua parcela de contribuição para o grande objetivo da Doutrina Espírita, que é a transformação moral da humanidade. No entanto, esta transformação deve começar a partir de nós mesmos, para que sejamos melhores servidores na Seara de Jesus e busquemos exemplificar os seus ensinos.

Aprendemos também que, a despeito de todas as nossas fragilidades, Jesus conta conosco e nos oportuniza o trabalho no bem, de modo que possamos dar a nossa parcela, por menor que seja, no local onde estamos inseridos.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita