WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 8 - N° 359 - 20 de Abril de 2014
ANGÉLICA REIS 
reis.angelica2@gmail.com 
Londrina, PR (Brasil)
 

 



“Está provado por A+B: arma não é brinquedo”

A nova campanha em prol da paz foi realizada na primeira
quinzena do corrente mês de abril

 
O título desta matéria foi o mote da campanha que o Movimento Pela Paz e Não-Violência - Londrina Pazeando e o COMPAZ – Conselho Municipal de Cultura de Paz realizaram no período de 1º a 15 do corrente mês de abril (fotos).

Em 2014, como tem sido amplamente divulgado, são duas as campanhas promovidas pelas entidades citadas:

1ª campanha – “Está provado por A+B que arma não é brinquedo”, realizada no período de 1º de abril a 15 de abril de 2014.

2ª campanha – “14ª Semana Municipal de Paz de Londrina e Região”, a ser realizada no período de 1º a 21 de setembro de 2014, quando se realizará o 6º Abraço no Lago.

No site do Movimento Pela Paz e Não-Violência, mais conhecido como Londrina Pazeando, o leitor encontrará todas as informações relativas às campanhas e a forma como os interessados podem participar ou contribuir para que os eventos programados tenham o sucesso esperado.

Eis o link que remete ao site:
http://www.londrinapazeando.org.br/

O vocábulo pazeando existe? – Londrina Pazeando, uma das promotoras da campanha pela paz, é uma organização criada para desenvolver uma cultura de paz e não-violência em nossa região. Sediada em Londrina, trata-se de uma instituição sem fins  lucrativos  com  inde-

pendência administrativa e financeira, organizada como sociedade civil de interesse público, de acordo com a Lei Federal nº 9.790/99 e o Decreto federal nº 3.100/99.

A palavra pazeando existe, sim. Faz parte do verbo pazear, que significa estabelecer paz ou harmonia. Pazeando é o gerúndio do verbo e foi essa a razão pela qual faz parte do nome pelo qual a organização é mais conhecida na cidade.

No site da instituição, os interessados encontram a história do movimento contada em textos, regulamentos, projetos, fotos, vídeos, reportagens e documentários.

O site do Londrina Pazeando está permanentemente ligado às diferentes redes sociais, com vistas à obtenção de ideias e experiências pertinentes à construção de um movimento pela paz e não-violência e seu constante aprimoramento. 

Repercussão e resultados obtidos – Em 2011, o programa Cidades e Soluções focalizou o trabalho pela paz realizado em Londrina, mostrando aspectos interessantes do movimento que completava naquela ocasião dez anos. O vídeo do programa pode ser acessado a partir deste link: http://www.youtube.com/watch?v=fp8wmIROanA

Outro documento importante, editado no ano passado pelo Movimento, tendo por título “Por um Mundo sem armas, drogas, violência e racismo – Tema Social da Copa do Mundo – Campanha Desarmamento”, pode ser baixado gratuitamente na internet, a partir deste link: http://www.londrinapazeando.org.br

Tanto o vídeo como a obra citada evidenciam a importância do trabalho pela paz, um movimento que nos interessa a todos e que, portanto, só nos cabe apoiar por todos os meios à nossa disposição.

Um dos resultados práticos decorrentes do trabalho realizado pelo Movimento pela Paz em Londrina foi a promulgação da Lei Municipal número 9.188, de 3 de outubro de 2003, que proíbe a comercialização de armas de brinquedo no Município de Londrina.

Essa medida inspirou medidas semelhantes adotadas no Distrito Federal e no Estado de São Paulo, bem como o Projeto de Lei 5057/2013, de autoria da deputada Érika Jucá Kokay, apresentado em 27/02/2013, cujo objetivo é vedar em todo o território nacional a fabricação, a importação, a venda e a comercialização de armas de brinquedo de qualquer natureza.

 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita