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Estudando as obras de Manoel Philomeno de Miranda
Ano 8 - N° 359 - 20 de Abril de 2014
THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br
 
Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

 

Loucura e Obsessão

Manoel Philomeno de Miranda

(Parte 6)

Continuamos nesta edição o estudo metódico e sequencial do livro Loucura Obsessão, sexta obra de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada em 1988.

Questões preliminares

A. Por que não devemos esperar resultados imediatos na edificação do bem?

A razão é simples: nem sempre os resultados da ação no bem se verificam imediatamente, uma vez que dependem de diversos fatores. Segundo Dr. Bezerra de Menezes, não é importante que os resultados de qualquer cometimento espiritual sejam manifestos salutares, enquanto se está no corpo, de acordo com o desejo imediatista das criaturas humanas, cuja visão da realidade é unilateral e limitada. “Estamos construindo para a eternidade e o nosso compromisso de realização não tem limite de tempo, nem se subordina a espaços de interesses afetivos, pessoais.” De acordo com Dr. Bezerra, estamos lançando os alicerces do mundo novo de amanhã, sem pressa, mas sem receio ou negligência. “O presente é nossa oportunidade para agir, enquanto o amanhã é de Deus”, completou o amorável benfeitor. (Loucura e Obsessão, cap. 4, pp. 52 a 54.)

B. É verdade que a hediondez está presente em diversos núcleos espirituais próximos da Crosta?

Sim. O que ocorre em determinados núcleos supera tudo o que a imaginação desequilibrada pode conceber. Ali estagiam, à noite, sob coação, diversos encarnados alucinados pelas drogas, a elas conduzidos por sutilezas de inspiração produzida por comparsas do Além. Posturas exóticas, música estridente e primitiva, gestos selvagens e caracterizações aberrantes, em açodamento às manifestações do sexo ultrajado, se originam nesses redutos. Campeões do cinismo, vanguardeiros da corrupção e da insensibilidade para com os valores éticos da vida, técnicos na ironia e no menosprezo às conquistas da moral e da justiça, eram frequentadores habituais, por sintonia psíquica, daqueles grupos, onde renovavam experiências sórdidas, retornando depois ao corpo, sempre ansiosos e insatisfeitos pelo vivido, padecendo irrefreável avidez pelo novo gozar. (Loucura e Obsessão, cap. 5, pp. 55 a 57.)

C. Se os recursos do bem são inesgotáveis, por que o mal impera nos núcleos espirituais mencionados nesta obra?

Os recursos do bem, além de serem inesgotáveis, apresentam-se em qualidade superior ao que chamamos mal, cuja aparente vitória é resultado da transitória sintonia com ele dos que tateiam nas sombras da ignorância, ainda não alcançados pelas luzes do discernimento, ou primários nas experiências da evolução, mais instinto que inteligência, mais sensação que emoção. (Loucura e Obsessão, cap. 5, pp. 57 e 58.) 

Texto para leitura 

21. Devemos agir no bem sem esperar resultados imediatos - Dr. Bezerra disse a  Miranda que a orientadora espiritual da Casa foi muito sábia propondo, em primeiro lugar, a desobsessão, para aplicar depois outras fluidoterapias ao lado da medicamentosa e da psicoterapia que a Doutrina Espírita pode propiciar com excelentes resultados, a depender de vários fatores como do próprio paciente, quando este possa optar pela ocupacional, dedicando-se ao serviço de benemerência e de abnegação em favor do próximo, através do qual granjeará méritos que influirão na regularização das suas dívidas, pela diminuição dos seus débitos. Aludindo à situação de Carlos, o mentor advertiu que não deviam agasalhar ideias otimistas exageradas, quanto à sua recuperação imediata. “Não é importante – afirmou Dr. Bezerra – que os resultados de qualquer cometimento espiritual sejam manifestos salutares, enquanto se está no corpo, de acordo com o desejo imediatista das criaturas humanas, cuja visão da realidade é unilateral e limitada.” “Estamos construindo para a eternidade e o nosso compromisso de realização não tem limite de tempo, nem se subordina a espaços de interesses afetivos, pessoais.” E completou: “Encontramo-nos engajados na tarefa de edificação do bem nas almas, lançando os alicerces do mundo novo de amanhã, sem pressa, mas sem receio ou negligência. O presente é nossa oportunidade para agir, enquanto o amanhã é de Deus”. Enquanto Miranda e Dr. Bezerra conversavam, diversos consulentes foram atendidos e faltava, naquele momento, apenas um jovem, logo introduzido no recinto, o qual se apresentou muito angustiado, atormentado por mágoa e ressentimento que não conseguia ocultar. O jovem não chegara ainda aos vinte anos. Examinando-o, Miranda percebeu que sua mente excitada derramava os clichês do seu dia a dia, impressos com vigor. Sensível, o rapaz travava uma luta que envolvia um número incontável de criaturas terrenas, no processo de reeducação em que se encontravam incursas, por impositivo da evolução. (Loucura e Obsessão, cap. 4, pp. 52 a 54.)

22. Em certos núcleos próximos da Crosta a hediondez supera tudo - O trânsito de Entidades vinculadas aos serviços da Instituição era expressivo. Muitos dos Espíritos para ali conduzidos eram membros de esdrúxulos cultos, que conservavam além do corpo, em regiões próximas da Terra, onde terríveis obsessores os treinavam para os lôbregos processos de vingança. O vampirismo desenfreado constituía recurso de sustentação dos filiados à grei hedionda, na qual, mediante fenômenos de ideoplastia, telementalização e hipnose, se consumavam programas da mais vil qualidade. Miranda já visitara alguns daqueles núcleos onde a hediondez superava tudo o que a imaginação desequilibrada pudesse conceber. Ali estagiavam, à noite, sob coação, diversos encarnados alucinados pelas drogas, a estas conduzidos por sutilezas de inspiração produzida por comparsas do Além. Posturas exóticas, música estridente e primitiva, gestos selvagens e caracterizações aberrantes, em açodamento às manifestações do sexo ultrajado, se originavam naqueles redutos. Ases da informática, que lideram larga faixa de pessoas desavisadas, solicitando pelos veículos de comunicação de massa mais ampla liberdade para o vulgar, o agressivo, o servil, eram também vítimas desses títeres do Mundo Espiritual inferior, que se locupletavam na rapina de energia daqueles que se lhes vinculavam, espontaneamente. Campeões do cinismo, vanguardeiros da corrupção e da insensibilidade para com os valores éticos da vida, técnicos na ironia e no menosprezo às conquistas da moral e da justiça, eram frequentadores habituais, por sintonia psíquica, daqueles grupos, onde renovavam experiências sórdidas, retornando depois ao corpo, sempre ansiosos e insatisfeitos pelo vivido, padecendo irrefreável avidez pelo novo gozar. Mulheres que se guindavam à popularidade, aclamadas pela coragem dos seus depoimentos e pela conquista de posições igualitárias às do homem, maquiladas e exibindo falsa felicidade decorrente de triunfos que as amargavam interiormente, eram também serviçais dos mesmos núcleos, onde se submetiam a terríveis processos de abastardamento moral, dominadas por mentes soezes que as exauriam, obrigando-as ao prosseguimento dos espetáculos torpes, sabendo-se porém que a maioria delas trocaria toda a ilusória notoriedade desfrutada pela segurança de um lar, de um afeto, de uma família, que elas combatiam como instituições falidas, pela mágoa insufocada de não os possuir. (Loucura e Obsessão, cap. 5, pp. 55 a 57.)

23. Os recursos do bem são inesgotáveis - No Grupo dedicado ao bem, os seres macerados pela dor e outros que se compraziam em infligi-la desfilavam em condições mui diversas. Não se aplicavam ali as técnicas da persuasão pelo esclarecimento e pelo amor puro, por falta de recursos, mas sim os métodos do choque emocional e da força mental a que se submetiam aqueles que somente reconhecem, da vida, essa escala de valores. Espíritos que se submetiam a outros mais brutais, em servilismo hipnótico e apavorado; seres que se sentiam dominados por criaturas, às quais se compraziam em atender; entidades que se acreditavam geradas apenas para o mal – todos eles recebiam conveniente assistência e amparo, recuperando uns e predispondo outros à renovação, num processo de crescimento vagaroso, mas estável e eficiente. Os recursos do bem são inesgotáveis! E apresentam-se em qualidade superior ao que, por falta de mais completa designação, chamamos mal. Ocorre que a aparente vitória do mal é resultado da transitória sintonia com ele dos que tateiam nas sombras da ignorância, ainda não alcançados pelas luzes do discernimento, ou primários nas experiências da evolução, mais instinto que inteligência, mais sensação que emoção, a quem nos cumpre atingir, abrindo-lhes espaços para o crescimento das aptidões superiores que lhes dormem ou já lhes lucilam no imo. Felizmente, cresce o número dos que se sentem atraídos para a verdade, saturados dos prazeres que exaurem, desmotivados dos jogos da violência, e tristes, insatisfeitos com as conquistas de que dispõem, cujo saldo são o desencanto, a amargura, a frustração. (Loucura e Obsessão, cap. 5, pp. 57 e 58.) 

24. O problema do derradeiro paciente: psicologia de mulher em corpo de homem - O jovem, que defrontava a Benfeitora Espiritual pela primeira vez, podia ser catalogado entre aqueles que se encontram em luta por um lugar ao sol, disputando a oportunidade de ser feliz fora dos padrões em voga. Embora jovem, sentia fastio pelos prazeres que se lhe tornaram um estigma íntimo, a afligi-lo de dentro para fora. “Sou uma alma em frangalhos!”, desabafou, abrindo-se com total confiança. “Se continuo nesta marcha, nesta dubiedade de comportamento, vivendo duas formas de ser, enlouquecerei, se é que já não me encontro transpondo o portal do desvario. Há momentos em que não tenho discernimento para saber o que é certo ou o que se encontra errado, o que devo ou não fazer.” Miranda notara que o consulente já havia sido submetido a assistência fluídica, para poder liberar-se dos agentes contristadores que o encarceravam no conflito. Como a Mentora permanecia a sorrir-lhe, infundindo-lhe confiança, o rapaz indagou: “Será que eu sou um Espírito feminino domiciliado num corpo masculino?” “Toda a minha vida até aqui é um permanente delírio. A minha psicologia difere da minha fisiologia, minhas aspirações entram em choque com a minha forma.” Dito isto, ele informou que desde criança gostava que o chamassem Lícia, em lugar de Lício, seu verdadeiro nome. “Ao espelho, despido, sempre me estranhei – prosseguiu o jovem –, passando a detestar o que eu apresentava sem sentir, anelando pelo que experimentava emocionalmente, sem possuir. As formas do corpo produziam-me estranheza... Foi, porém, na puberdade que os meus sofrimentos se agravaram, na escola, no lar, em toda parte. Eu era uma pessoa dupla: a real era interior, enquanto que a aparente era a visível.” Informando que todas as suas recordações estavam assinaladas por preferências femininas, a certo trecho o jovem titubeou um pouco, ante uma recordação forte, que assinalava novo e penoso período da sua existência. Foi então que, percebendo-lhe a indecisão, a Amiga espiritual estimulou-o, explicando que o desabafo lhe faria bem. O moço relatou-lhe então uma experiência que se passou com um tio quando ele contava apenas dez anos. (Loucura e Obsessão, cap. 5, pp. 59 e 60.)  (Continua no próximo número.)


 


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