De: Daniele Fernandes (Santana do Paraíso, GO)
Segunda-feira, 7 de julho de 2014 às 20:55:06
Olá! Estou lendo um livro espírita (Meu Filho Nasceu no Além - Carlos A. Baccelli) que diz ser possível gravidez no plano espiritual. Isso é mesmo possível? Obrigada!
Daniele
Resposta do Editor:
A informação sobre gravidez no plano espiritual é algo singular e estranho completamente aos ensinamentos espíritas. Jamais algum autor espiritual referiu-se ao assunto, que para muitos não passa de uma tolice.
O pensamento da equipe de redação desta revista é idêntico ao que já foi expresso em vários textos aqui publicados, a saber:
1) Análise do livro “Fundação Emmanuel” (José Passini)
http://www.oconsolador.com.br/32/especial.html
2) Análise do livro "Reencarnação no Mundo Espiritual" (José Sola)
http://www.oconsolador.com.br/ano4/200/especial.html
3) Artigo: "A Gravidez de Espíritos" (Paulo Neto)
http://www.oconsolador.com.br/ano2/84/especial.html
4) Artigo: “A Gravidez de Espíritos” – II (Paulo Neto)
http://www.oconsolador.com.br/ano6/267/paulo_neto.html
5) O Espiritismo responde n. 323
http://www.oconsolador.com.br/ano7/323/oespiritismoresponde.html
Neste último, a leitora verá o que Divaldo Franco disse a respeito do assunto. |
|
|
De: T. M. (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 7 de julho de 2014 às 11:45:07
Preciso de ajuda! Meu marido morreu recentemente e só penso em morrer para encontrá-lo. Tenho 3 filhos, inclusive uma pequena de 10 anos mas não consigo me ver vivendo sem ele. Ele ficou doente com uma doença leve, entrou andando no hospital e morreu em 20 dias. O que eu faço?
T. M.
Resposta do Editor:
Lamentamos profundamente o que ocorreu com a leitora que nos escreve, cujo nome foi, por motivos óbvios, ocultado. A perda de um ente querido é também entendida por Allan Kardec como um dos momentos mais difíceis que deparamos na vida. Mas é preciso acostumar-nos com o fato, porque é ele inevitável e ocorrerá com todos nós, mais dia, menos dia.
A melhor atitude em casos assim é cultivar a oração e manter a fé e a confiança em nosso Pai, que sabe o que é melhor para nós.
Os entes queridos nós os encontraremos de novo mais cedo do que pensamos. Orar por eles, que sentem também saudade dos que ficaram, e orar por todos que dependem de nós, eis o que é necessário fazer.
Uma leitura elevada, o Evangelho no lar, os passes e, sobretudo, a prece – eis recursos que ajudam de forma palpável em casos assim, convictos todos nós de que a morte atinge apenas o corpo físico, mas em nada afeta a alma, que a partir desse fato muda apenas de endereço, pois continua ligada pelos laços do amor a todos aqueles que lhe são próximos. |
|
|
De: Eliane Faria de Souza (Guapimirim, RJ)
Quinta-feira, 3 de julho de 2014 às 16:17:45
Boa tarde, preciso fazer um estudo a respeito dos cap. 33 e 34 do livro “Os Mensageiros” e precisava de auxílio em relação a conteúdo, visto que os capítulos já são esclarecedores,mas quero enriquecer meu estudo. Podem me ajudar? Obrigada.
Eliane
Resposta do Editor:
Infelizmente, sobre o assunto citado não temos nada em especial a oferecer, exceto a informação de que o livro “Os Mensageiros” foi estudado em nossa revista nas edições n. 13 a 24. Quanto aos cap. 33 e 34, o estudo a eles pertinente, que consta da 8ª Parte, foi publicado na edição 20. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/20/estudandoaserieandreluiz.html |
|
|
De: Isabela Albuquerque (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 3 de julho de 2014 às 11:49
Olá, não conhecia este site maravilhoso rico em conteúdo e informação!
Me chamo Isabela e fui criada em uma família espírita. Mesmo frequentando mocidades e adorando ler os livros da codificação e os complementares, não consigo entender muito bem o assunto Sonambulismo, que é algo presente em minha vida.
Já tem anos que tenho sonambulismo e geralmente assusto as pessoas, pois geralmente eu grito, saio correndo ou discuto com "alguém". Nunca me lembro de nada no dia seguinte.
Porém tem vezes que durante o sonambulismo eu vejo tudo que estou fazendo mas sem poder parar o que estou fazendo. Não tenho controle sobre mim mesma. Já subi na cama e quebrei a lâmpada, já entrei no quarto do meu irmão e vasculhei sua gaveta procurando algo, já me debrucei na janela tentando sair por ela... nestes episódios eu não pude evitar de acontecer. Gostaria de saber por que acontece isso e se isso é realmente sonambulismo?
Espero que você possa me ajudar nesta dúvida que carrego há anos!
Saudações!
Isabela
Resposta do Editor:
Pela descrição feita pela leitora, a hipótese de sonambulismo pode ser a explicação do que lhe ocorre. Sugerimos-lhe, contudo, que se inteire primeiro do que é sonambulismo e depois, caso tenha alguma dúvida, teremos imenso prazer em procurar esclarecê-la.
Eis alguns textos publicados em nossa revista que poderão ajudá-la:
1) Sonambulismo, êxtase e dupla vista
http://www.oconsolador.com.br/ano3/121/esde.html
2) Estudo do livro “O Espiritismo perante a Ciência”, de Gabriel Delanne (parte 8)
http://www.oconsolador.com.br/ano5/215/classicosdoespiritismo.html
3) O Espiritismo responde n. 139
http://www.oconsolador.com.br/ano3/139/oespiritismoresponde.html
4) O Espiritismo responde n. 286
http://www.oconsolador.com.br/ano6/286/oespiritismoresponde.html
5) Sonambulismo natural em reuniões mediúnicas (parte 1)
http://www.oconsolador.com.br/ano8/364/especial.html
6) Sonambulismo natural em reuniões mediúnicas (parte 2 e final)
http://www.oconsolador.com.br/ano8/365/especial.html |
|
|
De: Maria da Penha Rodrigues Segovia (Serra, ES)
Segunda-feira, 7 de julho de 2014 às 22:34:08
Senhores, me sentiria muito honrada se fosse publicada uma série sobre os animais, à luz do Espiritismo. Sempre tive dúvidas em relação a esses nossos irmãozinhos. Obrigada.
Maria da Penha |
|
|
De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 7 de julho de 2014 às 09:39:08
Ouço que Emmanuel reencarnou, em São Paulo, e seria agora um menino de 10 anos. Então ele não mais nos enviará mensagens? Muito obrigada.
Saúde e Paz.
Ester
Resposta do Editor:
Sim, estando reencarnado, como foi dito por Chico Xavier, a tarefa do conhecido benfeitor espiritual passa a ser outra. Cabe-nos a nós procurar ler e estudar a imensa obra que ele nos deixou, divulgando-a para as novas gerações de espíritas que chegam agora à casa espírita. |
|
|
De: Daniel Vilela (Goiânia, GO)
Segunda-feira, 7 de julho de 2014 às 21:14:42
É incoerente ser espírita e socialista. É incoerente ser espírita e comunista.
* Socialismo é transição pro comunismo.
* Incoerência é relação ilógica entre ideias, ações ou fatos. Incoerência é falta de harmonia com elementos antecedentes ou referentes. Incoerência é desconexão.
Segue abaixo a prova de que é incoerente ser espírita e socialista. E a prova de que é incoerente ser espírita e comunista.
O Livro dos Espíritos:
Perguntas e respostas de números: 132, 789, 804, 806, 806 a), 807, 808, 808 a), 809, 810, 811, 811 a), 812, 812 a), 813, 814, 815, 816, 838, 840, 841, 842, 881, 882, 883, 883 a), 884 e 885.
O Evangelho segundo o Espiritismo:
Capítulo III, item 10 e Capítulo XVI.
Daniel Vilela |
|
|
De: Aparecida Marques (Mauá, SP)
Segunda-feira, 7 de julho de 2014 às 20:23:28
Gostaria de saber sobre a origem da vida: protoplasma, ectoplasma, seres unicelulares, procariotes, eucariotes e como surgiram os vegetais e os animais vertebrados...
Aparecida
Resposta do Editor:
No meio espírita há três obras que focalizam o assunto: A Caminho da Luz, de Emmanuel; Evolução em Dois Mundos, de André Luiz, e A Evolução Anímica, de Gabriel Delanne. Sobre o tema sugerimos à leitora que leia o texto publicado na seção O Espiritismo responde n. 338. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano7/338/oespiritismoresponde.html |
|
|
De: Adriana dos Reis (Colatina, ES)
Domingo, 6 de julho de 2014 às 15:37:40
Tenho sonhos que às vezes coincidem de acontecer e no meio da noite sinto flutuar em lugares diferentes que eu não conheço. Às vezes fico feliz e às vezes fico com medo. Tenho meus pais falecidos e um dia eles vieram me ver: parecia sonho, mas não era. Eu senti que meu espírito sai do meu corpo e foi até eles onde eles me abraçaram muito forte. Fiquei muito feliz. Será que eu tenho algum dom? Tenho muita paixão pelo Espiritismo, mas tenho medo que seja só ilusão de minha cabeça.
Adriana
Resposta do Editor:
Nos momentos do sono corpóreo, são comuns os encontros com familiares encarnados ou desencarnados. Se a pessoa conserva alguma lembrança disso, diz que sonhou. O fato não constitui, porém, uma modalidade mediúnica. Pode ocorrer, e certamente ocorre, com todas as pessoas. Se, porém, o mesmo fato se der quando no estado de vigília, eis um indicativo de faculdade mediúnica, para a qual não existe diagnóstico. Aprendemos no Espiritismo que somente a prática é que revelará ou não se a pessoa tem uma faculdade mediúnica a ser trabalhada. Até então, é importante que se estude o assunto, começando pelas obras de Kardec, na ordem que ele mesmo indicou: O que é o Espiritismo, O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns etc. |
|
|
De: Orleide Felix de Matos (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 2 de julho de 2014 às 23:19:23
Faço tradução dos livros espíritas para o italiano e tenho traduzido o livro Paulo e Estêvão. Interessa para vocês? A tradução do livro foi feita por uma amiga e não por mim, mas nós duas costumamos fazer traduções para o italiano.
Orleide
Resposta do Editor:
Encaminhamos a mensagem acima ao Conselho Espírita Internacional (CEI), que edita obras espíritas em vários idiomas. A leitora será então, no devido tempo, contactada pelos amigos do CEI. |
|
|
De: Walker Brito (Salvador, BA)
Quarta-feira, 2 de julho de 2014 às 21:52:53
Bom dia a todos. Gostaria que esclarecesse como é feito a reencarnação: os detalhes, o crescimento do bebê e, o espírito como fica etc.
Grande abraço.
Walker
Resposta do Editor:
Informações sobre o assunto contido na carta acima podem ser obtidas no texto “Prelúdio da volta do Espírito à vida corporal”, publicado na edição 84 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano2/84/esde.html
Duas obras de André Luiz tratam detalhadamente do processo reencarnatório: Missionários da Luz, que focaliza o caso de Segismundo, e Entre a Terra e o Céu, que trata do caso de Júlio.
As duas obras já foram estudadas sequencialmente nesta revista: Missionários da Luz, nas edições 25 a 44; Entre a Terra e o Céu, nas edições 124 a 161. Para acessar os textos publicados, basta entrar em “Edições anteriores” e selecionar a edição desejada.
Lendo-as podemos verificar o carinho e os cuidados que o Mundo Espiritual dedica ao processo reencarnatório. |
|
|
De: Ana Carmem de Morais Melo do Nascimento (Teresina, PI)
Sábado, 5 de julho de 2014 às 18:08:43
Boa noite, gosto muito da doutrina e pretendo frequentar, mas gostaria de uma orientação. Ultimamente ando perdendo o sono. Ao tocar em algumas peças de roupas ou o meu próprio edredom, começava aparecer faíscas de luz, como pequenos raios. Até mesmo o meu marido quando toca acontece. Já andei fazendo algumas leituras sobre isso, mas ando meio confusa. Agradeço a atenção.
Ana Carmem
Resposta do Editor:
Não há como, a distância, explicar o fato descrito. Sugerimos à leitora que busque auxílio num Centro Espírita de sua cidade, onde lhe virá naturalmente a explicação que procura. |
|
|
De: Gamaliel André (Guarulhos, SP)
Domingo, 6 de julho de 2014 às 12:49:24
Solicito programarem matéria falando sobre os 500 de Jerusalém, onde parece consta a presença do saudoso Hugo Gonçalves. (Sou assinante.)
Gamaliel |
|
|
De: Francisco Roxo (Cotia, SP)
Terça-feira, 1 de julho de 2014 às 18:39:59
Boa noite! Solicito o especial favor de me indicarem literatura sobre MEDIUNIDADE. O que poderá fazer com o praticante e "possível" médium o excesso de SEXO, ALIMENTAÇÃO, BEBIDA ALCOÓLICA. Como saber: Quando estamos com espíritos "de baixa frequência ao nosso lado?"
Obrigado!
Francisco
Resposta do Editor:
Sobre o tema mediunidade, a primeira leitura deve ser O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec. Quase todas as dúvidas pertinentes ao assunto ficam resolvidas com a leitura e o estudo dessa obra. Complementarmente, indicamos o livro Desobsessão, de André Luiz, psicografado pelos médiuns Waldo Vieira e Francisco Cândido Xavier; Diretrizes de Segurança, de autoria de Divaldo Franco e J. Raul Teixeira; Qualidade na Prática Mediúnica, editada pelo Projeto Manoel Philomeno de Miranda; Obsessão/Desobsessão, de Suely Caldas Schubert, e Diálogo com as Sombras, de Hermínio C. de Miranda. |
|
|
De: Clovis da Costa Bezerra (João Pessoa, PB)
Domingo, 6 de julho de 2014 às 10:06:55
Assunto: Edição 370 – O Espiritismo responde
A resposta do editor sobre os irmãos de Jesus é controversa. É verdade que os livros sagrados, considerados canônicos, os que não estão na Bíblia, considerados não canônicos, e livros históricos falam sobre os irmãos de Jesus. O argumento do Editor baseado em ilustres estudiosos é interessante, mas vale considerar que ninguém (até onde já consegui ler) fala de filhos de José que viviam na mesma casa com Jesus e Maria. Em tudo que já li cita José, Maria e Jesus não cita a companhia de filhos de José de outro casamento. Por acaso alguém foi visitar José, Maria, Jesus e os filhos de José na manjedoura? Quem estava nas peregrinações além do trio? Mesmo considerando o termo primo-irmão vale lembrar que cada palavra em português deve ter sua equivalente no Grego e como foi citado o Evangelho de Mateus vale o mesmo para o hebraico desse evangelista. Estudiosos do grego e do hebraico CONFIRMAM a existência dos irmãos de Jesus, filhos de Maria e José. De toda forma, vou aprender grego e hebraico para descobrir onde esses estudiosos confirmam o fato.
Abraços,
Clovis da Costa Bezerra
Resposta do Editor:
Reiteramos o que foi dito à leitora Zilma Dias Keown, a saber: O Novo Testamento não conhece outros filhos de Maria, nem de José. Nunca, em nenhuma passagem do Novo Testamento, ninguém é chamado filho de Maria, a não ser Jesus, e nunca, em nenhum texto, de ninguém Maria é chamada mãe, a não ser de Jesus.
O leitor tem razão quando diz que a questão é controversa; seria, pois, muito bom que ele, a partir de suas pesquisas, pudesse contribuir para clarear todas as dúvidas, visto que, conforme dissemos, não temos nenhuma pretensão de haver esgotado, com nossa resposta, o palpitante assunto. |
|
|
De: Cláudio Bueno da Silva (Osasco, SP)
Domingo, 6 de julho de 2014 às 18:25:45
Assunto: Edição 370 – O Espiritismo responde
Curioso debate. O que parecia consenso se revela passível de novas abordagens. Caro amigo, muito interessantes os argumentos trazidos por você. Confesso não ter jamais refletido sobre a possibilidade de Jesus não ter tido irmãos consanguíneos, em função mesmo do contido no ESE, de Allan Kardec. A Doutrina Espírita nos permite o diálogo franco, civilizado e bem embasado, como você o fez, sem que com isso "fechemos" a questão.
Cláudio |
|
|
De: Fernando Rosemberg Patrocínio (Uberaba, MG)
Domingo, 6 de julho de 2014 às 22:03:25
Parabenizo a revista pelo excelente texto do físico nuclear Matheus Tunes: "Sobre a Natureza Física do Espírito", tratando, em seu bojo mesmo, da possibilidade da criação da matéria a partir da luz, que, nada mais é que uma forma de energia. Só faltou, a meu ver, que o brilhante autor citasse que dita possibilidade fora antecipada pelo espírito André Luiz que em "E a Vida Continua..." (1968 - Feb) antecipa tal descoberta científica, como todos sabemos, e inclusive o sabe o referido e educado físico nuclear, autor do texto, com quem estive a confabular por e.mail.
E confirma-se, pois, que matéria é energia condensada que, por sua vez, retorna à sua anterior condição de energia, ou seja: energia que, se condensando (-->=vai para) a matéria, que (-->) a energia. Todavia, isto é apenas parte de um grande ciclo que André Luiz conhece bem, tal como Pietro Ubaldi, que adotam o fenômeno cíclico involutivo-evolutivo, onde: espírito (-->) a energia, que (-->) a matéria, que (-->) a energia que (-->) o espírito.
A Ciência oficial, pelo visto, está prestes a confirmar o fenômeno involutivo da energia (luz) que se converterá (-->) em matéria, e que, afinal, é parte, e tão somente parte, de um fenômeno bem mais gigantesco: da involução e evolução tal como um grande respiro do universo que materializou-se pela involução e haverá de desmaterializar-se pela evolução.
Esta é a maneira espiritista e espiritualistas (monista) de vermos o grande fenômeno universal: da involução e da evolução tão bem disposto filosoficamente, graficamente e matematicamente pela "A Grande Síntese" (PU - 1937 - Fundapu), que alguns espiritistas, infelizmente, condenam, por não conhecê-la a fundo, como seria de se desejar.
No mais um grande abraço a todos.
Rosemberg |
|
|
Voltar à página anterior |
|