WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Questões Vernáculas
Ano 8 - N° 401 - 15 de Fevereiro de 2015
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 

 

O texto abaixo foi publicado em uma de nossas edições. Dele foram retiradas as vírgulas pertinentes; além disso, várias palavras foram nele grafadas de forma errônea. O objetivo é oferecer ao leitor uma ótima oportunidade para testar seus conhecimentos gramaticais: 

A origem do Dia das Crianças em nosso pais remonta ao ano de 1923 quando a cidade do Rio de Janeiro então Capital Federal sediou o 3º Congresso Sulamericano da Criança. No ano seguinte aproveitando a repercussão do evento o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto que deu origem ao decreto a que nos referimos.

O assunto permaneceu porem ignorado por um bom tempo ate que na decada de 1950 por iniciativa de uma industria de brinquedos com apoio de outros empresarios ligados a area foi revitalizada a comemoração do dia 12 de Outubro passando assim o Dia das Crianças a integrar o calendario de datas comemorativas do pais.

Sendo hoje dia 12 de Outubro não existe oportunidade melhor para lembrar o que a doutrina espirita nos fala acerca da criança e da importancia da infancia no desenvolvimento das criaturas e da propria sociedade.

Primeiramente ensina o Espiritismo que a infancia e comum a todos os planetas que não atingiram o apice do processo evolutivo constituindo neles como e facil compreender uma transição necessaria.

Eis o texto, devidamente corrigido:

A origem do Dia das Crianças em nosso país remonta ao ano de 1923, quando a cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a repercussão do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto que deu origem ao decreto a que nos referimos.

O assunto permaneceu, porém, ignorado por um bom tempo, até que, na década de 1950, por iniciativa de uma indústria de brinquedos, com apoio de outros empresários ligados à área, foi revitalizada a comemoração do dia 12 de Outubro, passando, assim, o Dia das Crianças a integrar o calendário de datas comemorativas do país.

Sendo hoje dia 12 de Outubro, não existe oportunidade melhor para lembrar o que a doutrina espírita nos fala acerca da criança e da importância da infância no desenvolvimento das criaturas e da própria sociedade.

Primeiramente, ensina o Espiritismo que a infância é comum a todos os planetas que não atingiram o ápice do processo evolutivo, constituindo neles, como é fácil compreender, uma transição necessária.

*

Leitão e leitoa – que designam o porco quando novo – são palavras bem conhecidas e bastante usadas pelos brasileiros.

O mesmo não se dá com a pouco utilizada palavra bácoro, que é sinônimo de leitão. Se nos referimos à leitoa, podemos igualmente utilizar o vocábulo bácora.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita