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Brasil
Ano 9 - N° 409 - 12 de Abril de 2015
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)
 
 

Arena Jovem: O estudo
espírita de uma forma interativa e desafiadora

Atividade desenvolvida por jovens paraibanos busca renovar o interesse pelo estudo doutrinário por parte das juventudes espíritas através de um modelo dinâmico e interativo


São 19h de uma fria sexta-feira à noite. Uma multidão de jovens se aglomera em frente a um teatro na cidade de Campina Grande (PB). À primeira vista, pode ser a plateia de um show esperando a bilheteria abrir ou pode ser simplesmente uma galera se reunindo para um rolezinho mais tarde. Nada disso. O banner na entrada tem estampadas várias capas do romance Paulo e Estêvão e a seguinte frase: “Pelos Caminhos de Paulo. Arena Jovem”.
 

Se a qualquer dos jovens fosse perguntado: “Ei, vale a pena se espremer nessa fila, passar frio e esperar o teatro abrir?” Ele responderia: “Vale muito a pena, a Arena é imperdível!”

A Arena Jovem é uma experiência consolidada pelos evangelizadores de juventude da SEJA – Sociedade

Espírita Joanna de Ângelis e da FELC – Fraternidade A Caminho da Luz, baseada na metodologia de ensino por jogos e de programas de auditório com games.

Esse tipo de evento tem sido realizado para um público entre 50 a 300 jovens e em diversas cidades pelo Nordeste, no interior de Goiás e do Rio de Janeiro. A cena que descrevemos acima ocorreu algum tempo atrás, quando jovens, e muitos adultos também, de toda a região participaram de uma Arena que tematizou o livro Paulo e Estêvão, obra mediúnica de autoria de Emmanuel, psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.

O principal objetivo da Arena Jovem é proporcionar um momento de estudo reflexivo

Tendo como característica básica a interação com a plateia, a Arena Jovem visa à apresentação e reflexão de um tema doutrinário, contextualizado em situações que envolvam desafios lógicos, matemáticos, linguísticos e textuais, conduzida por apresentadores que entrevistam expositores convidados, colocados em interação com o público, que os toma como parceiros na realização de alguns jogos.

A estrutura básica desse evento, que tem como foco o jovem, é formada por três apresentadores, dois palestrantes convidados e um grupo musical cuja participação se dá marcando a passagem de blocos, ocupando os intervalos. No caso de uma Arena de 1 hora, há apenas um intervalo de 15 minutos; na Arena  de duas horas, 2 intervalos. Houve ocasião em que ocorreram Arenas com 3 intervalos, sem que os jovens arredassem o pé, como se diz no Nordeste.

O principal objetivo da Arena Jovem é proporcionar um momento de estudo reflexivo, mas sem a característica da exposição monologada. O tempo de exposição de cada expositor, respondendo a perguntas, por exemplo, não deve exceder de 10 minutos. Além disso, há jogos, um stand up – o mais aguardado é Tudo é Improviso com frases e objetos relacionados ao tema, mas inicialmente desconectados entre si e cujo link deve ser feito pelos participantes – e o Vide Direta, um momento em que os expositores fazem perguntas ao público e as respostas recebidas são comentadas por outro expositor. Intercalando cada um desses games, música espírita da melhor qualidade.

A resolução dos jogos caracteriza-se pela rapidez de raciocínio empregada para resolver os desafios propostos. Em todos eles, o conhecimento espírita é focalizado e relacionado à vivência do tema.

O livro Paulo e Estêvão, de Emmanuel, foi uma das
obras focalizadas na Arena Jovem

Para a Arena Jovem que estudou o livro Paulo e Estêvão, depois da abertura das cortinas, música inicial, da chegada dos expositores ao palco e da exposição dos objetivos do evento, foram apresentados os seguintes blocos, com meia hora a quarenta minutos de duração cada:

•        Conexão Jovem – Os apresentadores e o público perguntaram diretamente aos expositores convidados, tanto aos palestrantes, quanto ao grupo musical, os quais responderam de forma rápida e objetiva, para que não se tornasse uma palestra e houvesse o maior número de perguntas no tempo disposto para esse bloco.

•        Vide Direta – Alguns jovens foram convidados a subir ao palco e daí os palestrantes lhes fizeram perguntas relacionadas ao tema. Os jovens puderam usar alguns recursos para responder às questões: consultar os pais/evangelizadores via celular disponibilizado pelos apresentadores; consultar a plateia; consultar umas cartas de apoio disponibilizadas pelos apresentadores. Respondida a pergunta, certa ou errada, o expositor fazia um arremate.

•        É tudo improviso – Através do modelo “stand up comedy”, jovens foram convidados ao palco para encenar situações do cotidiano relacionadas com a vivência espírita. Fizeram isso com a ajuda da plateia. Previamente, foi escolhida pela produção a ambientação, bem como a problemática. Os membros das duplas selecionadas tinham 1 minuto para encenar improvisadamente as situações, com o detalhe de que a primeira frase da encenação teria de começar com a letra indicada pelos apresentadores. Os expositores também participaram no último momento.

•        Papo cabeça – Os apresentadores perguntavam diretamente à plateia; após a resposta da plateia, a mesma pergunta voltava para os convidados a fim de que eles também emitissem suas opiniões.

•        Prece – A atividade foi finalizada com um poema, que consta no livro tema, lido pelos apresentadores. Após isso, prece final e música do grupo convidado.

A participação dos jovens na Arena Jovem amplia o interesse pelos estudos doutrinários

O sucesso dessa atividade esteve relacionado ao fato de que o livro em questão fora estudado nas juventudes espíritas em diversas versões: resumos, capítulos específicos, versão em poemas impressos feita por Gladstone Lage, exibição desses poemas em vídeo no Youtube, entrevistas com leitores aficionados etc., de modo que quando os jovens chegaram ao evento já tinham “leituras” do livro e puderam acompanhar os games. Um detalhe nessa Arena foi a ambientação feita com telas do Projeto Imagem – Paulo e Estêvão, cujo uso foi autorizado pelos produtores.

Nesse contexto, a participação dos jovens na construção do estudo fez com que aumentasse o interesse pelos estudos doutrinários, dinamizando-os sem perder o objetivo principal que é o conhecimento da Doutrina, como orientado pelo Espírito de Verdade, no capítulo VI d´O Evangelho segundo o Espiritismo: “Espíritas: amai-vos, eis o primeiro mandamento; instruí-vos, eis o segundo”.

 

Nota da Redação:

Para obter outras informações sobre a atividade descrita nesta reportagem, o interessado pode contactar Daniel Correia (daniel_correia10@hotmail.com), coordenador de Juventude na SEJA – Sociedade Espírita Joanna de Ângelis, apresentador e produtor da Arena Jovem, ou Denise Lino (deniselinoaraujo@gmail.com), evangelizadora de Juventude na SEJA – Sociedade Espírita Joanna de Ângelis e produtora da Arena Jovem.

 

 


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 Revista Semanal de Divulgação Espírita