WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 9 - N° 417 - 7 de Junho de 2015
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)
 

 
Ivana Leal Silva Raisky: 

“O Congresso é reflexo do dinamismo do movimento espírita em Goiás”

A presidente da federativa espírita de Goiás fala-nos sobre o Congresso Espírita Estadual que se realiza anualmente
por ocasião do carnaval
 
 
 

Ivana Leal Silva Raisky (foto), natural de Jataí e residente em Goiânia, ambas em Goiás, fonoau-dióloga com especialização em educação, ministra cursos de aperfeiçoamento profissional nas áreas de qualidade no atendimento ao público e oratória. Espírita desde 1990, é a atual presidente da Federação Espírita do Estado de Goiás, que

alcançou trinta e uma edições de seu conhecido e dinâmico congresso espírita estadual.


A realização do recente Congresso Estadual, em sua 31ª edição, novamente mostrou o dinamismo do movimento espírita goiano, com ampla presença de público. Comente sua visão sobre o importante movimento espírita em Goiás.

Para a equipe organizadora do Congresso Espírita de Goiás é sempre motivo de grande alegria a realização desse evento tão marcante para o movimento espírita em nosso Estado. Ao encerrarmos uma edição, iniciamos os preparativos para a próxima, já que é anual, sempre acontecendo no período do carnaval no centro de convenções de Goiânia. Nosso congresso ultrapassou as fronteiras de Goiás e hoje tem expressão nacional, pois tem crescido a cada ano o número de participantes oriundos de diversos estados brasileiros. No 31º Congresso Espírita de Goiás tivemos a representação de 21 Estados, o que nos comprova a grande repercussão do evento. O número expressivo de pessoas que acompanham as transmissões ao vivo em várias partes do mundo também nos reforça sobre a importância dessa programação. Esse congresso é reflexo do dinamismo do movimento espírita em Goiás, que é pujante, forte a atuante em seus mais de 500 centros espíritas espalhados por seu território.  

No ano passado, ao encerramento, já se abriram as inscrições para esse ano. Essa experiência foi positiva? Por quê?

Experiência totalmente positiva, pois encerramos o 30º Congresso com mais de 1.500 inscritos para o 31º. Nesse ano repetimos a experiência e temos até o momento mais de 1.600 inscritos ao 32º Congresso Espírita de Goiás. Essa antecipação nas inscrições nos dá mais segurança e facilidade na organização do evento, que apresenta custos elevados para sua realização.  

Quais as maiores dificuldades para um evento desse porte?

São muitos detalhes a serem planejados e acompanhados. A liberação do espaço por parte do Governo de Goiás é um fator importantíssimo e que nos possibilita a realização do congresso no centro de convenções, que é o melhor espaço adequado que temos na capital goiana. Mesmo com esse apoio do governo, temos que controlar os gastos, pois o evento tem custos altos. O objetivo da Feego não é "ganhar dinheiro" ou "fazer caixa" com o congresso, mas sim proporcionar o que há de melhor aos congressistas, convidando palestrantes renomados de diversas partes do país, com todas as despesas por conta do evento, contratando empresas que trabalhem com qualidade para a infraestrutura necessária etc. Entendendo que não é possível a todos os espíritas participarem presencialmente do encontro, seja por falta de espaço que comporte tanta gente, seja por questões financeiras, investimos na transmissão em tempo real pela internet, oferecendo inclusive apoio a diversas instituições espíritas pelo interior de Goiás para que façam a transmissão em seus auditórios, oferecendo assim possibilidade, a todos quantos queiram acompanhar a programação, que assim o façam.  

Quais as alegrias colhidas?

As alegrias colhidas são difíceis de serem expressas em palavras. É sempre muito gratificante fazermos parte da equipe de voluntários desse congresso. Quando ouvimos dos amigos participantes de sua alegria em estarem no evento, quando elogiam a programação doutrinária e a organização, quando destacam a importância da inclusão de toda a família, oferecendo espaço adequado à juventude e à infância, tudo isso nos motiva ainda mais para que façamos sempre o melhor, de forma que todos sejamos beneficiados por esse verdadeiro banquete espiritual. 

Qual o segredo do envolvimento da equipe?

Graças a Deus contamos com uma equipe numerosa e maravilhosa! Pessoas totalmente dedicadas e comprometidas com a organização do evento. Essas abrem mão de participarem como congressistas para oferecerem o melhor de si para que todos se sintam acolhidos, bem tratados e felizes. Cabe destacar a equipe de evangelizadores que trabalham com a programação da infância, que é desenvolvida num outro espaço mais adequado a receber os pequeninos, que se dedicam integralmente às nossas crianças, abrindo mão da participação no centro de convenções, com todo amor e carinho. Temos que destacar também a receptividade por parte dos nossos palestrantes, que sempre, de forma muito carinhosa, atendem ao nosso convite. Muitos deles estão comprometidos conosco todos os anos, com "contrato assinado" para muitos outros que ainda virão. Tudo isso faz com que nosso congresso seja tão especial para todos que dele participam.  

Fale-nos sobre os custos do evento. Há patrocínios?

Como dissemos anteriormente, o evento tem um custo elevado. O apoio expressivo tem sido por parte do Governo de Goiás, que nos cede, sem cobrança de aluguel, a utilização dos espaços no Centro de Convenções de Goiânia. Embora não paguemos a locação, as outras despesas com a empresa concessionária do espaço giram em torno de cem mil reais. Imaginem se tivéssemos que pagar pelo aluguel! Somando todos os gastos, o valor final é assustador. Por isso, vamos sempre em busca de empresas parceiras, que façam um preço reduzido como forma de auxiliar o evento, outras que entram com algum tipo de patrocínio, como oferecendo hospedagem, itens de alimentação para o lanche das crianças e refeições do alojamento etc. No fim, sempre conseguimos cumprir com todos os compromissos, que é o que sempre nos preocupa.  

O local normalmente usado é de difícil agendamento?

Realizamos o evento nesse local há muitos anos. Temos já agendado por muitos outros à frente. Ficamos sempre atentos quanto a isso, pois é um espaço muito disputado. Felizmente, temos conseguido sem dificuldades manter essa data para a Federação Espírita de Goiás. Contamos ainda com o apoio do Lar Espírita Francisca de Lima, local onde realizamos a programação da infância, e da Irradiação Espírita Cristã, que nos permite utilizar o Instituto Educacional Emmanuel para o alojamento dos cerca de 300 congressistas oriundos de cidades do interior, que ali são acolhidos pela equipe do alojamento, que oferece, além de carinho e atenção, café da manhã e jantar a todos os alojados. Oferecemos ainda transporte que liga os espaços, facilitando a locomoção dos que se encontram no alojamento e dos pais que deixam seus filhos na programação das crianças.  

Algo marcante de sua experiência que gostaria de relatar?

Nesse 31º Congresso foi marcante para nós a participação dos jovens em todo o processo de organização do congresso. A programação doutrinária da juventude, atendendo ao tema central "Céu e Inferno - Mito ou Verdade", em comemoração do sesquicentenário da obra básica de Allan Kardec, foi o ponto alto do evento. Tanto que nos baseamos na temática dos adultos partindo da proposta apresentada pela comissão doutrinária da juventude. Essa maturidade dos nossos jovens, compreendendo a real finalidade do congresso como sendo um momento de estudo, reflexão sobre o tema à luz do Espiritismo, foi muito gratificante para nós, adultos. Outra experiência nova, mas que agradou a todos, foi o painel inter-religioso, com a participação do Pastor Marcos Botelho, da Igreja Presbiteriana, do Padre Valmir, da Igreja Matriz de Campinas, da Irmã Aíla Pinheiro, de Fortaleza, e de Severino Celestino, de João Pessoa, com a condução do nosso querido Haroldo Dutra Dias. O painel enriqueceu ainda mais nossas reflexões sobre o tema. Aproveitamos a oportunidade para mais uma vez agradecer a eles e a todos os demais palestrantes que possibilitam nosso congresso.  

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Estamos também muito felizes com os resultados obtidos pela editora da Federação Espírita de Goiás. Lançamos durante o congresso cinco novos títulos, quais sejam: Autoperdão - Um aprendizado necessário, primeiro livro espírita de Rossandro Klinjey, que aborda temática importante a todos nós à luz da Doutrina Espírita; Céu e Inferno - Mito ou Verdade?, obra com doze capítulos, organizada por mim com autores diversos: José Carlos de Lucca, Irvênia Prada, Décio Iandoli Jr., Ana Tereza Camasmie, Rossandro Klinjey, Saulo César Ribeiro, Adeilson Salles, Severino Celestino (estes, palestrantes do 31º Congresso), Otaciro Rangel, Simão Pedro Lima, Júlio César de Sá Roriz e Mirella Brasil; Nunca Perca a Esperança, livro de Marcus De Mario, que traz diversas mensagens de conforto e esperança;  O Grãozinho de Areia, reedição com nova ilustração da obra infantil da Tia Bel, querida evangelizadora goiana, hoje no plano espiritual; Eu recebo, cuido e agradeço, de Guadalupe de Castro, mostrando às crianças a importância da gratidão e do cuidado com tudo o que recebemos de Deus. Em nossa livraria montada no evento todos os títulos tiveram boa aceitação, sendo que o Autoperdão e Céu e Inferno - Mito ou Verdade? foram campeões em vendagens. Agradecemos imensamente a todos os autores que nos confiaram seus textos. 

Suas palavras finais.

Queremos convidar a todos para que estejam conosco no carnaval de 2016 em Goiânia, nos dias 6 a 9 de fevereiro, quando então realizaremos o nosso 32º Congresso Espírita de Goiás, com o tema "Educação com o Cristo". As inscrições podem ser feitas no portal da Feego - www.feego.org.br /. Visitem também nossa página no facebook – Feego Goiás e saibam mais sobre o movimento espírita em nosso Estado. Abraço fraterno a todos.


 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita