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Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 427 - 16 de Agosto de 2015

FELINTO ELÍZIO DUARTE CAMPELO
felintoelizio@gmail.com
 
Maceió, Alagoas (Brasil)

 


Qual a escola?


Já foi comentado que em Jandiara, tranquila cidadezinha do interior, vive um povo ordeiro, feliz; todos se entendem, se respeitam.       

Embora naquela cidade a tônica seja o espírito de fraternidade, de tolerância e de apreço entre espíritas, evangélicos, católicos e adeptos de outros credos, discutem-se, em ocasiões várias, pontos de vista sobre fé religiosa, cada qual considerando ser a sua doutrina a detentora única da verdade.

No Grupo Escolar, a professora Maria Tereza, vezes sem conta, tem sido a mediadora em controvérsias entre seus pequenos alunos nos questionamentos religiosos, como a ocorrida ontem.

- Creuza, agora não dá. A tia Tequinha pode ouvir e ralhar.

- Sim, Nelma, no recreio, então, vamos conversar - concordou Creuza, após longo suspiro de enfado.

Creuza, engrossando a fila dos contestadores, não aceitava e queria questionar a crença de Nelma na reencarnação.

No intervalo, quando as demais crianças foram ao galpão para o lanche e as costumeiras brincadeiras, as duas garotas permaneceram na sala de aula para trocarem ideias a respeito do tema reencarnacionista.

Tendo percebido o desencontro de opiniões entre Creuza e Nelma, a professora optou por ficar acompanhando a conversa, assim desenvolvida:

- Não posso admitir, Nelma, que você acredite mesmo em reencarnação! É tido e sabido que Deus cria a alma antes do nascimento para uma única vida e, conforme seus atos, irá para o céu ou para o inferno quando morrer. O céu de eternas delícias e contemplação do Divino, se foi bom, ou o inferno de perpétuo sofrimento, se foi mau.

- Se é assim, por que umas almas são criadas para viverem pouco, sem tempo para fazerem o bem ou o mal; outras para viverem anos e anos, sujeitas a toda a sorte de tentações; algumas nascem em berço de ouro com todas as facilidades e oportunidades do mundo, quando a grande maioria nasce em lares pobres, muitos deles miseráveis, abaixo da linha de pobreza?

- Ah! Nelma, são mistérios, não podemos sondar a vontade do Senhor, ensinam os mais velhos.

- Lá em casa, Creuza, todas as semanas nos reunimos para o Culto do Evangelho no Lar. Reza-se e estuda-se. Meu pai falou que Deus cria os Espíritos simples e ignorantes, mas com livre-arbítrio para escolherem seus destinos, todos com as mesmas possibilidades de desenvolvimento, de crescerem espiritualmente através de vidas sucessivas, que servirão para aprendizado e reparação de erros cometidos, até alcançarem o aperfeiçoamento. E minha mãe completou: Daí, a razão de Jesus ter afirmado que nenhuma de suas ovelhas se perderia.

- Acho impossível- rebateu Creuza, um tanto agastada.

- Papai diz ainda que a doutrina de muitas vidas explica a Justiça Divina ante as diferenças sociais, os sofrimentos que afligem homens considerados bons e criancinhas que nem chegaram à idade da razão.

-  Mas ninguém se lembra da tal vida passada. Não é verdade?

- Como viver com a lembrança dos males praticados? Como conviver pacificamente com alguém que fora nosso inimigo perverso? Seria mais difícil e penosa a reconciliação. O esquecimento é uma bênção para nós. O inimigo de ontem pode reencarnar hoje como nosso pai ou mãe, como irmão ou irmã para rompimento das barreiras do ódio e, reunidos pelos laços de família, superarem suas desavenças.

- Cruz, credo, Nelma! Inimigo meu não quero ver nem pintado de ouro!

- Sua religião não ensina o perdão? Creio que todas elas ensinam o que Jesus viveu e exemplificou: o AMOR e o PERDÃO. Você é que deve estar desatenta, esquecida do ORAR e VIGIAR para não cair em tentação.

Esgotado o tempo do recreio, a meninada voltou para a sala de aula e as duas deram por encerrada a discussão.

Continuando sua aula, na parte de geometria, Maria Tereza revisou ângulos, triângulos, quadriláteros e polígonos.

Trinta minutos antes do encerramento, a professora referindo-se ao diálogo que presenciou entre Nelma e Creuza, contou uma estória para avaliação de cada aluno sobre o palpitante assunto: - EM QUAL ESCOLA VOCÊ COLOCARIA SEU FILHO?

Uma família que se mudou para uma nova cidade resolveu visitar as duas únicas escolas existentes no lugar para decidir em qual delas matricularia seu filho.

Na primeira escola visitada, o diretor explicou que, lá, a criança estuda durante todo o ano e, no final do período, fará um teste de avaliação. Se for aprovada, irá, no ano seguinte, para uma classe especial, com todos os alunos que se dedicaram, formando uma classe de elite. Se for reprovada, a escola manterá criança trancada em uma sala, para sempre, com os demais reprovados. E nem os pais jamais poderão ver os filhos... nunca mais. Eles NUNCA MAIS TERÃO OUTRA CHANCE.

Na segunda escola visitada, os pais verificam que o sistema é diferente. Ao final do ano, as crianças aprovadas também irão para uma classe mais avançada, mas as que forem reprovadas repetirão o ano, tendo que se submeterem novamente aos ensinos e aos testes nos quais fracassaram, TANTAS VEZES QUANTAS FOREM NECESSÁRIAS, até serem aprovados.

Agora, raciocinem, em qual escola os pais matriculariam seu filho.

Duvido que possa existir qualquer pessoa no mundo que opte pela primeira escola. Duvido que alguém tenha coragem de expor o próprio filho a regime tão cruel. Ora, se nós, aqui na Terra, não aceitamos tal método de avaliação e punição, será que Deus, que é infinitamente superior a nós, usaria esse mesmo método injusto? INADMISSÍVEL!

Comparando a eficiência das duas escolas, a primeira, ao banir aqueles que foram reprovados, teria um índice limitado. Por exemplo, se 50% forem aprovados, este índice jamais será alterado. Já a segunda escola, mesmo que, no primeiro ano, 50% sejam aprovados, como ela oferece outras oportunidades, no segundo ano, com certeza, muitos dos que haviam sido reprovados, desta vez serão aprovados, aumentando o índice de eficiência, até que, após vários anos, 100% estarão aprovados. Portanto, se o objetivo da escola é ENSINAR e não PUNIR, a segunda escola é, sem dúvida nenhuma, superior.

Esta analogia ilustra bem a diferença entre acreditarmos na existência de “apenas uma vida”, de um futuro “julgamento final”, resultando em “penas eternas” e acreditarmos na existência da “reencarnação”, possibilitando infinitas chances a todos, até que um dia possam atingir o objetivo final que é chegar à condição de “Espíritos Puros”.

Sob a ótica de vida única, visualizamos um Deus INTOLERANTE, VINGATIVO, PUNITIVO. Ao contrário, a teoria reencarnacionista apresenta um Deus TOLERANTE, SÁBIO e EDUCADOR, ao mesmo tempo infinitamente JUSTO E MISERICORDIOSO.

Esta é a estória de um autor não identificado, que deve ser muito bem analisada, cada um tire suas próprias conclusões. Ninguém é obrigado a aceitar a reencarnação, mas também a ninguém é dado o direito de menosprezar quem a tem como verdade incontestável.

Após breve oração de agradecimento, a professora Maria Tereza encerrou a aula do dia.      


 

 


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 Revista Semanal de Divulgação Espírita