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O Espiritismo responde
Ano 9 - N° 442 - 29 de Novembro de 2015
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 


 
Um amigo pede-nos que falemos sobre os precursores do Espiritismo – quem foram eles, onde e quando viveram?

Como já se divulgou nesta revista em inúmeras ocasiões, o surgimento do Espiritismo moderno está diretamente ligado aos fenômenos ocorridos em uma tosca cabana situada em um vilarejo de nome Hydesville, pertencente ao Condado de Wayne, no Estado de Nova York (Estados Unidos), onde residia a família Fox: o Sr. John, sua mulher Margareth e as filhas Kate e Margareth.

Os fatos, a partir do primeiro diálogo mantido pela Sra. Fox com um Espírito na noite de 31 de março de 1848, empolgaram a população do lugar e marcaram, de forma que ninguém contesta, o advento do Espiritismo, cuja parte teórica ou doutrinária apareceria anos depois, precisamente no dia 18 de abril de 1857, com o lançamento d´O Livro dos Espíritos, escrito por Allan Kardec.

Antes, porém, da família Fox e de Kardec, alguns fenômenos de natureza desconhecida agitaram a sociedade terrena, que, como sabemos, já havia tomado, ao longo da história, conhecimento dos fenômenos mediúnicos, que ocorriam, contudo, esparsamente, diferentemente do que aconteceria a partir de 1848.

Conforme anotou o pesquisador e escritor Arthur Conan Doyle, a diferença entre os fenômenos registrados modernamente e os antigos está em que, além de esporádicos, os fatos não obedeciam antigamente a uma sequência metódica, ao passo que os fenômenos da era moderna apresentavam as características de uma “invasão organizada", expressão utilizada por Conan Doyle no livro História do Espiritismo.  

Precedendo o advento do Espiritismo (31 de março de 1848) três vultos se destacam e podem ser perfeitamente nomeados como precursores do que viria mais tarde.

Um deles foi o sensitivo Emanuel Swedenborg, engenheiro militar, autoridade em Física e em Astronomia, zoologista e anatomista, financista e político, além de insigne teólogo, dotado de largo potencial de forças psíquicas. Nascido em 29 de janeiro de 1688 em Estocolmo, Suécia, Swedenborg faleceu em 1772, em Londres, Inglaterra. 

Já na infância tiveram início suas visões, numa continuidade que se prolongou até a morte. Médium de grande poder, Swedenborg dizia que o Senhor abrira os olhos de seu Espírito para ver, perfeitamente desperto, o que se passava no outro mundo e para conversar, em plena consciência, com anjos e Espíritos.

Swedenborg foi o primeiro vidente a registrar em livro pormenores sobre a vida e os costumes do chamado plano espiritual, o que ele deixou consignado em diversas obras.  

Outro precursor digno de menção foi Franz Anton Mesmer, o médico que descobriu e divulgou modernamente o chamado magnetismo curador. Nascido em 23 de maio de 1734 na Suábia, região pertencente à Baviera (Alemanha), Mesmer faleceu em 1815 em Meersburg, Alemanha.

Em 1775, ele reconheceu o poder da cura mediante a aplicação das mãos. Acreditava ele que por nossos corpos transitam fluidos curadores, preparando o caminho para o Hipnotismo de Marquês de Puységur.

Como ninguém certamente ignora, os passes magnéticos têm um papel fundamental no funcionamento dos modernos centros espíritas, notadamente no Brasil, onde são bastante conhecidos e procurados por espíritas e não espíritas.

O terceiro precursor do Espiritismo também digno de nota foi o sensitivo Andrew Jackson Davis, que nasceu em 11 de agosto de 1826 em Blooming Grove, Nova York (Estados Unidos) e faleceu em 1910, em Boston.

Davis foi considerado por Arthur Conan Doyle como o profeta da Nova Revelação. Seus poderes psíquicos começaram na infância, quando ele ouvia vozes de Espíritos que lhe davam conselhos.  À clarividência seguiu-se a clariaudiência. Certa vez, em 6 de março de 1844, Davis foi tomado por uma força que o fez voar da pequena cidade onde residia e fazer uma viagem até as Montanhas de Catskill, distante 40 milhas de sua casa.

O surgimento do Espiritismo foi predito por Davis em seu livro "Princípios da Natureza", de 1847. Segundo Conan Doyle, foi de grande importância o papel representado por Davis no começo da revelação espírita. Ele começou a preparar o terreno, antes que se iniciasse a revelação, e estava claramente fadado a associar-se intimamente com ela, uma vez que conhecia a demonstração de Hydesville, desde o dia em que ela ocorreu.
 
 


 
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