WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 9 - N° 456 - 13 de Março de 2016

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Marconi de Oliveira Miranda (Juiz de Fora, MG)
Terça-feira, 8 de março de 2016 às 21:54:52
Se na Doutrina Espírita há explicações sobre todas as coisas como a evolução dos espíritos, a causa e o efeito, onde tudo que ocorre hoje é resultado do que ocorreu no passado e o que ocorrerá no futuro é com base no que ocorre hoje; se os espíritos passaram por uma fase mineral, vegetal e animal até se tornarem inteligentes, onde entra o papel de Deus, se tudo ocorre naturalmente?
Marconi 

Resposta do Editor: 

A pergunta do leitor parte de uma premissa parcialmente correta, conquanto incompleta. Vamos respondê-la com um exemplo singelo.

Digamos que você seja um exímio agricultor e, portanto, conhece a fundo o segredo de determinada cultura. Com seu esforço você adquiriu a gleba de terra, o maquinário necessário e até as sementes, e sua equipe de trabalho se encontra a postos. Está faltando alguma coisa para que a plantação tenha sucesso? Sim, é preciso que a chuva compareça e que o Sol brilhe nas épocas certas. Se o Sol e a chuva não comparecerem quando for necessário, a plantação certamente malogrará.

Em nossa vida entramos com nossa boa vontade e o desejo de vencer, mas as oportunidades, as intercessões, o auxílio externo não dependem somente de nós. Se Einstein jamais tivesse ido a uma escola, se lhe houvesse faltado a oportunidade de revelar seu talento, o gênio que admiramos não seria registrado pela história recente.

Deus não somente nos criou, mas continua a agir paternalmente, como o bom Pai a que Jesus se referiu quando revelou que tudo o que sabia havia aprendido com Ele, a inteligência suprema, causa primária de tudo o que existe.

 


De: Carminda T. (São José dos Campos, SP)
Sábado, 5 de março de 2016 às 17:29:27
Quero pedir por uma pessoa que se encontra muito revoltada, não aceita conselhos de ninguém e parece que odeia o mundo. Seu nome é Maria R.
Carminda 

Resposta do Editor: 

Nossa revista não tem vínculo com nenhuma Casa Espírita. Por isso, pedidos como o acima devem ser feitos em um Centro Espírita, onde o nome da pessoa a ser beneficiada será objeto de preces e vibrações que muito poderão ajudá-la, sobretudo se ela corresponder à ajuda e procurar melhorar-se.

 


De: Cláudio Bueno da Silva (Osasco, SP)
Sábado, 5 de março de 2016 às 22:47:54
Fiquei feliz em ver o prof. e escritor Celso Martins nas páginas d'O Consolador, lembrando uma das maiores figuras do movimento espírita brasileiro, Leopoldo Machado. Celso Martins, incansável trabalhador das letras espíritas, permita-me abraçá-lo.
Cláudio

 


De: Lylian Rosa Korkes (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 4 de março de 2016 às 13:50:10
Gostaria de saber se vocês têm o livro A Bruxa Tassia Xando.
Obrigada.
Lylian 

Resposta do Editor: 

O livro citado pela leitora pode ser adquirido, via internet, por intermédio da Candeia.com. Eis o link: http://www.candeia.com/bruxa-tassia-xando-a/p

 


De: Leon Ferrari (Poços de Caldas, MG)
Sexta-feira, 4 de março de 2016 às 13:18:39
Boa tarde, me chamo Leon e tenho um blog espírita chamado "Estudo Espírita". Nesse blog escrevo sobre temas diversos da Doutrina e sempre venho aqui para realizar pesquisas, adoro esse site, estão de parabéns. Gostaria de saber se posso fixar o link de vocês em meu blog? Pois gosto de divulgar outros sites para o conhecimento da Doutrina, já deixo claro que não tenho nenhum interesse em troca.
Desde já, grato.
Muita paz!
Visitem o blog: http://estudoespiritablog.blogspot.com.br/
Aguardo resposta.
Leon Ferrari 


Resposta do Editor: 

Parabéns pelo blog! O leitor tem nossa autorização para divulgar nele o site de nossa revista, bem como aproveitar todas as matérias publicadas em nossa revista que forem do seu interesse.

 


De: Saenes de Mello (Dourados, MS)
Sexta-feira, 4 de março de 2016 às 09:37:39
Senhores, tenho vários grupos de estudos ESDE, EADE, um grupo estudando as obras de Emmanuel, no livro A caminho da luz, outros com as obras de André Luiz, Os mensageiros e por último as Obras de Humberto de Campos com o livro Brasil coração do mundo pátria do evangelho. O que eu quero é uma ajuda, um socorro a respeito como pesquisar para desenvolver um bom estudo em grupo das obras de Emmanuel e de André Luiz e de Humberto de Campos, portanto estou disposto a arcar com os custos; atualmente sou presidente do Centro Espirita Emmanuel, fundado em 1960, em Dourados-MS.
Agradeço por essa oportunidade.
Saenes de Mello 

Resposta do Editor: 

Caro o leitor tenha interesse, podemos fornecer-lhe em Word o texto condensado das obras de André Luiz, de Allan Kardec, do Novo Testamento, de vários autores clássicos e também de algumas obras de Emmanuel. O texto pode ser utilizado para estudo em grupo, como é feito em Londrina pelo Grupo de Estudos Espíritas Abel Gomes. Havendo interesse, o confrade pode dirigir-se ao Diretor de Redação desta revista utilizando o seguinte e-mail:  aoofilho@gmail.com

 


De: Valmor Valente (Alvorada, RS)
Domingo, 6 de março de 2016 às 20:43:09
Assunto: Especial 455 - São os espíritas os denominados trabalhadores de última hora?
Achei muito bom o tipo de comentário, principalmente buscando os originais em francês. Na minha pequena capacidade de interpretar os ensinamentos do Mestre, sempre achei necessário a comparação dos ditos no nosso Evangelho com o original em francês. Sugiro que em todas a edições tenha uma interpretação desse tipo, francês-português.
Valmor

 


De: Fernando Pereira Ribeiro (Bagé, RS)
Domingo, 6 de março de 2016 às 18:00:06
Assunto: Especial 455 - São os espíritas os denominados trabalhadores de última hora?
"Mas , quando fores convidado, vai...”. Jesus (Lucas,14:10.)
¡¡¡ASI ES!!!
Fernando

 


De: Adauto Elias Moreira (Paraguaçu Paulista, SP)
Domingo, 6 de março de 2016 às 11:02:04
Assunto: Especial 454 - Alzheimer, do espírito à matéria
Caro André Luiz,
Minha análise é modesta, mas gostei muito do seu artigo e o estou divulgando para meus contatos. Entendo que a matéria merece estudos aprofundados de todos nós, porque é assunto presente em todas as famílias, círculos profissionais e de amizade.
Abraços,
Adauto

 


De: Neusa Kurman (Jacarezinho, PR)
Sábado, 5 de março de 2016 às 02:02:45
Assunto: Especial 454 - Alzheimer, do espírito à matéria
Parabéns pela matéria. Elucida muitos pontos e é de fácil compreensão.
Grata.
Neusa

 


De: Cleiber Soares de Vasconcellos (Porto Alegre, RS)
Sábado, 5 de março de 2016 às 08:24:02
Assunto: Especial 417 - Alguém tem um tempo aí?
Excelente artigo, retrata com exatidão uma das dificuldades nos dias de hoje.
Parabéns ao Consolador pelo artigo e ao Autor pelo belíssimo texto.
Cleiber

 


De: Simone Kickhöfel Specht (Pelotas, RS)
Quarta-feira, 2 de março de 2016 às 16:25:09
Olá, boa tarde. Como faço para adquirir os exemplares?
Desde já agradeço.
Simone 

Resposta do Editor: 

Esta revista não tem formato impresso. Circula apenas na internet. Em face disso, não há como possa alguém adquirir exemplares de nossas edições. Seu acesso na Web é gratuito, simples e direto. Não exige inscrição nem senha.

 


 

 
AVISO AO LEITOR

O leitor pode enviar sua mensagem diretamente ao editor desta seção, valendo-se deste endereço: aoofilho@oconsolador.com.br

Os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, dia 12/03/2016, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

Voltar à página anterior
 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita