WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Especial Inglês Espanhol    

Ano 9 - N° 456 - 13 de Março de 2016

CLÁUDIO BUENO DA SILVA 
Klardec1857@yahoo.com.br
Osasco, SP (Brasil)

 
 

Cláudio Bueno da Silva

A maior
mensagem
O Cristianismo autêntico é a maior mensagem de amor já ouvida no mundo


Muitos foram os emissários que Deus enviou à Terra, em todos os tempos, para fazer avançar os homens, com seus exemplos de amor e sabedoria.

Para citar, de forma bem sumária, alguns dos mais significativos, que deram sua vida à causa do progresso do mundo, falaremos de:

Moisés, hebreu, 1500 a.C., fundador do judaísmo. É considerado autor dos cinco primeiros livros da Bíblia, conhecidos como Pentateuco (Gênesis, Êxodo, onde se encontram os dez mandamentos, Levítico, Números, Deuteronômio, onde os dez mandamentos são repetidos. Esses cinco livros constituem o Torá judaico. Além do Pentateuco, constam da Bíblia livros escritos por vários profetas, tais como Josué, Samuel, Isaías, Ezequiel, Daniel e outros. O Cristianismo e o Islamismo também aceitam a Bíblia (antigo testamento), integral ou parcialmente.

Lao-tsé, chinês, 530 a.C., fundador do taoísmo. As tradições e éticas taoístas pregam a serenidade, a moderação dos desejos, a simplicidade, a contemplação da natureza e o que chamam de “Três tesouros”: compaixão, moderação e humildade.

Sidarta Gautama (Buda), 520 a.C., criador da filosofia budista. Nascido em Nepal, divisa com a Índia, não desejava converter ninguém, mas iluminar as pessoas com seus ensinamentos, frutos da sua própria experiência. O principal objetivo do budismo é ajudar cada um a se libertar do sofrimento, buscando a felicidade desapegando-se da matéria.  

Jan Huss, precursor do protestantismo 

Confúcio, chinês, 510 a.C., fez surgir a filosofia a que se deu o nome de confucionismo. Entre as preocupações deste pensador estavam a moral, a política, a pedagogia e a religião. Para Confúcio, o objetivo não era a salvação, mas a sabedoria e o autoconhecimento.

Sócrates, grego, 440 a.C. Nada deixou escrito, combateu as crenças tradicionais e colocou a verdadeira virtude acima da hipocrisia e da ilusão dos formalismos, ou seja, combateu os preconceitos religiosos. Defendeu a unicidade de Deus, a imortalidade da alma e a existência da vida futura.

Maomé, saudita, 570 d.C., fundador do islamismo. O livro sagrado dos muçulmanos é o Alcorão, composto de 114 capítulos (suras). O Islã conta hoje com mais de um bilhão de adeptos. Prega a onipotência de Deus (Alá) e a necessidade da bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

Francisco de Assis, Itália, 1182. Dedicou-se aos pobres, procurou imitar a vida do Cristo, vivendo com extrema simplicidade. Fazia pregações cristãs itinerantes, ao invés de se isolar em mosteiros.

Jan Huss, sacerdote tcheco, nascido em 1369, foi precursor da reforma protestante. Não aceitava a supremacia papal e dizia que o Cristo e não Pedro era o chefe da Igreja, e o Evangelho a única Lei. Foi queimado em fogueira por decisão do Santo Ofício, o tribunal da Inquisição. Mais tarde Jan Huss reencarnaria como Allan Kardec. 

Os princípios defendidos pelo Espiritismo 

Martinho Lutero, alemão, nascido em 1483, era monge agostiniano, professor de teologia, e foi a figura central da reforma protestante. Combateu os dogmas católicos.

Allan Kardec, 1804, pedagogo e educador francês. Sob orientação de Espíritos superiores, organizou o Espiritismo, cuja doutrina é composta fundamentalmente de cinco obras: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. O Espiritismo defende a anterioridade e imortalidade da alma, a reencarnação, a comunicabilidade com os Espíritos, a pluralidade dos mundos habitados. Allan Kardec usou metodologia científica para estudar os fenômenos chamados mediúnicos e adotou o critério da universalidade para a coleta e formação dos princípios que compõem a doutrina espírita.

De todos os emissários de Deus citados, somente Sócrates e Allan Kardec propuseram nos seus estudos a imortalidade da alma e a existência dinâmica da vida futura. Os demais deixaram orientações gerais sobre o comportamento humano, as relações sociais, o desenvolvimento das virtudes que elevam a alma, a busca da felicidade, do bem-estar espiritual etc.

No mundo contemporâneo podemos citar alguns Espíritos, dentre tantos que também contribuíram para o progresso moral da humanidade: Gandhi, Tereza de Calcutá, Martin Luther king, Nelson Mandela, Chico Xavier. Espíritos maduros, adiantados, cujos exemplos de caridade, fraternidade e humanismo ganharam o mundo.                                               

Ninguém foi maior que Jesus de Nazaré  

Deus jamais deixou a humanidade sozinha. De tempos em tempos, de acordo com o seu avanço, são enviados instrutores para fazê-la progredir ainda mais.

De todos esses missionários, de maior ou menor relevo, e outros tantos que reencarnaram na Terra para civilizar, humanizar e espiritualizar os homens, ninguém foi maior que Jesus de Nazaré, nascido no ano I da nossa era. Esse Espírito de escol, tido como o mais sábio e amoroso já reencarnado entre os homens, a quem chamava de irmãos, deixou em sua luminosa passagem a mais pura doutrina moral que tem transformado e transformará plenamente a humanidade.

Sem deixar escrita uma só palavra, sua vida entre nós foi tão marcantemente assinalada pelos exemplos, que suas ideias e pensamentos vigorosos, totalmente afinados com Deus, mesmo sofrendo severas e prolongadas perseguições, ainda guardam a força e a verdade que consolam os aflitos, levam a crer os incrédulos e confundem os soberbos e orgulhosos, até o dia em que estes últimos venham também a crer e confiar.

O Cristianismo autêntico, recentemente restaurado pelo Espiritismo, é a maior mensagem de amor já ouvida no mundo. Sua verdade vem dos fundamentos das Leis de Deus. Sua força vem da exemplificação viva do que Jesus pregava.  

Jesus não desiste de nós 

Jesus foi o coordenador da criação do nosso mundo. Em perfeita comunhão com Deus, é quem dá a última palavra sobre os assuntos relativos à nossa humanidade.

E dizer que esse Espírito modelo, todo amor, esteve entre nós!... Preocupou-se com os nossos destinos, deu sua vida física numa experiência marcante que atravessou os séculos e que ainda nos confunde a compreensão. Para a humanidade, mais importante que qualquer dos seus chamados milagres foi ele ter-nos deixado o seu Evangelho, que contém a Vontade do Pai.      

Por tudo isso e por tudo o que ainda não compreendemos muito bem, nós poderíamos atendê-lo mais, esforçando-nos em aproveitar melhor os seus conselhos.

Mas Jesus não desiste de nós. Prossegue atuando a nosso benefício e, mesmo ainda incompreendido, continua nos convidando a aceitar o pedaço do pão espiritual que nutrirá nosso Espírito para a vida eterna.                       

Lembrando o capítulo 12, versículos 46 a 50, do Evangelho de Mateus, que possamos, com o nosso esforço, a nossa vontade, a nossa transformação moral, ser considerados por Jesus como membros da sua família espiritual.  

 

Nota do Autor: 

Alguns dados referentes à primeira parte deste texto foram colhidos em vários sites na internet. O rápido esboço pretendeu dar uma ideia genérica sobre múltiplas doutrinas e escolas do pensamento disponibilizadas ao ser humano pela Providência Divina para o seu crescimento como Espírito imortal, sendo a doutrina cristã genuína a mais completa expressão dos desígnios de Deus junto à humanidade. 


 


 
Para expressar sua opinião a respeito desta matéria, preencha e envie o formulário abaixo.
Seu comentário poderá ser publicado na seção de cartas de uma de nossas futuras edições.
 
 

Nome:

E-mail:

Cidade e Estado:

Comentário:



 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita