O Consolador
Revista Semanal de Divulgação Espírita 

 


BIBLIOTECA VIRTUAL

                       


Para visualização da maioria dos livros é necessário o aplica-tivo Adobe Acrobat Reader.


Em cumprimento a Lei 9.610 de 19/02/98 sobre direitos au-torais, alguns dos livros são oferecidos para uso exclusivo de deficientes visuais. Contamos com sua compreensão.


Chico Xavier - Coleção Completa
Obras do n° 201 ao 210


PAZ E ALEGRIA

Espírito: Diversos
Livro - 201 / Ano - 1981 / Editora - GEEM

 

Caro leitor
A poesia é um idioma próprio, dentro de cada idioma.
E a trova é a essência da própria poesia. Em quatro linhas pequenas, o poeta fixo grande lições, qual se condensa os próprios sonhos e anseios, dores e regozijos, nesse diminuto brilhante do pensamento.
"Paz e Alegria” são o título deste volume despretensioso que nos ofertam, dedicados companheiros do Plano Espiritual.
Paz nascida dos conflitos e lutas que atravessam e alegria, muitas vezes, oriunda dos sofrimentos e lágrimas em que se burilam.
Comparemos este livro à harpa afinada em que os trovadores, cada qual com as suas peculiaridades, nos trazem nobre e bela inspiração, através de rápidos arpeja.
Reconhecidos aos amigos que se fazem autores destas páginas, agradecemos a visita que nos fazem, nos comunicados edificantes de que são portadores, ao mesmo tempo em que te expressamos o nosso reconhecimento, pela bondade com que nos compartilhas deste concerto de bênçãos.
E, ouvindo as elevadas manifestações a que nos referimos, nas quais recolhemos mensagens vivas de ensinamentos e consolo, esperança e beleza, rogamos ao Senhor Jesus a todos nos ilumine e conduza hoje quanto sempre.

Emmanuel
(Uberaba, 14 de março de 1981)

 


VIVENDO SEMPRE
Espírito: Diversos
Livro - 202 / Ano - 1981 / Editora -
IDEAL

Leitor amigo
Quando as indagações, em torno da morte venham a ferir-te...
Quando o futuro se te desenhe, na imaginação, qual escuro despenhadeiro guardando apenas cinzas...
Quando a saudade dos entes amados que te antecederam, na Grande Mudança, se te faça lâmina invisível no coração...
Quando a incerteza, quanto ao próprio destino, te invada o pensamento...
Quando sombras e dúvidas te ameaçarem o raciocínio, abre este livro e informa-te quanto ao conteúdo das páginas que o integram, cujos autores, liberados do Plano Físico, as escreveram, entre esperanças e lágrimas de alegria e reconhecimento.
Nestas notícias e confidências, iluminadas de amor, certificar-te-ás de que Deus jamais nos abandona e de que, acima da morte, somos herdeiros da imortalidade, vivendo sempre.

Emmanuel
(Uberaba, 7 de setembro de 1981)

 


SEARA DA FÉ
Espírito: Diversos
Livro - 203 / Ano - 1981 / Editora -
IDE

Leitor amigo
Em reuniões públicas da Fundação Marietta Gaio, no Rio, e junto de companheiros da mencionada instituição, em Uberaba, através de horas diversas, dedicadas à prece e à elevação espiritual, colhemos, todos nós, os companheiros encarnados e desencarnados, as páginas de encorajamento e alegria, paz e amor que constituem este livro.
E afirmamos "colhemos", reconhecendo que embora subscritas por nossos nomes, todos os conceitos e apelos, notas e definições nos foram inspirados pelos instrutores benevolentes que nos assistem e acompanham de Mais Alto.
Em vista do que expomos, é justo, a nosso ver, que este volume despretensioso guarde o título "Seara de Fé".
Que as consolações e bênçãos, esperanças e esclarecimentos por nós obtidos possam igualmente alcançar-te o coração amigo, com as vibrações de nossa confiança em Jesus, nosso Divino Mestre e Senhor, pela paz e união de nós todos, em torno de seus ensinamentos renovadores, são so votos do servidor reconhecido.

Emmanuel
(Uberaba, 18 de outubro de 1981)

 


NASCER E RENASCER
Espírito: Emmanuel
Livro - 204 / Ano - 1981 / Editora - GEEM

Leitor amigo
A indagação, quanto às causas do sofrimento humano, se faz agora universal.
Por que tamanha expansão da violência, por que tantos processos de angústia, tantos acidentes e tantas provações individuais e coletivas?
Entretanto, apesar de semelhantes percalços o progresso avança, permanecendo sob a responsabilidade dos próprios homens, a explosão ou a abstenção de novas guerras que unicamente prejudicam aos próprios homens e dilapidam-lhes os interesses.
Reportando-nos, porém, ao sofrimento, será justo lembrar, neste entardecer do segundo milênio da Era Cristã, os conflitos cruéis, as perseguições, os séculos de escravidão do homem, na exploração e no rebaixamento do próprio homem, a conquista sanguinolenta de povos laboriosos e pacíficos, a rapinagem sobre comunidades indefesas, a pirataria impune ao longo dos mares, as fogueiras do ódio, em nome da fé, eliminando vidas preciosas, o banditismo afidalgado e os múltiplos delitos que injuriaram a dignidade humana nos dez últimos séculos, e perguntemos a nós mesmos como deveriam ser os frutos de nossa própria sementeira.
Não nos referimos, no entanto, a esses registros a fim de salientar o pessimismo. Ao revés disso, aspiramos a exaltar o Amor Infinito de Deus que nos permite nascer e renascer, tantas vezes quantas se façam necessárias ao nosso próprio burilamento, já que, em sã consciência, desejamos construir ou reconstruir os nossos próprios destinos por nós mesmos.
Conservemos a alegria da esperança, trabalhando e servindo sempre.
Aceitemos as provas que se nos façam precisas ao aperfeiçoamento próprio, sanando os débitos que nos dizem respeito, assumindo as nossas experiências e sigamos adiante.
A fim de refletirmos, de leve, nos temas inúmeros da reencarnação, é que te ofertamos este livro para nossos diálogos no assunto, lembrando não só Allan Kardec, na legenda inesquecível que nos deixou: “Nascer, viver”, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a “lei”, mas igualmente Jesus Cristo, o nosso Divino Mestre, quando nos asseverou, convincente: - "Ninguém alcançará o Reino de Deus se não nascer de novo".

Emmanuel
(Uberaba, 02 de janeiro de 1982)

 


QUEM SÃO
Espírito: Diversos
Livro - 205 / Ano - 1981 / Editora - IDE

Leitor amigo
Folheando, ao acaso, este volume despretensioso e anotando aos nomes diversos daqueles que lhes subscrevem as páginas, é natural perguntes:
- Quem são?
De quem são as notícias e esclarecimentos, observações e notas destes comunicados?
E responderemos, de boa vontade: é companheiro que volvem da Espiritualidade, depois das intercorrências da morte, ao encontro dos entes amados que ficaram no Mundo, no intuito de instruí-los e confortá-los; são amigos da verdade que a distribuem no veículo do amor, a benefício dos semelhantes; são semeadores do progresso espiritual, convidando as criaturas à felicidade e ao aperfeiçoamento; e são mensageiros da esperança que se manifestam, levantando almas abatidas pela saudade e pela dor, acendendo luzes nos caminhos para a Vida Maior.
Apresentando-lhes, amigo leitor, os autores deste volume, terá dito algo das nobres finalidades  a que se lhes destinam as palavras iluminadas de compreensão e de amor. Todas se constituem de apelos ao entendimento mútuo e ao otimismo, à beneficência e à paz, à solidariedade humana e à fé em Deus, para o engrandecimento da vida.
Ante a grandeza de propósito e sentimentos que as inspira, agradecemos a visita e o carinho desses emissários da Luz, com os nossos votos para que lhes aproveitemos as manifestações, voltando-nos, em companhia deles, para a renovadora intimidade com os ensinamentos de Jesus, sempre o nosso Divino Mestre e Senhor.

Emmanuel
(Uberaba, 18 de janeiro de 1982)

 


MAIS VIDA
Espírito: Diversos
Livro - 206 / Ano - 1981 / Editora - CEU

Poetas voltam em bando,

De alma contente ou sofrida,

Nestas páginas cantando

A exaltação de outra vida.

 

Amigos todos...Quem são?

Falam de espinhos e flores...

São astros do coração,

Nossos irmão trovadores.

 

Que desejam? É verdade...

Eles procuram apenas

Transmitir à Humanidade

Mais luz nas provas terrenas.

 

Mensagem do Bem a expor

A estrada em que se conduz

É livro de mais amor

Para união com Jesus.

 


REENCONTROS
Espírito: Diversos
Livro - 207 / Ano - 1982 / Editora - IDE

Leitor amigo
Na Terra, em muitos reencontros, temos a dor em sua plena função reparadora.
Reencontros de adversários, que ainda carregam consigo o rescaldo de conflitos pungentes, de situações amargas que nos reajustem os sentimentos,
de obstáculos que expressam as conseqüências de ações passadas, em que o erro nos terá marcado os caminhos ou de problemas que nos aguardam a presença, a fim de serem examinados e resolvidos.
Aqui, porém, neste livro despretensioso, todos os reencontros são de paz e amor, consolação e esperança. E de tal modo nos comovem as expressões de carinho e saudade,  entre os vivos do  Plano Físico e  os  vivos do Plano Espiritual, que passamos o presente volume às tuas  mãos,  contagiados  de reconforto, agradecendo a Jesus que nos permite o  júbilo de semelhantes contatos espirituais e rendendo graças a Deus.

Emmanuel 
(Uberaba, 2 de março de 1982)

 


FILHOS VOLTANDO
Espírito: Diversos
Livro 208 / Ano - 1982 / Editora - GEEM

Prezado leitor
As páginas deste livro acendem a luz da consolação e da alegria nas sombras da saudade de quantos reencontram entes queridos, depois de ausência que se supunha definitivos.
É que, neste volume despretensioso, surgem as notícias de filhos queridos, voltando ao lar, após a separação pela morte, entretecendo poemas de ternura e reconhecimento, junto aos pais saudosos que os recolhem nos braços, em espírito, e, em seguida, permitem que o reconforto e a esperança, por eles haurido nestas mensagens de paz e amor, se estenda a corações outros que a morte envolveu no sofrimento.
Filhos voltando!...
Que eles possam falar-te, igualmente, leitor amigo, da bondade infinita do Senhor e da imortalidade da alma, ampliando-te o júbilo de servir e a compreensão da importância de viver, são os nossos votos.

Emmanuel
(Uberaba, 28 de fevereiro de 1982)

 


SENTINELAS DA ALMA
Espírito: Meimei
Livro - 209 / Ano - 1982 / Editora - IDEAL

Prezado Leitor
Na Terra, as agitações naturais do cotidiano reclamam-nos as pausas de tempo, que nos auxiliem a pensar com clareza.
Ligada à enorme família espiritual, que lhe espera habitualmente a palavra, assim o entende Meimei, tanto quanto nós, que te ofertamos este volume simples, na condição de humilde companheiro para os momentos em que a vida te permite acender, nos recessos do próprio ser, a luz da reflexão.
Meditações e preces, instruções e bênçãos, significando sentinelas da alma!...
Em cada uma, a preservação da paz, a defesa do bem, a inspiração da solidariedade e o apoio de nossa própria segurança.
Estreito é o tempo e, pelas provas de que se constitui, longo é o caminho da existência no mundo físico e, muitas vezes, aí experimentamos a necessidade da oração que nos reconforte e do diálogo que nos renove e aclare o pensamento.
Foi pensando nisso, que a dedicada Meimei escreveu estas páginas, endereçadas especialmente aos corações que raciocinam e aos cérebros que sentem.
Que possas receber estas apostilas de amor fraternal, compreendendo que foram gravadas no anseio de orientar-nos todos, na direção do Cristo de Deus, nosso Mestre e Senhor, são so nossos votos.

Emmanuel

 


PALAVRAS DO CORAÇÃO
Espírito: Meimei
Livro - 210 / Ano - 1982 / Editora - CEU

Leitor Amigo

As criações de Meimei, em torno das mais variadas experiências humanas, sempre nos suscitam a idéia de que a nossa querida irmã, simbolicamente, possui o coração em forma de harpa, em cujas cordas ela compõe formosas e sábias lições, reais melodias em prosa nas quais somos impulsionados para as Esferas Superiores da Vida.

À vista disso, não nos cabe aqui qualquer comentário, no limiar deste livro, senão convidar o amigo leitor a ler conosco as páginas da Autora, na certeza de que isso equivale a ouvir um elevado concerto de paz e amor.

Emmanuel
(Uberaba, 21 de abril de 1982)
 


 
 
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita