WEB

BUSCA NO SITE

Página Inicial
Capa desta edição
Edições Anteriores
Quem somos
Estudos Espíritas
Biblioteca Virtual
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français  
Jornal O Imortal
Vocabulário Espírita
Biografias
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English Livres Spirites en Français Spiritisma Libroj en Esperanto 
Mensagens de Voz
Filmes Espiritualistas
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Efemérides
Esperanto sem mestre
Links
Fale Conosco
Internacional
Ano 1 - N° 35 - 16 de Dezembro de 2007

CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Viena, Áustria

 

Bastante concorrido o XV Congresso Espírita Espanhol 

Evento realizado em Gandía teve a participação 
                 de cerca de 400 congressistas
                       

Realizou-se com grande sucesso, nos dias 7 a 9 de dezembro,  o XV Congresso Nacional Espírita Espanhol. O local escolhido foi o Hotel Bayren, localizado na cidade de Gandía, Valência, que recebeu os congressistas com muita alegria.

O evento foi organizado e promovido pela Federação Espírita Espanhola, que trabalhou com afinco e dedicação para que todos aproveitassem ao máximo o importante encontro.

O Congresso deste ano foi um dos mais concorridos de todos os realizados até então, recebendo cerca de 400 participantes.

Para abrilhantar ainda mais o evento, estiveram presentes personalidades vindas de fora da península ibérica, como o Brasil e Portugal.

Na manhã do dia 7, às 10 horas, numa atmosfera de muita expectativa e emoção, iniciou-se o Congresso, cujo tema central foi A Alma é Imortal.

Salvador Martín, presidente da Federação Espírita Espanhola, proferiu as palavras iniciais, dando as boas vindas aos presentes, externando sua alegria com a realização do evento e convidando a todos a estarem presentes ao VI Congresso Espírita Mundial, que será realizado na Espanha, em 2010.  Vale informar que, já em Gandía, numerosas inscrições   foram   realizadas  para  o  referido

Congresso.

A seguir, dando continuidade à cerimônia de abertura, Solveig Nordstrom, natural da Suécia mas residente na Espanha  há muitos anos, fez a prece inicial.

Divaldo Matos de Oliveira, orador espírita brasileiro, conhecido como Divaldinho Matos, foi o convidado especial que proferiu a palestra de abertura e o seminário de encerramento. 

Temas importantes foram tratados no Congresso 

Durante os três dias de evento, vários oradores se revezaram, trazendo informações importantes sobre o tema central.

Dentre eles destacamos:

Juan Miguel Fernandez Muñoz – Alma, Viajante Eterna

Alfredo Tabueña – A Porta Falsa do Suicídio

José García Abadillo – Regresso à Vida Espiritual

Liliana Durasevic – O Trabalho Moral do Médium sobre si mesmo

Alfredo Alonso – A Imortalidade à luz da Psicologia

Juan José Torres – Chico Xavier desvendando a Imortalidade

David Estany – Questão Social e Trabalho Mediúnico

Santiago Gené – Autoconhecimento e Reforma Interior.

Jordi Martí – Reflexões sobre a Imortalidade da Alma

Marta Lima – A Educação e o Ser Imortal

Felix Reyes – A Imortalidade da Alma. De onde viemos? Para onde vamos?

João Cabral, de Sergipe (Brasil), e Luís Almeida, de Portugal, também realizaram palestra sobre o tema central.

Vale ressaltar a bela apresentação da peça de teatro, realizada por um grupo de jovens espíritas espanhóis.

Durante todos os dias do Congresso, às 20 horas, os palestrantes do dia colocavam-se à disposição do público, durante uma hora, para responder questões a respeito do tema apresentado por eles no decorrer do dia.

Além disso, visando aprofundar cada vez mais os conhecimentos do Espiritismo, todas as noites, após o jantar, os participantes do Congresso realizavam mesas redondas, onde debatiam diferentes temas relacionados com a nossa Doutrina, assim como relatavam suas atividades e estudos realizados em seus  centros espíritas.

Livros espíritas, DVDs e CDs estiveram disponíveis para a venda, durante todo o evento, sendo a renda revertida exclusivamente para a realização com VI Congresso Espírita Mundial, em 2010.

O Centro Espírita La Luz del Camino montou um stand onde os livros eram distribuídos gratuitamente visando a uma maior divulgação da Doutrina Espírita.

Todas as conferências foram gravadas em vídeo e estiveram disponíveis para a venda durante a realização do Congresso. Esta tarefa foi realizada com muita competência pela Sociedad Espiritista Alicantina, que doou grande parte da venda dos vídeos para a realização do VI Congresso Espírita Mundial.

A cerimônia de encerramento foi marcada por momentos de muita emoção onde os representantes dos diversos Centros Espíritas espanhóis externaram sua alegria pela realização de mais um Congresso.

Coube a Joaquín Huete, em nome da Comissão Organizadora do evento, proferir as palavras de encerramento, bem como a prece final. Vale ressaltar que Joaquín Huete tem sido o responsável pela Secretaria Técnica dos últimos Congressos, realizando um trabalho excepcional.

 Com certeza, o XV Congresso Nacional Espírita Espanhol deixará saudades, pois viveram-se ali momentos de intensa fraternidade, estudo e muito trabalho. Por isso, estão de parabéns a Comissão Organizadora, os trabalhadores dedicados e os congressista, que já foram convidados para se fazerem presentes no XVI Congresso Nacional Espírita Espanhol que se realizará em 2008, na cidade de Calpe, Alicante. 

Reunião Ordinária da Federação Espírita Espanhola 

No dia 6 de dezembro, às 18h, realizou-se no mesmo local do Congresso a reunião ordinária dos membros da Federação Espírita Espanhola, da qual participaram os representantes dos Centros Espíritas federados e os sócios da Federação.

Primeiramente foram lidas as ordens do dia e, posteriormente, foram analisados diferentes assuntos internos, os trabalhos realizados, bem como os novos projetos.

Na ocasião foram admitidos dois novos Centros Espíritas, um da cidade de Vigo (Galícia) e a Sociedad Espiritista Alicantina, que passam a fazer parte, daqui por diante, da Federação Espírita Espanhola. 
 

Colaborou nesta reportagem o confrade Johnny Moix, radicado na Espanha.
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita