Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Ciúme entre irmãos 


Há vários motivos para não amar uma pessoa, e um só para amá-la. Este prevalece.
 Carlos Drummond de Andrade 


Seus filhos estão passando por situações de ciúme? Ora, não se culpe ou pense que isso só acontece na sua casa… O compromisso de compor uma família implica lidar com afetos, virtudes e variados conflitos, pois todos nós somos muito imperfeitos.

É um fato: muitas famílias não demonstram ou comentam sobre o ciúme, mas a maioria dos irmãos o experimenta na infância, e de modo repetido.

Insisto com os pais: um combustível perigoso para incentivar o ciúme entre irmãos é o péssimo hábito de comparar os filhos, ou seja, dizer, por exemplo, que um é melhor em matemática que o outro. Isso coloca os irmãos em lados opostos, incentivando a rivalidade, a competição.

Na realidade, a relação entre irmãos na infância nem sempre é fácil: é comum que o filho mais velho veja o mais novo como alguém que tem muita atenção. E isso o deixa bastante vulnerável uma vez que essa atenção antes era só dele. E, ainda, muitas vezes o caçula se dá conta de que o vínculo entre o irmão e os pais já é bem forte. Então não tem jeito, hora ou outra, o ciúme vai aparecer e será preciso lidar com ele.

O caminho?

Sem receio, alimentar o diálogo, demonstrar carinho, dar atenção e estimular sempre a parceria entre os irmãos. Além disso, no dia a dia, procurar estimular o espírito colaborativo, mostrando aos filhos pequenos que, quando agem juntos, segundo um espírito cooperativo, têm mais chances de ganharem um jogo, por exemplo…

Com cuidado, afeto, atenção, os filhos de modo gradativo aprenderão a lidar com o ciúme e se tornarão parceiros e amigos para a vida toda.

 

Notinhas

Para mitigar o ciúme, esqueça as comparações do tipo “Você não arruma seu quarto, mas seu irmão arruma”. Dê responsabilidades a todos em casa, dentro das possibilidades de cada um.

O jeito como você gosta de cada filho tem a ver com afinidade, e isso é completamente normal. Mas não demonstre preferência.

Às vezes, passe um tempo com cada filho separadamente, para dar a ele uma atenção exclusiva.
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita