Um minuto
com Chico Xavier

por Regina Stella Spagnuolo

   

Perguntaram a Chico Xavier se esclarecimento seria diferente de evolução espiritual. Se for diferente, como se manter equilibrado, uma vez que os nossos erros se tornam muito mais claros em nossas mentes?

Chico prontamente respondeu que sim, o esclarecimento é diferente de evolução, mas pode conduzir-nos à evolução espiritual.

Quando se tem de percorrer uma estrada longa e cheia de pedregulhos, isso não se torna mais fácil quando esta estrada está iluminada? Mas o trajeto se torna mais curto ou menos cansativo porque o viajante consegue enxergar o final da estrada?

O esclarecimento nos mostra a direção correta a tomar, mas não poupa a caminhada para se chegar ao objetivo final, que é a perfeição. Assim, para manter-se equilibrado, basta persistir no caminho iluminado, mesmo que os pedregulhos, às vezes, firam nossos pés. Se resistirmos à tentação de buscarmos “atalhos” na escuridão, porque as pedras no caminho estejam nos parecendo muito grandes, estaremos adquirindo o aprendizado que, no final do caminho, nos terá proporcionado a evolução espiritual.

Não devemos temer nossos erros; eles são janelas a nos indicarem o caminho a seguir. Seria impossível vencê-los, se não os identificássemos tais quais são: nem maiores, nem menores.

 

Do livro Plantão de respostas II – Pinga Fogo, de Chico Xavier e Emmanuel.
 

 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita