Cinco-marias

por Eugênia Pickina

 

Incentive o hábito da leitura na infância 

 

A vida deve ser uma constante educação. Gustave Flaubert

 

Sempre li muito. O livro, um amigo de todas as horas. Em casa, na biblioteca da escola, no jardim, na pracinha… 

Óbvio. A leitura necessita ser incentivada na infância. Embora a maioria das crianças naturalmente apreciem ouvir histórias e, depois de alfabetizadas, sejam potencialmente leitores, o hábito urge ser construído em casa e pelos pais… Não basta a escola.

Leitura forja a linguagem… Prepara o espírito crítico, desenvolve a habilidade para a pessoa compreender melhor a si mesma e os demais, ajuda no processo (difícil) de escolher bem, porque amplia a visão de mundo.

Sempre entendi o livro como um recurso facilitador da convivência, pois favorece a empatia, a capacidade de lidar com o diferente…

As histórias contidas nos livros, os gêneros literários diversos permitem às crianças embarcar em uma jornada de desenvolvimento intelectual, emocional e linguístico sem precedentes…

No dia a dia, com muita determinação e exemplo, estimule seu filho pequeno a ler, a gostar dos livros… Isso guiará com mais riqueza e criatividade seu processo educativo, sua formação como ser humano e cidadão… Ganhamos todos!! 


Notinha

Mais do que um simples passatempo, a leitura na infância é chave para um futuro promissor, abrindo as portas para o conhecimento, a criatividade e a cidadania plena.


 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita