Cartas

Ano 19 - N° 947 - 2 de Novembro de 2025

De: André Ricardo de Souza (São Carlos, SP)

Terça-feira, 28 de outubro de 2025, às 21:02

Assunto: Afirmação cristã do Espiritismo

Prezados amigos, espero que estejam bem.

Tomo a liberdade de compartir anexo, se não sabido ainda, um artigo de revista científica sobre “O Evangelho segundo o Espiritismo”, que foi escrito com a freira e teóloga católica Aíla Andrade (a convite dela a mim) e que foi tema desse pequeno programa (em que ela optou por não participar), caso interesse. Para acessá-lo,  clique aqui

Abraço,

André

 

Resposta do Editor:

Parabéns ao estimado professor e amigo André Ricardo de Souza pela excelência do artigo que nos enviou, cujo título, aliás bem expressivo, é O Evangelho segundo o Espiritismo e a afirmação espírita cristã. Aos leitores que se interessarem por sua leitura, poderemos enviar, por e-mail, em formato de PDF, o texto em foco, que recomendamos a todos.

 

De: Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier (São Paulo, SP)

Segunda-feira, 27 de outubro de 2025, às 09:51

Assunto: Lançamento do livro em expressivo evento em São Paulo

O livro Movimento Espírita Internacional: origens, ideais e experiências (edição CCDPE) foi lançado na sede do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE), em São Paulo, na manhã e início de tarde do dia 26/10/2025.

O evento foi concorrido, aberto pela presidente da instituição Júlia Nezu e pelo diretor Pedro Nakano, seguindo-se músicas pelo cantor Lirálcio Ricci.

Houve exposição sobre o conteúdo do livro pelos autores Cesar Perri (de São Paulo), Elsa Rossi (de Londres), e apresentação on-line de Charles Kempf (da França). Presente a dirigente Amélia Carlos Cazalma, de Luanda (Angola) que foi convidada para uma apresentação sobre a obra que fundou e dirige.

Caracterizado o lançamento com a entrega de exemplares autografados do novo livro para o acervo do CCDPE, para Amélia Cazalma, para esposa e filho de Perri. Em seguida, os autores Perri e Elsa autografaram a nova obra, contando também com a presença de Ricardo Terini, autor de livro também editado pelo CCDPE.

Entre os presentes, da região e outras cidades, representantes do jornal Correio Fraterno, Rádio Boa Nova, TV Mundo Maior e da área de Comunicação da USE-SP.

Em seguida foi servido um bem preparado almoço gratuito de confraternização.

Ocorreu transmissão ao vivo do evento, com apoio de equipe da USE-SP, cuja gravação se encontra disponível na página eletrônica do CCDPE e no seu canal no YouTube.

Acesse o evento pelo site do CCDPEhttps://ccdpe.org.br/

Ou pelo canal no YouTube, clicando neste link

Para os interessados em adquirir o livro, acesso: bit.ly/Comprar-MEI

Saudações,

GEECX

 

Resposta do Editor:

Parabéns a Cesar Perri e demais coautores pela publicação do livro “Movimento Espírita Internacional: origens, ideais e experiências”, dada a sua importância e oportunidade. O movimento espírita só tem a ganhar com obras desse porte.

 

De: Rafael Araújo (Florânia, Rio Grande do Norte)

Terça-feira, 28 de outubro de 2025, às 12:19

Bom dia, equipe de O Consolador!

Que a Luz da Espiritualidade Amiga os ilumine sempre!

Me chamo Rafael. Estou a presidir uma Casa Espírita em Florânia, interior do Rio Grande do Norte. A Casa funcionou no passado, mas, devido à pandemia, encerrou suas atividades e um grupo de aprendizes da Doutrina, como eu, resolveu reestruturá-la.

E uma das formas é com a criação de um perfil nas redes sociais. Nesse interim é o que gostaria de esclarecer junto a vocês: tenho a ideia de periodicamente, fazer a indicação de livros espiritas na página e quando fosse alguma obra do nosso amado Chico, lembrei-me da biblioteca virtual que vocês dispõem há tempos.

Sendo assim, gostaria de saber se existe alguma restrição de vocês de qualquer parte sobre o compartilhamento de link (quando necessário) da biblioteca virtual.

Já fico por deveras agradecido pela atenção dispensada!

Rafael

 

Resposta do Editor:

É com grande satisfação que autorizamos o prezado leitor a utilizar sim os recursos da Biblioteca virtual de nossa revista e, também, os textos e artigos publicados na revista, bem como os livros publicados pela EVOC, a editora virtual d’ O Consolador.  

 

De: Matheus Luzi (Curitiba, PR)

Terça-feira, 28 de outubro de 2025, às 09:10

Assunto: Música Espírita: Agatha Monteiro transmite positividade e renovação interior no álbum "Acredite no Amor!"

Olá! Venho apresentar o novo álbum da cantora e compositora Agatha Monteiro: "Acredite no Amor!", que já pode ser ouvido nas plataformas digitais desde o dia 24 de outubro.

O álbum apresenta-nos 10 canções autorais que inspiram mudanças estruturais em nosso eu e no mundo.

A cantora e compositora curitibana Agatha Monteiro anuncia o lançamento do seu álbum de estreia profissional, que marca a transição de gravações caseiras para uma produção profissional, com um show gratuito a ser realizado no dia 21 de novembro, às 19h30, no teatro da Federação Espírita do Paraná (FEP), em Curitiba (PR).

Matheus Luzi

 

Resposta do Editor:

As canções citadas na mensagem acima já podem realmente ser sintonizadas e ouvidas por intermédio do Spotify, serviço de streaming de áudio digital que oferece acesso gratuito a milhões de músicas, podcasts e audiolivros.

 

De: Erika Silveira (São Paulo, SP)

Sexta-feira, 24 de outubro de 2025, às 10:30

Bom dia, amigo.

No dia 8 de novembro, das 9h às 12h, acontece o seminário de lançamento do livro “O Espiritismo é obra de Jesus”, publicado pela Editora FEAL.

Resultado de pesquisas profundas, o livro lança uma nova luz sobre o verdadeiro papel do Cristo na transformação da humanidade.

A obra reúne os autores Paulo Henrique de Figueiredo, Lucas Sampaio, Juliana Ramos Hilbert, Gilson Assis, Paula Macedo, Lúcia Gomes, Genesi Oliveira e Fabrício Hampshire, que uniram suas experiências em uma inspiradora pesquisa histórica, filosófica e espiritual.

Anote na agenda:

8 de novembro de 2025 (sábado), das 9h às 12h, no Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz – Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana, São Paulo (próximo à estação Santana do metrô)

Entrada gratuita!

Venha participar desse momento de aprendizado e inspiração.

Erika

 

De: Shirlei Siqueira

Segunda-feira, 27 de outubro de 2025, às 18:31

É lamentável como alguns pastores usam a Bíblia como "meio de vida fácil". Explorando pessoas ingênuas, exigindo dízimos como se fosse Deus que manda doar dinheiro para que  possam viver plenamente sem se preocupar em trabalhar para manter sua casa, sua família como qualquer pessoa! Dízimo não é exigido por Deus! Dízimo foi colocado na Bíblia para auxílio aos mais necessitados. Nas primárias épocas o dízimo era doação de alimentos, vestuários, troca de mercadorias. Com o tempo o dízimo foi se tornando um grande negócio, com grandes lucros financeiros, que explora a fé das pessoas, enganando como se o dinheiro fosse uma barganha entre Deus e as graças alcançadas! Lamentável! E o mais lamentável um "site" Espírita, divulgando livros católicos e protestantes, que não têm nada a ver com Doutrina Espírita!

Shirlei

 

De: Editora Correio Fraterno (São Bernardo do Campo, SP)

Sexta-feira, 24 de outubro de 2025, às 08:08

Assunto: Campinas recebe Encontro Nacional de Pesquisadores do Espiritismo

Olá! Bom dia!

Tendo como tema central “Justiça divina segundo o espiritismo”, em comemoração aos 160 anos da obra “O céu e o inferno”, de Allan Kardec, aconteceu em Campinas-SP o 20º Enlihpe – Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo.

O evento contou com apresentações de trabalhos dos pesquisadores Brasil Fernandes de Barros, Paulo Roberto Carneiro da Paixão Júnior, Alexandre Fontes da Fonseca, Luciana Farias, Sueli da Silva Aquino e Luís Jorge Lira Neto.

Momentos interessantes foram também marcados por mesas-redondas com os pesquisadores, que submeteram seus trabalhos ao evento em forma de artigos científicos.

Saiba quais foram os temas e por que os Enlihpes têm-se mostrado anualmente como espaços diferenciados, com suas propostas e discussões de investigação científica em todas as áreas de conhecimento.

Para acessar a matéria, clique aqui

O próximo Encontro será em São Paulo, nos dias 29 e 30 de agosto de 2026.

Um abraço,

Izabel Vitusso

Editora Correio Fraterno

 

De: Jornal Mundo Maior (Santa Adélia, SP)

Quarta-feira, 29 de outubro de 2025, às 07:34

Assunto: A batalha da paz

Curta o jornal Mundo Maior no facebook.

O jornal Mundo Maior também pode ser acompanhado pelo WhatsApp. Clique no link adiante citado e participe do nosso grupo de WhatsApp:  clique aqui-2

Acesse o site do jornal Mundo Maior - clique aqui-3 - e leia outras mensagens ou textos espíritas como esta que adiante transcrevemos:

A BATALHA DA PAZ

O panorama do mundo nos assusta. As imagens de tragédia e desolação, de crianças famintas, mulheres suplicando alimento para os filhos, são angustiantes. Idosos contemplam a vida que construíram ser reduzida a pó.

Olhamos para os rostos infantis e nos indagamos se chegarão a conhecer a paz antes de morrerem à fome ou ante a violência dos combates que não os poupam.

Sentimos na alma a dor do mundo. Vemos os povos se digladiarem, irmãos se matarem. Para quê? Por quê? Por disputas de poder, por ambições que não cabem no coração humano.

Somos uma única família, ocupando os espaços do mesmo lar, a Terra. Sonhos e medos em todas as latitudes são bem parecidos.

Se avaliarmos com profundidade, veremos que aquilo que nos une é muito mais do que aquilo que nos divide.

A dor pela morte do filho é a mesma em nós e em nosso vizinho. O descobrir que tudo desaba ao redor, que não temos segurança de vida para o momento seguinte é o mesmo para qualquer um de nós.

Está na hora de pararmos com essa loucura. Deixar de lado ideias tolas, divisões territoriais, bandeiras e hinos que nos separam.

Assistimos os governantes se sentarem à mesa para conversar, para negociar, sem chegarem a um entendimento.

E nossa memória evoca a figura de um menino que conseguiu acabar com uma terrível guerra. Verdade que é somente uma história em um livro.

Mas como seria bom se aquele menino do dedo verde, pudesse andar pelas estradas dos combates e realizar a sua magia.

Como seria bom se, em determinado momento, os exércitos fossem surpreendidos com plantas trepadeiras se enraizando nas caixas de armamentos.

Como seria extraordinário se a hera e a erva-de-passarinho formassem um espesso emaranhado em torno das metralhadoras. O que fariam os soldados se desabrochassem flores dos seus fuzis?

Como seria salutar se, nos reservatórios das bombas, dos drones se alojassem flores. À menor pressão para acionar essas ferramentas de morte, elas desabrochariam abundantes.

Os tanques e os mísseis estariam abastecidos de roseiras bravas, madressilvas e buganvílias. Ao simples toque, arrebentariam em raízes, cachos, ramos espinhentos em torno de si.

Nenhum instrumento de guerra seria poupado dessa invasão. Imaginemos os lança-mísseis ajustarem a rota para o alvo e explodirem flores.

Uma chuva de amores-perfeitos, papoulas e miosótis se abateriam sobre os continentes de um e de outro lado.

Se isso acontecesse, os exércitos finalmente selariam a paz. Cada qual voltaria para seu país, para sua gente, retomando a vida familiar, profissional.

Como gostaríamos que muitos dedos verdes pudessem andar pelos campos de batalha e realizar essa magia impressionante.

Quem continuaria a guerrear com flores? Flores falam de amizade, de amor, de bem-querer. Flores são dadas para os afetos, os amores.

Neste dia, em nome do amor, desejamos profundamente que isso aconteça. Afinal, se não temos dedo verde, trazemos todos a essência do amor no coração.

Acionemo-la. (Redação do Momento Espírita, com base no cap. 1, do livro O menino do dedo verde, de Maurice Druon.)

Saudações,

Jornal Mundo Maior

 


 
Para escrever à direção da revista 
clique aqui
 


   
 
 

     
     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita