WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Esperanto em destaque
Ano 3 - N° 145 - 14 de Fevereiro de 2010
MARINEI FERREIRA REZENDE

marineif2001@gmail.com

Londrina, Paraná (Brasil)

 

Pan do esperanto virá para o Brasil

Está confirmado: São Paulo receberá o Congresso Pan-Americano de Esperanto em 2011. A notícia foi confirmada pelo presidente da Associação Paulista de Esperanto, Genildo Coelho. Segundo nota publicada no boletim BEL Informas, já estão sendo feitos contactos com o São Paulo Convention & Visitors Bureau. Os organizadores lançaram apelo à comunidade esperantista paulistana, a fim de conseguir o maior número possível de voluntários para a comissão organizadora. O Congresso Pan-Americano irá acontecer juntamente com o Congresso Brasileiro de Esperanto.

Divulgado plano de metas para o esperanto no Brasil

O presidente da Liga Brasileira de Esperanto divulgou o plano de trabalho da instituição para o ano de 2010. As metas foram publicadas na última edição do boletim BEL Informas. Como principais iniciativas, Passini pretende manter a campanha para aumento do número de sócios; editar mais dois números da revista Brazila Esperantisto; manter contatos com políticos, diplomatas e universidades e transmitir o mandato à nova diretoria, em ambiente de harmonia e colaboração.

Novidade no movimento esperantista sul-mato-grossense

O ano começou com novidades para o esperantismo sul-mato-grossense. A Sociedade Esperantista do Mato Grosso do Sul empossou sua nova diretoria. Ataíde Godói é o presidente; Diomedes Ávila é o vice. Compõem o restante do corpo diretivo Vanda Schmitt, Suzana Siscar, Francisco Silva, Eire Ribeiro e Eli Santos. Mato Grosso do Sul será a sede do próximo Congresso Brasileiro de Esperanto, a ocorrer de 13 a 16 de julho deste ano.

Mineiros organizam encontro de esperanto

Está marcado para o dia 30 de maio o próximo Encontro Esperantista do Sul de Minas. As atividades terão lugar em Pouso Alegre. O tema do evento será Esperanto: importante instrumento de comunicação.

Eleita a diretoria do Niterói Esperanto Clube

O Niterói Esperanto Clube elegeu e empossou a nova diretoria para o biênio 2010-2012. A presidente é a advogada Graça Eliana Thuler. Rita de Cássia Machado Duarte é a secretária. João Batista Vieira Maia foi eleito tesoureiro. Neide Barros Rêgo manteve-se como Diretora de Cursos. O ex-presidente, Walter Fontes, agora é o novo Diretor Social e de Propaganda. O Niterói Esperanto Clube, a mais antiga instituição esperantista em atividade no Brasil, situa-se na Avenida Amaral Peixoto, 207 – sala 1609, Edifício Albert Sabin, no Centro de Niterói.

Biblioteca alagoana recebe livros de esperanto

A Assessoria de Comunicação da Cooperativa Cultural dos Esperantistas anunciou mais uma remessa de livros a uma instituição pública. Desta feita, a contemplada foi a Biblioteca Municipal Ludovico Soares Medeiros, localizada no município de Nova Lino, em Alagoas. Dez livros foram enviados. A iniciativa insere-se na campanha O Esperanto nas Bibliotecas, coordenada por Aloísio Sartorato e Maria da Graças Carâp. Desde julho de 2001, mais de mil livros foram doados a 91 entidades brasileiras e 12 estrangeiras.

Esperanto progride na África

O esperanto vem fazendo progressos no continente africano. A informação foi divulgada em comunicado de imprensa publicado pela Associação Universal de Esperanto. De acordo com a nota, somente no Burundi, o idioma internacional neutro é ensinado em 37 escolas de ensino fundamental e médio. Dados recentes atestam que este é o país mais pobre da África.


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita