Infância implica
movimento
A brincadeira é o trabalho da infância.
Jean Piaget
Adiei o máximo o celular para minha filha mais nova.
Reiterei com gosto as idas ao parque, as brincadeiras na
pracinha, os domingos ao ar livre…
Por trabalhar envolvida (também) com educação,
preocupei-me em não negligenciar o fato de que os
primeiros anos de vida são muito importantes para o
desenvolvimento de uma criança. No começo da vida, a
linguagem, o sono, as habilidades cognitivas e sociais
são prejudicados pela passividade da tela.
Brincar, pular corda, correr e se movimentar permitem,
por sua vez, que a criança se desenvolva, vivenciando a
sensação de sentir-se bem no próprio corpo, por meio da
liberação de hormônios que também fortalecem o seu
sistema imunológico.
Brincar é o ponto-chave da infância. Pôr-se em movimento
e, por isso, pega-pega continua atual e relevante. Em
casa, incentive essa brincadeira. Falta espaço no
apartamento? Esconde pode ser então uma alternativa
interessante.
Dia de chuva e frio? Brincar com massinha, construir
algo, fazer sujeira e ver materiais diversos virando
coisas interessantes. Brincadeiras “mão na massa”
promovem a exploração sensorial, que é uma das
principais formas de aprendizagem das crianças pequenas.
Sábado ensolarado? No quintal, dia bonito, é rico
experimentar os irmãos a queimada, jogar bola ou ainda
brincar de casinha…