Entrevista

por Orson Peter Carrara

Uma vida de dedicação à causa, que vale a pena conhecer


 
Natural de Santa Maria (RS) e residente em Brasília (DF) há 49 anos, Lenise Marques Amaral (foto) participa desde 1996, como voluntária, do Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima. Com Licenciatura em Letras, ela atuou por 33 anos, como  servidora pública, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Nas lides espíritas, além de sua participação no Atualpa, ela mantém no YouTube o canal Consciência e Paz, como ela explica na seguinte entrevista que gentilmente nos concedeu:

 

Como e quando se tornou espírita?

Nasci em berço espírita. Meus pais já eram espíritas quando nasci. Quando criança, meus pais já me colocaram para fazer aulas de Evangelização infantil na Comunhão Espírita de Brasília.

O que mais lhe chama atenção no Espiritismo?

O que mais me chama a atenção no conhecimento espírita é aprender a ter um olhar diferente da vida, pelo fato de aprender que somos filhos amados do Criador, de um Deus único, presente em tudo e em todos, e infinitamente misericordioso; que somos imortais; que Deus nos oferece infinitas oportunidades de crescimento espiritual por meio da reencarnação; que a morte não existe; que podemos nos comunicar e aprender com os desencarnados; que a prática do bem eleva nossas vibrações e nos traz saúde e paz; que colhemos o que plantamos; que o nosso destino é a felicidade duradoura, pela sintonia e prática do amor fraternal, ensinada por Jesus, nosso Irmão Maior.

Como surgiu seu canal no YouTube?

Estudando o livro Bilhetes Fraternais, ano passado, tive vontade de  divulgá-lo na internet. Lia-o no Evangelho no Lar e diariamente com minha filha, antes de dormir. Tive a ideia inicial de apresentá-lo no YouTube por meio do canal que criei para isso, chamado Seja Luz (@SejaLuz-Lenise). Mas, percebi que eu demorava para produzir e publicar os vídeos, porque eu fazia tudo sozinha. Então, neste ano, tive a intuição de pedir ajuda profissional e fazer diferente. Então, “lembrei” que no Atualpa (Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima Localizado em Brasília/DF) tinha uma pessoa de nome Felipe Vaz. que poderia me ajudar nisso. Conversei com ele, e, explicando-lhe qual seria o objetivo do trabalho, percebi que eu queria levar consciência e paz às pessoas, por meio de mensagens espíritas. Então, surgiu o nome do canal: @conscienciaepaz (*)

Qual a fonte de pesquisa?

O livro Bilhetes Fraternais, vols. 1, 2 e 3. Editora: SODEC - Sociedade Divulgadora do Espiritismo Cristão, autoria de espíritos diversos.

Quais os critérios que norteiam a escolha das mensagens?

As mensagens são curtas, esclarecedoras, objetivas, inteligentes e amorosas. Assim sendo, tornam-se importantes de serem conhecidas. Sou fã desse livro. Futuramente, pretendo fazer a divulgação de mensagens de outros livros espíritas também.

Fale-nos de sua atividade espírita em Brasília (DF).

Já participei de diversas atividades na Casa de Atualpa: grupo de passe infantil, juvenil e adulto; evangelização infantil, juvenil e adulta; estudo do Evangelho, estudo da Mediunidade; de prática mediúnica. Atualmente, participo do ESME e do grupo do almoço, que a Casa oferece às pessoas cadastradas, aos domingos, após a palestra; passe, assistência médica ou psicológica que queiram ir, e bazar, levam quentinhas preparadas por nós. Temos um albergue na Casa em que também os albergados recebem o almoço de graça aos domingos por esses grupos. Cada grupo fica responsável por um domingo no mês.

Qual o foco principal de sua ação na instituição?

Atualmente, o estudo da Mediunidade e o grupo do almoço. Após a pandemia, acabei saindo do grupo mediúnico de que eu participava e não voltei mais a ele. 

Dessas vivências, qual classifica como a mais marcante?

Participei muitos anos do grupo de passes infantil. Era um trabalho muito gostoso de realizar. Íamos às salas onde as crianças recebiam as aulas de evangelização. Geralmente, entrávamos nas salas após o término das aulas e as crianças já nos esperavam comportadinhas em seus lugares. Lembro-me dos rostinhos com os olhinhos fechados e mãos juntinhas em prece, enquanto um participante do grupo tocava músicas infantis de preces, para todos sintonizarem com a paz e o recebimento do passe. Era de emocionar! uma pessoa do grupo do passe infantil tocava no violão músicas evangélicas infantis durante a aplicação do passe nas crianças. E, quando faltava o violão, levávamos um pequeno aparelho de som para tocar as músicas para harmonização do ambiente e acalmá-las para o passe. A vibração da sala nos envolvia a todos em muito amor do Cristo. A evangelização infantil se iniciava no ventre das mães e seguiam até a juventude.

Algo mais que gostaria de acrescentar?

Agradeço muito a oportunidade desta entrevista, pois ela me possibilitou relembrar momentos maravilhosos de minha presente reencarnação nas diversas atividades na Casa de Atualpa e também divulgar os canais: @SejaLuz-Lenise e @conscienciaepaz

Suas palavras finais.

Deus é maravilhoso! Acho que, resumidamente, o Criador quer que nos desenvolvamos em Amor e Fé e retornemos para Casa. O planeta Terra é uma grande escola e também um hospital, onde estamos matriculados para aprendermos a amar, a perdoar, a desapegar-nos da matéria e dos interesses pessoais e cocriar uma existência em que a conexão com Deus seja continuamente alinhada com Sua Vontade. Paz e Luz!
 

(*) Para acessar o canal clique aqui: Consciência e paz

 
 

 

     

O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita