Walter Oliveira
Alves:
"A Doutrina
Espírita tem um
caráter
eminentemente
pedagógico"
Uma visão da
educação por
parte de um
pedagogo
espírita,
que diz ser
urgente investir
na Casa Espírita
auxiliando
o preparo
psicopedagógico
dos
trabalhadores da
área
infanto-juvenil
e das demais
áreas
Formado em
Pedagogia,
Filosofia e
História da
Educação e
Psicologia da
Educação e
Didática, Walter
Oliveira Alves é
diretor do IDE –
Instituto de
Difusão
Espírita, de
Araras (SP),
cidade onde
nasceu e reside.
Espírita há 35
anos,
palestrante e
escritor, são de
sua autoria os
seguintes
livros, todos
publicados pelo
IDE:
Deus, Nosso Pai
(voltado para a
criança),
Educação do
Espírito,
Introdução ao
Estudo da
Pedagogia
Espírita,
Prática
Pedagógica na
Evangelização
(vols. I, II e
III) e O
Teatro na
Educação do
Espírito.
De sua dedicação
à educação,
nasceram o
conhecido Encontro Anual de |
|
Evangelização,
os dinâmicos
sites de
pedagogia e
a Revista
Pedagógica
Espírita,
assuntos
sobre os
quais Walter
concedeu-nos
a seguinte
entrevista: |
O Consolador: De
onde seu
interesse pela
Pedagogia? E
como entender a
Pedagogia
Espírita?
Meu interesse
pela pedagogia
vem desde
criança. Sempre
quis ser
professor. Mas o
interesse
aumentou quando
do meu contato
com a Doutrina
Espírita.
Entendemos por
Pedagogia em
geral, e
especialmente
por Pedagogia
Espírita, a
ciência e a arte
da educação, o
processo através
do qual se
desenvolve o
"germe" da
perfeição no
íntimo de cada
um, Espíritos
imortais que
somos, filhos e
herdeiros de
Deus. É o
desenvolvimento
gradual e
progressivo das
potências da
alma, através do
exercício do
amor e do
conhecimento da
verdade, verdade
relativa ao
nosso estado
evolutivo, ou
seja, das leis
que regem nossas
vidas e
principalmente
do
"conhecimento
de si mesmo". A
Pedagogia
Espírita
representa o
retorno do AMOR
e da VERDADE
UNIVERSAL ao
cenário
pedagógico da
humanidade
através da
coragem de
expressar essa
verdade sem
preconceitos,
sem meias
verdades, como
fez Eurípedes
Barsanulfo.
O Consolador:
Foi a
experiência com
os Encontros
Anuais para
formação de
Evangelizadores,
em Araras, que
culminou com o
lançamento da
Revista
Pedagógica
Espírita?
A idéia de criar
a Revista
Pedagógica
Espírita, bem
como o site
www.pedagogiaespirita.org,
nasceu em Nova
York, por
ocasião de nossa
viagem aos
Estados Unidos,
num ciclo de
seminários e
palestras sobre
Educação
Espírita.
Por isso, o site
ou portal
Pedagogia
Espírita tem
caráter
internacional.
Hoje, a Revista
Pedagógica
Espírita conta
com
colaboradores de
várias partes do
mundo, Estados
Unidos, Brasil e
vários países da
Europa.
O Consolador: De
onde surgiu a
iniciativa dos
já tradicionais
Encontros de
Evangelizadores,
em Araras,
sempre
realizados
durante os
feriados de
carnaval?
O Encontro no
período do
carnaval começou
há 23 anos,
devido a
necessidade de
preparar
evangelizadores
em nossa região.
Nos primeiros
anos atendia
apenas a região
de São Paulo,
depois
estendeu-se a
todo o Brasil e
a alguns
confrades de
outros países.
O Consolador: Os
sites vinculados
à publicação que
estréia já estão
ativos? Cite-os
por favor e
apresente um
resumo deles.
Nascido em Nova
York, o site
www.pedagogiaespirita.org
tem o objetivo
de auxiliar os
educadores
espíritas, em
especial os
evangelizadores.
Consta de vários
itens como: 1.
Revista
Pedagógica
Espírita;
2. Escola
Virtual, com
cursos on-line
gratuitos; 3.
Evangelização,
com link para o
site abaixo;
4. Escola
Espírita,
correspondendo a
estudos sobre a
aplicação
pedagógica em
uma escola
genuinamente
espírita e 5. TV
Educar - uma TV
pela internet
voltada para a
educação que
deverá ser
ativada
apenas em meados
deste ano. O
site
www.evangelizacaoglobal.org
é voltado para
auxiliar o
trabalho do
evangelizador
espírita.
O Consolador:
Como são
organizados os
encontros anuais
em Araras? Qual
o critério e
quais as
didáticas
aplicados?
Os encontros são
organizados por
uma equipe
pedagógica e
visa oferecer
embasamento
teórico e
subsídios para a
prática
pedagógica na
Evangelização,
bem como
oficinas de
artes: música,
teatro, dança,
artes plásticas
e literatura
infantil.
O Consolador:
Como você tem
visto pelo país
a aplicação da
pedagogia
espírita nas
instituições?
A nosso ver, a
Doutrina
Espírita tem um
caráter
eminentemente
pedagógico. Ao
apresentar o
homem como um
Espírito em um
processo
evolutivo, num
constante
"vir-a-ser",
desenvolvendo
gradualmente as
potências da
alma, o "germe
da perfeição" ou
o Reino a que se
referiu Jesus, a
Doutrina
Espírita se
torna um roteiro
pedagógico para
toda a
humanidade. Faz
renascer o
Evangelho de
Jesus em toda a
sua pureza
primitiva, como
bem citado por
Kardec em O
Evangelho
segundo o
Espiritismo,
e, ao mesmo
tempo,
oferece novos
conhecimentos
que Jesus, como
Mestre por
excelência, não
poderia naquela
ocasião ensinar,
devido ao grau
evolutivo dos
"alunos" da
época. Nesse
sentido, a
Pedagogia
Espírita está
presente hoje na
mente e no
coração dos
educadores
espíritas, sejam
professores,
evangelizadores
ou pais. Está
presente nos
jovens e adultos
que labutam na
evangelização
infanto-juvenil,
que palestram
nas Casas
Espíritas, que
participam dos
grupos de
estudos, nas
atividades
assistenciais
exercitando e
exemplificando o
amor ao próximo.
O Consolador:
Uma das grandes
dificuldades do
movimento
espírita tem
sido o preparo –
ou o despreparo
– de
trabalhadores
nessa área
(infância e
mocidade),
especialmente o
desinteresse de
muitos
dirigentes para
a essencial
questão. Como
vencer isso?
O progresso se
faz lentamente,
mas está
ocorrendo.
Exatamente por
não ser
elitista, a
pedagogia
espírita amplia
seus estudos em
todos os campos
do saber humano.
Mas hoje é
urgente investir
na Casa
Espírita,
auxiliando o
preparo
psicopedagógico
dos
trabalhadores,
não só da
infância e
juventude, mas
de todas as
áreas. A Casa
Espírita
representa hoje
a Escola
Espírita em toda
a sua
simplicidade,
beleza e
dinamismo,
oferecendo as
bases para a
construção do
conhecimento
dentro de cada
um, da
divulgação da
VERDADE
UNIVERSAL, ou
seja, desse
conhecimento que
liberta a alma
de preconceitos
e dogmas e, ao
mesmo tempo,
incentiva a
prática do AMOR.
O Consolador:
Qual a melhor
dica para
prender a
atenção da
criança e
transmitir o
ensino espírita?
A educação, em
seu aspecto
global, não se
limita ao ensino
espírita. O
conhecimento é
necessário e
indispensável,
mas não
suficiente. A
Educação do
Espírito tem
como objetivo o
desenvolvimento
integral do
Espírito, as
potências da
alma, em todos
os aspectos,
intelectual
(aspecto
cognitivo),
moral e afetivo
(aspecto
afetivo) e na
vontade (aspecto
volitivo).
O próprio
conhecimento que
a Doutrina
Espírita
oferece, de
forma clara,
dentro da
estrutura
deixada por
Allan Kardec, a
partir de O
Livro dos
Espíritos, é
tremendamente
atrativo para as
crianças e
especialmente
para os jovens.
Temas como
reencarnação,
imortalidade da
alma, lei de
causa e efeito,
pululam por toda
parte, nos
filmes,
documentários e
até mesmo nas
novelas da
televisão.
A Casa Espírita
tem, pois, o
objetivo de
esclarecer, de
tirar dúvidas e
oferecer esse
conhecimento de
forma autêntica
e profunda,
através das
obras de Kardec
e demais obras
espíritas,
psicografadas ou
não. Mas a
criança, o jovem
e todos nós
aprendemos
vivenciando, em
seu aspecto
intelectual,
afetivo e
volitivo.
Deve-se
trabalhar o
"querer", o
sentimento e o
intelecto, de
forma integrada.
Vemos isso em
Pestalozzi
quando afirma
que a criança
deve ser
estimulada na
inteligência, no
sentimento e nos
sentidos (método
intuitivo).
Alias, é de
Pestalozzi a
melhor definição
de educação, que
pode muito bem
ser utilizada
por todos nós:
a educação é "o
desenvolvimento
natural,
progressivo e
harmonioso de
todos os poderes
e faculdades do
ser".
O Consolador:
Qual a
importância da
arte (música,
teatro, dança,
artes plásticas
e atividades
pedagógicas) na
educação do
Espírito?
A arte exerce
enorme
influência tanto
no aspecto
afetivo como no
aspecto
volitivo. Como
atividade
criadora por
excelência, vem
ao encontro das
necessidades de
movimento,
expansão e ação
das crianças,
jovens e
adultos. Não
apenas ação
motora, mas os
movimentos
intensos da
própria alma na
expansão
profunda do
sentir e do
querer. À
Educação
Espírita cabe a
tarefa de
conduzir essa
criatividade
para os canais
superiores da
vida.
O Consolador:
Para quem está
distante e não
tem oportunidade
ou recurso para
participar de
eventos de
preparo e
reciclagem como
os realizados em
Araras, mas
possui dentro de
si muito amor e
boa vontade, que
recursos você
indica para
tornar as aulas
agradáveis e
atraentes?
Sugerimos
acessar o site
www.pedagogiaespirita.org,
no qual são
ministrados
alguns cursos
gratuitamente. O
participante
poderá também
participar da
lista pedagogia
espírita,
ampliando assim,
através de
trocas de
idéias, estudos
e prática, a sua
visão da
educação em seu
aspecto
integral: a
educação do
Espírito.
O Consolador:
Para quem quiser
assinar a
revista, quais
os contatos? Ela
é uma publicação
voltada para a
prática
pedagógica, como
indica seu
título?
Ela é voltada
tanto para a
teoria como para
a prática. A
assinatura
poderá ser feita
no site
www.pedagogiaespirita.org
ou diretamente
no link:
www.pedagogiaespirita.org/revista/assinatura.htm/.
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