WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual
Capa desta edição
Edições Anteriores
Adicionar
aos Favoritos
Defina como sua Página Inicial
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco
 
Estudo Sistematizado do Novo Testamento  Inglês  Espanhol

Ano 3 - N° 153 - 11 de Abril de 2010

THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br

Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

O Evangelho segundo Mateus

Primeiro livro do Novo Testamento

(6ª Parte)

Damos continuidade nesta edição ao Estudo Sistematizado do Novo Testamento, que compreenderá o estudo dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e do livro Atos dos Apóstolos. O estudo é baseado na versão em português do Novo Testamento que o leitor pode consultar a partir deste link: http://www.bibliaonline.com.br/tb.

As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões para debate

1. Elias já veio e não o conheceram. Ao dizer esta frase a quem Jesus se referia?

2. Num dia de sábado, como os discípulos de Jesus tivessem fome, eles colheram as espigas que encontraram e comeram. Os fariseus, indignados com o que viram, disseram a Jesus que não era lícito seus discípulos procederem daquele modo num sábado. Que Jesus lhes respondeu?

3. A cura de um endemoninhado cego e mudo, promovida por Jesus, excitou a inveja dos fariseus, que diziam que Jesus expulsava os demônios porque tinha parte com Belzebu. Que resposta Jesus lhes deu?

4. Que nos narra a parábola do semeador e como Jesus a interpretou?

5. Qual é, segundo Jesus, o significado da parábola do joio do campo?  

Texto para leitura

33. A boca fala do que está cheio o coração - Na sua caminhada, Jesus ia transmitindo ensinamentos valiosos aos que o seguiam. Eis, de forma resumida, alguns deles: “Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.” “Pelo fruto se conhece a árvore.” “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” “O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.” (Mateus, 12:31 a 12:37.) 

34. Os escribas pedem, e Jesus lhes dá um sinal - Então, alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: “Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal”. Jesus lhes respondeu: “Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra”. E acrescentou: “Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é mais do que Salomão. E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros”. “Assim acontecerá também a esta geração má”, acrescentou Jesus. (Mateus, 12:38 a 12:45.) 

35. Jesus e sua verdadeira família - Jesus falava à multidão quando chegaram sua mãe e seus irmãos, que queriam falar-lhe. Alguém então lhe disse: “Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te”. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: “Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?” E, estendendo sua mão para os seus discípulos, disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.  (Mateus, 12:46 a 12:50.) 

36. Jesus e as parábolas - Após narrar a parábola do semeador, Jesus explicou aos seus discípulos por que falava ao povo por parábolas: “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem, se dará, se terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram”. (Mateus, 13:10  a 13:17.) 

37. O reino dos céus é como o fermento - Jesus propôs-lhes então outra parábola, dizendo: “O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; o qual é, realmente, a mais pequena de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu e se aninham nos seus ramos”. E contou-lhes também esta outra: “O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado”. Tudo isto disse Jesus por parábolas, e nada falava à multidão sem parábolas, para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: “Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo”. (Mateus, 13:31 a 13:35.) 

38. O reino dos céus é como uma pérola valiosa - Depois de explicar o sentido da parábola do joio do campo, Jesus contou-lhes estas outras parábolas: “Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a. Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora”. Dito isto, acrescentou o Senhor: “Assim será na consumação dos séculos; virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes”. (Mateus, 13:44 a 13:50.) 

Respostas às questões propostas 

1. Elias já veio e não o conheceram. Ao dizer esta frase a quem Jesus se referia?  

Ele se referia a João Batista, afirmando com toda a clareza que um e outro eram a mesma pessoa. (Mateus, 11:12 a 11:15.) 

2. Num dia de sábado, como os discípulos de Jesus tivessem fome, eles colheram as espigas que encontraram e comeram. Os fariseus, indignados com o que viram, disseram a Jesus que não era lícito seus discípulos procederem daquele modo num sábado. Que Jesus lhes respondeu?  

Primeiro, ele lembrou-lhes que Davi e seus companheiros, em pleno sábado, entraram na casa de Deus e comeram os pães da proposição, que apenas aos sacerdotes era lícito comer. Depois, disse: “Aqui está o que é maior que o templo”, acrescentando que o Filho do homem é senhor do sábado. (Mateus, 12:1 a 12:8.)

3. A cura de um endemoninhado cego e mudo, promovida por Jesus, excitou a inveja dos fariseus, que diziam que Jesus expulsava os demônios porque tinha parte com Belzebu. Que resposta Jesus lhes deu?  

Jesus lhes disse: “Todo o reino dividido contra si mesmo será desolado, e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expele a Satanás, está dividido contra si mesmo; como, então, subsistirá o seu reino? Se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expelem vossos filhos?”. (Mateus, 12:22 a 12:30.)

4. Que nos narra a parábola do semeador e como Jesus a interpretou? 

Segundo a parábola do semeador, um homem saiu a semear. Quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu nos lugares pedregosos, onde não havia muita terra; logo nasceu, porque a terra não era profunda, e tendo saído o sol, queimou-se; e porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra caiu na boa terra e dava fruto, havendo grãos que rendiam cem, outros sessenta, outros trinta por um. Eis a explicação dada por Jesus: Quando alguém ouve a palavra do reino e não a entende, vem o maligno e tira o que tem sido semeado no seu coração: este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado nos lugares pedregosos, é quem ouve a palavra e logo a recebe com alegria;         mas não tem em si raiz, antes é de pouca duração; e sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é quem ouve a palavra, mas os cuidados do mundo e a sedução das riquezas abafam a palavra, e ela fica infrutífera. O que foi semeado na boa terra é quem ouve a palavra e a entende, e verdadeiramente dá fruto, produzindo a cem, a sessenta ou a trinta por um. (Mateus, 13:3 a 13:8; 13:18 a 13:23.)

5. Qual é, segundo Jesus, o significado da parábola do joio do campo?  

Diz essa parábola que o reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo, mas, enquanto os homens dormiam, veio um inimigo dele, semeou joio no meio do trigo e retirou-se. Quando a erva cresceu e deu fruto, então apareceu também o joio. Chegando os servos do dono do campo, disseram-lhe: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Pois donde vem o joio? Ele respondeu-lhes: Homem inimigo é quem fez isso. Os servos continuaram: Queres, então, que vamos arrancá-lo? Não, respondeu ele, para que não suceda que, tirando o joio, arranqueis juntamente com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e no tempo da ceifa direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar, mas recolhei o trigo no meu celeiro. A interpretação dada por Jesus foi esta: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são anjos. Pois assim como o joio é ajuntado e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino tudo o que serve de pedra de tropeço e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. (Mateus, 13:24 a 13:30; 13:36 a 13:43.)


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita