A. O "Livro dos Espíritos" foi escrito por ordem de quem?
B. Quais pessoas os bons Espíritos assistem e auxiliam?
C. Que é Deus?
D. Que é que o Espiritismo nos ensina sobre Deus e as provas de sua existência?
Texto para leitura
27. A cepa que se vê desenhada na abertura dos Prolegômenos é o emblema do trabalho do Criador. "Aí se acham reunidos todos os princípios materiais que melhor podem representar o corpo e o espírito. O corpo é a cepa; o espírito é o licor; a alma ou espírito ligado à matéria é o bago. O homem quintessencia o espírito pelo trabalho e tu sabes que só mediante o trabalho do corpo o Espírito adquire conhecimentos." (Prolegômenos, pág. 49)
28. Se o sentimento da existência de Deus não fosse mais que o produto de um ensinamento, não seria universal nem existiria, senão entre os que tivessem podido receber esse ensinamento. (L.E., 6)
29. A harmonia que regula as forças do Universo revela combinações e fins determinados e, por isso mesmo, um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso seria uma falta de senso, porque o acaso é cego e não pode produzir efeitos inteligentes. (L.E., 8)
30. Quando o espírito humano não estiver mais obscurecido pela matéria e tiver, pela sua perfeição, se aproximado da Divindade, então a verá e compreenderá. (L.E., 11)
31. Deus existe, não o podeis duvidar, e isso é o essencial. Não queirais ir além. Não vos percais num labirinto de onde não poderíeis sair. (L.E., 14)
32. A inteligência de Deus se revela nas suas obras, como a de um pintor no seu quadro. (L.E., 16)
33. Deus, modelo de amor e de caridade, jamais esteve inativo. Qualquer que seja a distância a que possais imaginar o início da sua ação, podereis compreendê-lo um segundo na ociosidade? (L.E., 21)
34. Não podemos, a não ser pelo pensamento, conceber o Espírito sem a matéria e a matéria sem o Espírito. (L.E., 26)
35. A ponderabilidade é um atributo da matéria conhecida pelo homem, mas não da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que constitui esse fluido é imponderável à percepção humana; nem por isso deixa de ser o princípio da matéria pesada que conhecemos. (L.E., 29)
Respostas às questões propostas
A. O "Livro dos Espíritos" foi escrito por ordem de quem?
Ele foi escrito por ordem e mediante ditado de Espíritos superiores, para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional, isenta dos preconceitos do espírito de sistema. Nada contém que não seja a expressão do pensamento deles e que não tenha sido por eles examinado. Só a ordem e a distribuição metódica das matérias, assim como as notas e a forma de algumas partes da redação, constituem obra de Allan Kardec. (Prolegômenos, 6o parágrafo, pág. 49.)
B. Quais pessoas os bons Espíritos assistem e auxiliam?
Os Bons Espíritos só dispensam assistência aos que servem a Deus com humildade e desinteresse e repudiam todo aquele que busca na senda do Céu um degrau para conquistar as coisas da Terra. (Prolegômenos, dois últimos parágrafos, pág. 50.)
C. Que é Deus?
Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (L.E., questões 1 e 14.)
D. Que é que o Espiritismo nos ensina sobre Deus e as provas de sua existência?
A prova da existência de Deus, que é infinito em suas perfeições, encontra-se num axioma conhecido dos homens de ciência: Não há efeito sem causa. Procuremos a causa de tudo o que não é obra do homem e nossa razão responderá. A soberana inteligência de Deus se revela num provérbio igualmente conhecido: Pela obra se reconhece o autor. Pois bem! Vejamos a obra da Criação e procuremos o autor. Não podendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, a causa primária é, por conseguinte, uma inteligência superior à Humanidade. Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe deem. (L.E., questões 3, 4, 5 e 9.)