WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 7 - N° 341 - 8 de Dezembro de 2013
GUARACI DE LIMA SILVEIRA
glimasil@hotmail.com
Juiz de Fora, MG (Brasil)
 

 
David Sérgio de Gouvêa: 

“O princípio inteligente em qualquer reino primeiro deve aprender para depois realizar” 

Professor no curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Juiz de Fora, o confrade mineiro fala sobre seus estudos em torno do tema “Princípio Inteligente” 
 

David Sérgio de Gouvêa (foto) é professor na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), no curso de Engenharia Elétrica. Acredita que é espírita desde que renasceu. Pesquisador do tema “Princípio Inteligente”, vem desenvolvendo seus estudos por meio de encontros, conferências e mesas-redondas,

pondo em debate esse palpitante assunto. Participante das atividades da Casa Espírita de Juiz de Fora, onde reside, ele conversou conosco sobre o tema a que nos referimos. 


O princípio inteligente está mesmo sujeito às passagens iniciais pelo reino mineral dentro da proposta evolutiva?

Na questão 585 d´O Livro dos Espíritos Kardec elabora uma aparente progressão das propriedades dos diversos reinos considerando que no reino mineral existe uma força mecânica, no reino vegetal além da força mecânica há vitalidade e no reino animal existem as duas propriedades anteriores e um instinto inteligente. No reino hominal o “ser” torna-se Espírito quando obtém a consciência de Deus e de si mesmo. Na questão LE 606 Kardec considera que o princípio inteligente aparece no reino animal como um “ser” precursor do Espírito no reino hominal e na questão LE 540 vemos o comentário de que tudo evolui “do átomo ao arcanjo que também começou como átomo”. Não sabemos como ocorre a criação do “ser” (A Gênese, cap. XI, questão 7), embora saibamos que o princípio inteligente aparece a partir do elemento inteligente universal (LE 79) e, o que é importante, o “ser” é criado simples e ignorante (LE 115), com potencial para desenvolvimento futuro. Entretanto, considerando os comentários anteriores, compreendemos que o “ser” criado simples e ignorante deve passar pelos diversos reinos na elaboração de si mesmo, adquirindo conhecimentos, visando alcançar a angelitude. 

Qual é sua opinião de pesquisador do tema?

Aparentemente, embora possamos caracterizar possíveis aprendizados do princípio inteligente no reino vegetal e animal, o reino mineral situa-se fora da evolução da vida orgânica. Como as obras da codificação espírita não comentam a passagem do princípio inteligente no reino mineral, de forma clara, procuramos elaborar uma hipótese de trabalho para investigar a situação do “ser” no início de sua evolução em direção ao estado de Espírito, e analisar as obras subsidiárias e de autores espíritas para estudo. Consideremos a priori que o princípio inteligente esteja relacionado à vida orgânica (ou celular) também no reino vegetal, ampliando a opinião de Kardec que o situa no reino animal em evolução para o reino hominal. Para nossa hipótese de trabalho consideremos que a aprendizagem ou aquisição de informação deva preceder a realização, ou seja, o princípio inteligente em qualquer reino primeiro deve aprender para depois realizar. 

Qual é o estado atual de conhecimento das Ciências Biológicas?

Ele nos permite afirmar que as células, mesmo as mais primitivas, necessitam de uma organização, relacionada à manutenção de estruturas moleculares, como a membrana celular, e o desenvolvimento de atividades funcionais, como a alimentação. Com relação à estrutura molecular consideramos que a célula (na realidade o princípio inteligente) deve “saber” como manter as diversas moléculas orgânicas em suas posições na membrana celular, visando à integridade da mesma, permitindo a execução do segundo nível estrutural que é a alimentação: permissão da entrada de nutrientes e não permissão da entrada de substâncias nocivas, e permissão da saída de produtos já manipulados e a não permissão de saída de substâncias essenciais à célula. Procurando simplificar o estudo vamos considerar exclusivamente o aspecto da manutenção da estrutura molecular da membrana celular, esquecendo, arbitrariamente, do aspecto funcional. Assim, podemos questionar: Considerando o “ser”, ou princípio inteligente, como tendo sido criado simples e ignorante (LE 115 e A Gênese, cap. XI, questão 07), como conciliar o início da evolução espiritual deste ”ser” no reino vegetal com a necessidade de controle de uma estrutura física complexa como uma membrana celular? Onde o princípio inteligente teria adquirido as informações necessárias à existência como vida orgânica, mantendo a estrutura molecular da membrana celular, se este “ser” ainda não apresenta qualquer tipo de conhecimento? Por outro lado, se as informações sobre a manutenção da estrutura molecular da membrana celular estão presentes no princípio inteligente, não tendo sido adquirida no reino vegetal, podemos considerar que elas foram adquiridas anteriormente, em experiências onde a manutenção da estrutura molecular é importante. Esta característica pode ser encontrada no reino mineral, que apresenta força mecânica (LE 585). Desta forma, se consideramos que estas propriedades podem ser apreendidas pelo “ser”, durante um estágio no reino mineral, este mesmo “ser” poderia passar ao reino vegetal com conhecimento sobre a manutenção das estruturas moleculares. Portanto, à questão “onde o princípio inteligente poderia adquirir informações sobre a estrutura molecular” podemos responder: “em um reino onde a principal função seja a força mecânica, ou reino mineral”. Assim, consideramos que a evolução espiritual parte do reino mineral e passa pelos demais reinos, em virtude da necessidade de assimilação das informações que estes reinos podem fornecer ao Espírito em sua evolução, o que corrobora a assertiva da questão LE 540 de que tudo evolui “do átomo ao arcanjo que também começou como átomo”. 

Em sua opinião este estudo está claro na Codificação?

Ela não cita de forma clara considerações a respeito da passagem do Espírito pelo reino mineral, salvo na questão LE 540, onde essa ideia é sugerida. Entretanto, em obras subsidiárias como os livros de Emmanuel e André Luz podemos ver sobre a passagem do princípio inteligente no reino mineral, corroborando comentários feitos nos livros de Léon Denis e Jorge Andréa. 

Poderia nos citar alguns exemplos?

Sim.

1. Emmanuel: O Consolador - Capítulo III - Questão 79: Ciências Especializadas

Considerando que eles [os animais] igualmente possuem, diante do tempo, um porvir de fecundas realizações, através de numerosas experiências chegarão, um dia, ao chamado reino hominal, como, por nossa vez, alcançaremos, no escoar dos milênios, a situação de angelitude. [...]. O mineral é atração. O vegetal é sensação. O animal é instinto. O homem é razão. O anjo é divindade. [...]

2. André Luiz: Evolução em Dois Mundos - Capítulo III: Dos Artrópodos aos Dromatérios e Anfitérios [...]

Das cristalizações atômicas e dos minerais, dos vírus e do protoplasma, das bactérias e das amebas, das algas e dos vegetais do período pré-câmbrico aos fetos e às licopodiáceas, aos trilobites e cistídeos aos cefalópodes, foraminíferos e radiolários dos terrenos silurianos, o princípio espiritual atingiu espongiários e celenterados da era paleozoica, esboçando a estrutura esquelética.

Evolução em Dois Mundos - Capítulo IV: Automatismo e Herança

[...] ao longo da atração no mineral, da sensação no vegetal e do instinto no animal, vemos a crisálida de consciência construindo as suas faculdades de organização, sensibilidade e inteligência, transformando, gradativamente, toda a atividade nervosa em vida psíquica.

3. Léon Denis: O Problema do Ser, do Destino e da Dor

O Homem é ao mesmo tempo espírito e matéria, alma e corpo; mas talvez que espírito e matéria não sejam mais do que simples palavras, exprimindo de maneira imperfeita as duas formas da vida eterna, a qual dormita na matéria bruta, acorda na matéria orgânica, adquire atividade, se expande e se eleva no Espírito.

4. Jorge Andréa: Impulsos Criativos da Evolução

Quando os minerais se formam, a aglomeração de átomos e moléculas obedece a uma energia que os convidou a uma união (uma forma inicial de consciência, um psiquismo simples). Com o tempo se enriquecerá com as experiências no reino mineral inorgânico e orgânico (vegetal e animal). Os impulsos atômicos dos minerais podem representar uma forma de variedade de vida. Considera-se, porém, que o início da vida se dá nas formas iniciais dos primeiros vegetais e animais. O princípio unificador existe no reino mineral, fazendo com que as forças de atração e repulsão em átomos e moléculas existam. 

O senhor disse em recente debate que a ameba é muito complexa para receber o princípio inteligente e, por isso, ele deve passar antes pelo reino mineral. Pode-nos explicar sobre isto?

Os organismos unicelulares primitivos não apresentavam núcleo definido, o que permite considerar a ameba (protozoário com núcleo) como um “ser” mais complexo que os organismos precursores. Para avaliarmos essa complexidade basta verificar a necessidade de conhecimentos para manutenção das estruturas moleculares da membrana celular e das funções de alimentação, locomoção e reprodução. Se o princípio inteligente foi criado simples e ignorante (LE 115 e A Gênese, cap. XI, questão 07) ele não apresenta condição de controlar esta complexidade. 

Se o princípio inteligente não passar pelo reino mineral encontrará dificuldades dentro dos outros ciclos?

Em nossas considerações, ou hipótese de trabalho, o “ser” deve primeiro aprender – ou adquirir informação – antes de realizar. Dessa forma, como o princípio inteligente necessita controlar as estruturas moleculares e funcionais das células onde estagia, mesmo das células mais simples, ele deve ter adquirido estas informações em outro reino (ou outro lugar) antes de passar pelo reino vegetal, ou não poderá realizar sua evolução. 

Se o Espírito dorme no mineral, como é seu despertamento posterior?

Esta expressão, atribuída a Léon Denis no livro O Problema do Ser do Destino e da Dor, considera que o princípio inteligente dormita no reino mineral no sentido de que neste reino ele apenas adquire conhecimentos e ainda não mostra atividade inteligente, no sentido da consciência de si mesmo. Ao “acordar” no reino hominal, essa consciência está mais desenvolvida, devido ao processo progressivo de aquisição de informações, e pronta para elaborar o pensamento e, portanto, a comunicação com a espiritualidade. 

Diz-se que ao quebrar uma rocha o princípio é automaticamente retirado dela. Assim fica a dúvida: onde realmente se encontra o princípio inteligente no reino mineral?

Embora consideremos que a presença do princípio inteligente no reino mineral seja necessária para que ocorra a aquisição das informações que este reino pode fornecer, ainda não temos informação suficiente para avaliarmos a situação do mesmo. Segundo comentários de André Luiz no livro No Mundo Maior, Capítulo 3, Não há favoritismo no Templo Universal do Eterno, e todas as forças da Criação aperfeiçoam-se ao infinito. A crisálida de consciência, que reside no cristal a rolar na corrente do rio, aí se acha em processo liberatório”, o que aparentemente, sugere que ao quebrar uma rocha possa ocorrer uma “liberação do princípio inteligente”. Entretanto, como interpretar o processo liberatório da crisálida da consciência? A crisálida é liberada do cristal, e nesse caso o princípio inteligente é retirado desta rocha? Ou a crisálida é liberada de uma situação onde ela apresenta um menor nível de conhecimento? Não creio que possamos limitar a existência do princípio inteligente a um seixo, um pedaço de rocha ou aos grãos de areia de uma praia. Por outro lado, embora o princípio inteligente esteja relacionado ao reino mineral para aquisição de informação, ele não deve ser considerado incluso neste mineral como propriedade da matéria. Podemos exemplificar através da nossa própria existência: somos Espíritos e temos um corpo físico. Atuamos sobre o corpo físico e através dele, mas não estamos “inclusos” neste corpo como propriedade do corpo. No caso de um acidente com posterior amputação de um membro do nosso corpo físico uma parte de nós (Espíritos) não é amputada junto com este membro. 

Eles estariam nas pedras preciosas ou nos metais nobres?

Conforme considerado anteriormente, não creio que possamos dizer que exista um princípio inteligente em uma pedra preciosa ou em um metal nobre. Por sinal, se este fosse o caso, como avaliar a situação daqueles princípios inteligentes que estariam presentes nos cascalhos ou nos metais menos nobres? Não podemos dizer que seriam elementos inteligentes menos evoluídos e muito menos hierarquizar o nível do princípio inteligente considerando um tipo de mineral. Na realidade, conforme comentado anteriormente, ainda não temos informação suficiente para avaliarmos a situação do princípio inteligente. 

Como e quando acredita que o homem terá uma definição mais clara e ampla sobre este tema?

No livro A Gênese, capítulo XI, questão 7, podemos verificar um comentário sobre uma possível definição desta situação: “Como o ‘ser’ é criado?” Entretanto, na resposta verificamos que a espiritualidade considera que esse conhecimento está fora do nosso alcance por ser inútil ou prejudicial. Por outro lado, a nossa evolução espiritual é constante e todos nós tendemos ao estágio de Espíritos puros. Com certeza, na fase de Espíritos puros já saberemos as respostas a questões desse tipo.  

Nos tempos atuais ainda existem aqueles que combatem a teoria da evolução de Charles Darwin, preferindo a proposta da geração espontânea. Em sua opinião, qual deve ser a postura do estudante do Espiritismo?

O espírita deve considerar a orientação de Kardec descrita no frontispício d´O Evangelho segundo o Espiritismo, onde lemos a frase: “Fé verdadeira é somente aquela que pode encarar a razão face a face em todos os momentos da humanidade” e considerar ainda a citação de Paulo na 1ª Epístola aos Tessalonicenses, 5:21, onde lemos: “Examinai tudo e retende o que for bom”. A estas frases associamos a orientação do Espírito da Verdade constante do cap. VI, item 5, d´O Evangelho segundo o Espiritismo: “Amai-vos, eis o primeiro mandamento, instruí-vos, eis o segundo”. Dessa forma, poderíamos dizer que o espírita, ou estudante do Espiritismo, deve estudar avaliando sempre todas as possibilidades.  

Como o Espiritismo pode contribuir para acrescentar no homem da atualidade propostas coerentes com as Leis Naturais?

O primeiro livro da doutrina espírita publicado por Kardec, O Livro dos Espíritos, contém uma coleção de questões significativas para a evolução humana em todos os tempos, não apenas na Parte Terceira: “Das Leis Morais”, mas em todo o livro. A associação das informações desse livro com as orientações de outro livro publicado por Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, nos fornece roteiro para inúmeras considerações acerca do nosso modo de vida pessoal e social, para com a humanidade e o planeta, tanto em seus aspectos físicos quanto espirituais. 

Qual a principal fundamentação espírita que penetra com mais profundidade e excelência o coração do homem?

No nosso estágio evolutivo, como planeta de prova e expiação, a maioria das pessoas procura o Espiritismo buscando respostas para perguntas relacionadas a algum tipo de sofrimento físico e principalmente o sofrimento moral. Desta forma, creio que a fundamentação espírita que penetra com mais profundidade e excelência o coração do homem é a revisão ou re-explicação do Evangelho de Jesus. Os ensinamentos morais do Cristo constituem a principal fundamentação espírita para o homem “moderno” – na realidade, para o homem de todos os tempos. 

Seus pares acadêmicos veem com bons olhos a proposta de evolução como é definida no Espiritismo?

Não creio que as academias ou os pares acadêmicos, considerando o âmbito universitário, estejam interessados em questões relacionadas ao Espiritismo. Alguns trabalhos têm sido desenvolvidos considerando os princípios da pesquisa científica, mas, embora possam apresentar importância do ponto de vista espírita, não têm sido considerados desta forma no meio científico universitário.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita