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por Anselmo Ferreira Vasconcelos

 

Construindo a nossa capacidade de resiliência/resistência


Há poucas semanas uma querida amiga externou-me toda a sua preocupação com o número crescente de desencarnações que ora afligem muitas famílias culminando por me pedir para que algo escrevesse a respeito. Muito bem. Creio que não é mais novidade alguma o fato de que vivemos tempos muito complicados nos quais as sombras densas - constituídas de excessivas preocupações, aflições, atribulações e dores - atingem implacavelmente, de modo geral, o coração humano. Com efeito, nenhum de nós está isento de passar por esse intenso torvelinho de dificuldades, tragédias e adversidades. A verdade nua e crua é que os “tempos são chegados”... Tempos, aliás, de aferição de valores, de conduta e de progresso espiritual nos quais cada um de nós deve necessariamente mostrar suas conquistas interiores se, de fato, as obteve.

Tendo sido devidamente preparados pela mensagem de Jesus há mais de dois milênios, não cabe mais alegarmos desconhecimento ou ignorância no que concerne aos sagrados objetivos que nos competem realizar em benefício da evolução dos nossos Espíritos. Cada um de nós já foi apresentado, de uma forma ou de outra, às doces revelações do Evangelho redentor. Portanto, não podemos mais virar as costas para tão significativo assunto da vida. Desse modo, é chegada a hora da nossa conscientização e consequente transformação para o bem e o amor universal (pilares do desenvolvimento espiritual).

A hora presente nos impõe a necessidade de sermos fortes, a fim de resistirmos todos os embates e lutas no caminho da luz imperecível. Para usar um termo da moda, precisamos ser resilientes acima de tudo para suportarmos os pesos das provações e expiações da nossa atual experiência corpórea. Nesse sentido, cabe frisar que a resiliência tornou-se um conceito proeminente no âmbito das ciências sociais nas últimas décadas ganhando espaço em muitos campos do saber humano. Aqui o empregamos obviamente no terreno religioso para refletirmos a respeito.

Assim sendo, cientistas renomados têm proposto que a resiliência abrange a capacidade psicológica positiva de recuperação das adversidades, incertezas, conflitos, fracassos ou até mesmo aquelas mudanças benéficas envolvendo o progresso e aumento das responsabilidades.[1] No entanto, é inegável que o positivo funcionamento humano torna-se, talvez, mais extraordinário e saliente em contextos sublinhados por acentuados desafios da vida e percalços. Segundo eles ainda, quando os indivíduos estão sendo efetivamente testados, podemos identificar os seus pontos fortes, isto é, o que são, como surgem e como são nutridos ou prejudicados. [2]

Num nível mais básico, a resiliência compreende “a habilidade de prosperar, amadurecer e aumentar a competência diante das circunstâncias adversas e obstáculos”.[3] Vale também ressaltar que a capacidade de resiliência não apenas pode se manifestar em ações puramente reativas, mas igualmente em situações que demandam aprendizado proativo e crescimento através da superação dos desafios. Essencialmente, resiliência pode requerer tanto medidas proativas como reativas diante da adversidade que possa estar nos atingindo. [4]   

Por sua vez, a Doutrina Espírita emprega com assuiduidade o termo resistência para expressar a necessidade de desenvolvermos tal capacitação. Pode-se, assim, inferir que resiliência e resistência são termos similares ou sinônimos, já que propõem, a rigor, a mesma coisa. Dito de outra forma, precisamos estar aptos a resistir (ou sermos dotados de resiliência) para sobreviver a todas as tempestades existenciais. Afinal de contas, é certo que não alcançaremos um estágio evolutivo superior sem termos as marcas da resistência gravadas em nossas almas. Para nós espíritas-cristãos há muito a considerar nesse particular.

Posto isto, o Espírito Emmanuel esclarece que:

“O cristão é um ponto vivo de resistência ao mal, onde se encontre.

Pensa nisto e busca entender a significação do verbo suportar.

Não olvides a obrigação de servir com Jesus. É para isto que fomos chamados.” [5]

Desse modo, os verbos resistir, suportar e aguentar são elementos decisivos para o sucesso da nossa encarnação. É fundamental entender que em distintos momentos e ocasiões necessitamos conjugá-los em nós mesmos, isto é, no exercício da nossa fé. Sendo assim, Emmanuel também adverte que:  

“Contra a aspiração bruxuleante do bem, no dia que passa, levanta-se a pesada bagagem de sombras acumuladas em nossas almas desde os séculos transcorridos. Indispensável, portanto, grande serenidade e resistência de nossa parte, a fim de que o progresso alcançado não se perca.

O Senhor concede-nos a claridade de Hoje para esquecermos as trevas de Ontem, preparando-nos para o Amanhã, no rumo da luz imperecível.” [6]

Portanto, tenhamos plena consciência de que haveremos de passar por intensos e frequentes testes de resistência ao longo da vida. Afinal de contas, como poderemos mostrar a Deus o nosso valor sem tais avaliações? Confiemos, então, na Providência Divina, que jamais nos desempara, e roguemos forças para suportar as experiências decisivas – geralmente adornadas pela dor, decepção, perda de entes queridos, adversidades, fracassos e reveses – e indispensáveis à nossa ascensão espiritual. Nos dias mais conturbados recorramos com mais frequência às sempre benéficas preces, meditações, leituras edificantes e passes, alimentando, desse modo, dentro de nós a esperança e confiança em dias melhores. Como pondera Emmanuel, “Provas, aflições, problemas e dificuldades se erigem na existência como sendo patrimônio de todos. O que nos diferencia, uns diante dos outros, é a nossa maneira peculiar de apreciá-los e recebê-los”. [7]

Sendo essa a realidade insofismável, lembremos, por fim, que as tempestades - por mais destrutivas e intensas que sejam - sempre cedem à calmaria.


Notas:

1. Luthans, F. (2002). The need for and meaning of positive organizational behavior. Journal of Organizational Behavior, 23(6), 695-706.

2. Ryff, C.D., & Singer, B. (2003). Flourishing under fire: Resilience as a prototype of challenged thriving. In C.L.M. Keyes & J. Haidt (Eds.). Flourishing: Positive psychology and the life well-lived (pp. 15-36). Washington, DC: American Psychological Association.  

3. Conforme citada em Lopez, S. J., Prosser, E.C., Edwards, L.M., Magyar-Moe, J.L., Neufeld, J. E., & Rasmussen, H. N. (2005). Putting positive psychology in a multicultural context. In Snyder, C.R. & Lopez, S.J. (Eds.), Handbook of positive psychology (pp. 700-714)New York: Oxford University Press.

4. Yuossef, C.M., & Luthans, F. (2007). Positive organizational behavior in the workplace: The impact of hope, optimism, and resilience. Journal of Management33(5), 774-800.

5. Xavier, F.C. (Pelo Espírito Emmanuel). (1977). Pão Nosso. 5ª edição. FEB: Rio de Janeiro, capítulo 118.

6. ______. Idem. Capítulo 136.

7. ______. (1977). Rumo Certo. 2ª edição. FEB: Rio de Janeiro,  capítulo 10.


 

 

     
     

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